Classificação climática

Classificação climática

Devido à grande diversidade de tipos climáticos ao redor do mundo, foram criadas diferentes categorizações que ajudam a orientar os estudos na área. A mais conhecida é a classificação climática de Köppen-Geiger, bastante utilizada em geografia, climatologia e ecologia. Baseada na relação entre vegetação e clima, ela leva em conta sazonalidade, médias da temperatura e índices de precipitação. Mas, como não chega a diferenciar alguns biomas muito distintos, têm surgido sistemas derivados como o Trewartha, considerado mais preciso e atualizado.

Planeta Terra
Planeta Terra

Nos últimos anos, cresceu o interesse em acompanhar o tema devido às mudanças climáticas pelas quais têm passado os diversos ecossistemas e as potenciais transformações futuras, principalmente como resultado da ação humana. Mas isso tudo também é relevante para o planejamento de passeios. Eu sempre leio sobre o clima, levando em consideração as temperaturas altas e baixas, as estações do ano, a possibilidade e quantidade de chuvas e neve, a duração do dia, a ocorrência de ventos intensos e outros detalhes importantes para definir para onde e quando viajar.

Clima temperado
Clima temperado

Talvez o clima temperado seja o meu preferido, já que tem como principal característica as quatro estações do ano bem definidas. Nos verões as médias ficam em 18°C e as máximas dos invernos giram em torno dos 5°C. Já o outono e a primavera têm temperaturas amenas e, por isso mesmo, são ótimas para viajar. Nada como ver as folhas das árvores mudando para cores amarelas, laranjas e vermelhas, além da renovação da natureza depois de ficar tudo seco. A fauna acompanha o clima e é bem diversificada, contando com gambás, corujas, lobos, javalis e morcegos. As chuvas são bem distribuídas ao longo dos doze meses, podendo chegar a 2.000 mm anuais. É possível encontrá-lo em locais diversos, desde o sul do nosso país a muitos países europeus e asiáticos.

Clima equatorial
Clima equatorial

Com temperaturas altas e muita umidade durante o ano inteiro, o clima equatorial também é marcado por chuvas em todas as estações, comumente ultrapassando os 2.000 mm anuais. Particularmente, eu não gosto de muito calor e aqui temos a média de mínimas em 18°C e máximas de 35°C. Como o próprio nome indica, ele aparece próximo à Linha do Equador.  Formada em sua maior parte por árvores de grande porte, as florestas equatoriais têm o solo úmido, com camadas de decomposição de folhas, plantas e animais. Sua fauna tem sapos, macacos, papagaios, tucanos, onças e uma grande variedade de insetos. A maior delas é a floresta amazônica – pelo menos por enquanto.

Clima tropical
Clima tropical

Não existem muitas diferenças entre as estações no clima tropical, cujo ano pode ser dividido pela quantidade de chuva: um período bastante seco e outro chuvoso, totalizando até 3.000 mm anuais. Duas também são as vegetações dominantes, variando de acordo com a região e a umidade local – quando mais seca, é chamada de savana. Já a temperatura não varia tanto, com médias altas em torno dos 20°C. Entre os diversos animais, é possível citar peixes, pássaros, onças, tucanos, araras, macacos, bichos preguiça e insetos. Por aqui, esse clima está bem presente nas regiões centrais, mas também aparece em vários outros países ao redor do mundo.

Clima subtropical
Clima subtropical

Embora tenha semelhanças com o anterior, o clima subtropical se destaca pelas quatro estações bem definidas, sendo o verão quente e o inverno frio, mas ambos secos. Embora seja bem distribuída no ano, as chuvas não costumam ultrapassar os 1.000 mm e a temperatura média é de 20°C. A vegetação varia de acordo com a região, podendo ser de araucárias, bambus ou espécies menores, como herbáceas e musgos. Os pampas, presentes entre as terras brasileiras, uruguaias e argentinas, são um bom exemplo. Esse clima aparece, ainda, na África, Ásia e Oceania. A fauna abriga sapos, onças, jacarés, cobras, peixes, tamanduás, capivaras e gado.

