Caldo de legumes

Caldo de legumes caseiro

Fora a praticidade, tão buscada em dias de vida corrida, não há mais nada que justifique utilizar temperos industrializados, seja em pó, pasta, tablete ou caldo. Considerados ultraprocessados, eles possuem uma quantidade absurda de sódio e realçadores de sabor, sendo um perigo para saúde, principalmente se consumidos com frequência. Entre os riscos, podemos citar doenças cardiovasculares e renais, hipertensão e problemas cognitivos.

Aproveite o que jogaria fora
Aproveite o que jogaria fora

Com o preparo caseiro, é possível controlar melhor a tanto de sal, variar combinações para criar sabores únicos e até mesmo aproveitar produtos que seriam descartados. No caldo de legumes, por exemplo, eu costumo usar folhas, cascas, pontas de legumes, talos de ervas e outras coisas que iriam para o lixo. Dá até mesmo para ir guardando essas coisas congeladas para serem usadas quando houver necessidade. E não precisa se preocupar com os ingredientes, porque não tem uma receita específica. Para se ter uma ideia, nesse dia eu usei:

• casca de cenoura
• casca e aparas de cebola
• folha de salsão
• folha de alho-poró
• casca e dente de alho

Use e abuse de temperos
Use e abuse de temperos

É bom também adicionar alguns temperos que vão ajudar a criar um sabor mais complexo. Hoje em dia, eu tenho uma pequena horta que se desenvolve bem, mesmo morando em apartamento. E acho muito fácil de cuidar, já que uso vasos autoirrigáveis, que dispensam de ter que colocar água todos os dias. Para o caldo, vale ter salsinha, cebolinha, coentro, orégano e outras ervas – só não se recomenda tanto o alecrim porque o gosto é muito forte, então é preciso ir com moderação. Também dá para usar as folhas secas, além de especiarias diversas. Eu coloquei:

Tomilho
Folha de louro
Cravo-da-índia
Pimenta-do-reino

Tudo junto e misturado
Tudo junto e misturado

Depois de lavar muito bem todos os alimentos, use uma tábua, uma faca de legumes e um descascador de legumes para deixar no ponto de cozinhar.  Depois, basta colocar em uma panela grande com água suficiente para cobrir tudo – quanto menos líquido, mais concentrado vai ficar. Assim que ferver, baixe o fogo para o mínimo possível e deixe tampado por pelo menos trinta minutos. A ideia é manter aquecido, mas sem evaporar. Depois desse tempo, apague a chama e mantenha tudo tampado na panela até amornar.

Peneirar com touca cirúrgica
Peneirar com touca cirúrgica

Por fim, basta usar uma peneira para separar os sólidos. Uma dica boa é usar também uma touca cirúrgica para não deixar passar nenhum pedacinho e obter o molho mais limpo possível – principalmente se você tiver usado algum ingrediente seco ou moído. Não precisa achar nojento, elas são limpinhas, sendo recomendadas para uso na culinária. Depois do uso, devem ser descartadas junto com os alimentos, que terão perdido todo o sabor (por isso mesmo eu prefiro usar aparas e cascas em vez de legumes inteiros).

Uso imediato e armazenamento
Uso imediato e armazenamento

O meu preparo rendeu um litro e meio – uma parte eu usei na mesma hora e outro eu guardei em um pote de vidro na geladeira por alguns dias. Eu costumo fazer esse caldo de legumes para preparar risoto, como base de sopas, para hidratar cuscuz e até dar mais sabor às carnes com molho. Também dá para guardar no freezer em saquinhos por cerca de um mês (se for usar vasilha, deixe um espaço vazio porque pode expandir quando congelar). Você vai precisar de:

Tábua de bambu
Faca pequena Silvermark
Descascador de legumes KitchenAid
Panela Brinox Ceramic Life 4,5 mm
Conjunto de peneiras
Touca cirúrgica
Potes de vidro com tampa de bambu
Saco Zip Lock n° 9
Vaso autoirrigável Tramontina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s