Receita de guacamole

Guacamole mexicano

Típico da culinária mexicana, o guacamole pode ser definido como um purê bem temperado que tem como base a polpa do abacate. O nome tem origens indígenas com a junção das palavras ahuacatl e mole, sendo essa última um termo genérico para molho. Segundo a tradição local, o deus Quetzalcóatl foi responsável por ensinar a receita ao povo tolteca. Após a chegada dos colonizadores espanhóis, a comida ficou conhecida pelos europeus. Atualmente, ela também está bem difundida na culinária brasileira, embora muitos por aqui ainda não estejam acostumados a comer o abacate em pratos salgados – eu mesmo levei um tempo, já cresci tomando aquela vitamina docinha.

Avocado e abacate
Avocado e abacate

No geral, as receitas indicam o uso de abacate ou avocado. O primeiro é mais comum nas nossas terras e, consequentemente, mais barato. Ele também costuma ser pelo menos duas vezes maior e pode ser identificado pela casca verde, fina e lisa. Já o avocado tem uma crosta dura e rugosa, ficando marrom quando maduro. Em termos de sabor e textura, são bem parecidos, com o segundo sendo levemente menos doce e com consistência mais firme. Por ser mais fácil de encontrar, prefiro fazer a receita com o abacate mesmo.

  • Abacate 1x
  • Tomate 1x
  • Cebola 1x
  • Alho 1x
  • Azeite 1 colher de sopa
  • Limão 1x
  • Pimenta dedo-de-moça 1x
  • Coentro a gosto
  • Sal a gosto
Abacate cortado em cubos pequenos
Abacate cortado em cubos pequenos

A única exigência dessa receita é usar um abacate bem maduro, o que pode ser facilmente identificado dando uma apertadinha discreta na fruta, que deve estar macia. Em contrapartida, ele não deve passar do ponto, quando começa a ficar com a polpa escura. O problema é que ele vai de maduro para passado em poucos dias, então preste atenção. Como já tem uma textura naturalmente cremosa, não é necessário amassar o abacate. Eu prefiro cortar em pequenos cubinhos que, quando misturados com os demais ingredientes, vão se desfazer um pouco. Assim, não chega a virar uma pasta homogênea, mantendo uma textura agradável.

Tomate, cebola e alho
Tomate, cebola e alho

Eu gosto de usar um tomate maduro, mas não muito mole, para ter algo um pouco mais firme na massa. Basta partir, tirar as sementes e usar uma faca afiada para cortar em quadradinhos pequenos – eu uso com pele mesmo para ajudar a manter a forma. A cebola eu também corto bem pequena, mas, para não ficar com aquele sabor forte, dou uma esquentadinha rápida na panela com o azeite. Para dar um pouquinho mais de sabor, eu também adiciono um dente de alho bem triturado com um espremedor de alho.

Limão, coentro e pimenta dedo-de-moça
Limão, coentro e pimenta dedo-de-moça

Depois de misturar o abacate, o tomate, a cebola e o alho, a base está pronta, faltando apenas temperar. Como sabemos, a comida mexicana tem fama de ser bastante apimentada. Para quem não gosta ou não está tão acostumado, vale a pena ir com calma. Eu gosto de colocar uma pimenta dedo-de-moça picada em pedacinhos minúsculos, lembrando de descartar as sementes. Se você não encontrar ou preferir não usar, pode colocar pimenta do reino a gosto. Também bastante polêmico, o coentro é um ingrediente típico da receita que, para mim, não pode faltar. Eu coloco cerca de uma colher de sopa – também dá para usar cheiro-verde. Por fim, use um espremedor de limão para adicionar o suco de um limão e adicione um pouco de sal. Por fim, é só provar e corrigir os temperos, se for necessário.

Guacamole com totopos
Guacamole com totopos

O guacamole é servido junto a diversas iguarias tradicionais da gastronomia mexicana. Eu costumo servir em uma tigela e comer como um tira-gosto. O mais comum é de combinar com os totopos, que muitos conhecem como nachos. Basicamente, são salgadinhos de milho em formato triangular que dão um bom contraste entre a cremosidade do purê e a massa crocante. Mas eu também chego a usar como molho para sanduíches, saladas e outros. Nessa receita, eu usei:

Brinox Ceramic Life 4,5 mm
Tábua de bambu
Faca média Silvermark
Espremedor de limão Brinox
Espremedor de alho
Colheres medidoras
Conjunto de tigelas em inox Tramontina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s