Clima mediterrâneo
Clima mediterrâneo

No clima mediterrâneo, as estações do ano têm temperaturas bem variadas e chuvas pontuais que totalizam cerca de 1.000 mm. Enquanto os verões são secos e quentes, com médias de 20°C, os invernos são úmidos e frios, podendo chegar próximo a 0°C. As florestas são formadas por espécies resistentes à época de estio, basicamente árvores de pequeno porte e espécies rasteiras, como oliveiras, videiras, alfazema e cedro. Seus animais típicos são répteis, veados, raposas, lebres, esquilos, corujas, cobras e coelhos, além de muitas aves e insetos. A localização, como se pode imaginar, é ali perto do mar de mesmo nome, não aparecendo no nosso país.

Clima frio
Clima frio

Também chamado de subpolar, o clima frio tem duas estações bem definidas: um verão ameno e um inverno gelado, com temperaturas que vão com frequência abaixo dos 0°C, sendo comum a formação de neve. Pouco frequentes, as chuvas não ultrapassam dos 1.000 mm durante todo o ano. Com os termômetros lá embaixo, a variedade vegetal é menor, com as florestas boreais ou alpinas tendo coníferas altas e resistentes ao frio. As regiões onde ocorre estão próximas ao Círculo Polar Ártico, nos países mais ao norte do globo terrestre.

Clima de montanha
Clima de montanha

Com temperaturas regidas pela altitude, o frio de montanha é mais intenso quanto mais se sobe. No inverno, é garantido ficar abaixo dos 0°C e ter formação de neve, que nem chega a derreter durante todo o ano em alguns lugares. Normalmente, a quantidade de chuva não passa 1.500 mm por ano. Mais uma vez, a vegetação é composta somente por espécies muito resistentes ao frio intenso, como coníferas, vegetações rasteiras e musgos, desaparecendo por completo nas áreas mais altas. Entre os animais bem adaptados às grandes altitudes pode-se citar veados, ursos, lhamas (andinas) e leopardos das neves (asiáticos). Esse clima aparece espalhado pelo mundo em cordilheiras e alpes – eu já visitei alguns e até me arrisquei a esquiar na neve.

Clima polar
Clima polar

Eu falo que não gosto de calor, mas também não dá para ir para o extremo oposto. No caso polar, a média de temperatura é -30°C no inverno, podendo ser consideravelmente mais baixa em alguns momentos. Mesmo no verão, os termômetros não costumam ultrapassar os 5°C e a chuva é muito escassa, ficando abaixo da marca de 150 mm anuais. Como se pode imaginar, isso só é possível nos extremos norte e sul do globo terrestre, locais que eu, provavelmente, nunca irei visitar – assim como a grande maioria das pessoas, já que o acesso é mais difícil e caro, além de cheio de perigos.

Clima semiárido
Clima semiárido

Voltando para o espectro mais quente, o clima semiárido tem muito calor e ar seco, com médias em torno dos 28°C e pouca variação térmica. As chuvas são mais comuns no primeiro semestre do ano e não costumam ultrapassar os 750 mm durante os doze meses. Nos nossos estados nordestinos, temos esse clima com mais precipitações que em países americanos e africanos. Podem ser formadas zonas de cerrado e caatinga, com árvores de pequeno porte e vegetação pouco desenvolvida, se destacando cactos e gramíneas. Como o solo é pobre em nutrientes, acaba sendo desfavorável para a agricultura. Alguns dos animais mais bem adaptados a essas condições são sapos, cobras, onças, veados, macacos e lobos.

Clima de deserto
Clima de deserto

Por fim, temos o clima desértico, com grandes amplitudes térmicas. O sol queimando dá lugar a noites geladas e as temperaturas podem variar até 45°C no período de um dia. O índice pluviométrico é bastante baixo, não passando de 250 mm anuais, o que faz a umidade relativa do ar ser inferior a 10% durante a maior parte do tempo. Consequentemente, quase não se tem variedade de vegetação, sendo mais comuns os cactos e pequenos arbustos que aparecem no nada fértil solo arenoso. Entre os desertos mais famosos do mundo, podem ser citado o Saara, que se estende por mais de dez países do continente africano.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s