Avaliação de hospedagens

Conheça as categorias de hospedagens

O setor hoteleiro é formado por uma grande variedade de tipos hospedagens e a melhor opção depende de diversos fatores, como o propósito da viagem, sua duração, o número de pessoas e quanto se pretende gastar. Para me planejar melhor, eu costumo usar o Booking.com, que possibilita reservar propriedades em todas as categorias. Mas é importante saber o que você está procurando para não ficar perdido entre tantas opções.

Fachada de um hotel
Fachada de um hotel

Talvez o mais comum, durante o planejamento de uma viagem, seja pensar em ficar em hotéis. Trata-se de um local de alojamento temporário, com serviço de recepção, onde o turista paga por um quarto de exclusivo. É comum que muitos ofereçam café da manhã no local, que pode ou não estar incluso no valor da diária. Geralmente, eles são classificados de uma a cinco estrelas, de acordo com o conforto, luxo e serviços oferecidos. Existe uma categoria à parte para os hotéis históricos, que funcionam em uma edificação preservada em sua forma original ou restaurada, podendo ter sido palco de eventos importantes para a memória popular.

Aluguel de apartamento
Aluguel de apartamento

Para quem não abre mão dos serviços típicos da hotelaria, como recepção e limpeza, mas busca mais conforto, pode ser uma boa opção procurar pelos apart-hotéis. Nessas propriedades, você conta também com quarto, banheiro, sala e cozinha totalmente equipada, podendo preparar suas próprias refeições. Outra opção é reservar um apartamento mesmo, ficando ainda mais livre, mas tendo que cuidar da limpeza por conta própria. Eu gosto dessas opções quando estou viajando com mais pessoas, já que dá para escolher um local com mais quartos, por exemplo.

Hospedagem em casa
Hospedagem em casa

Outra alternativa é reservar uma casa de temporada, que pode ser uma grande vantagem para quem viaja com família grande ou grupo de amigos, já que fica bem mais barato dividir a hospedagem com um monte de gente, ainda mais se a estadia for longa. É uma boa para quem busca conforto e privacidade, já que o espaço costuma ser maior e você pode ter piscina, churrasqueira e outras amenidades exclusivamente para quem está viajando junto. Também se tem mais liberdade, já que a preocupação com barulho é menor e, em muitos casos, é possível levar os animais de estimação. Outra vantagem é que você não tem horários pré-definidos para tomar café da manhã, por exemplo. Se o objetivo for ter mais contato com a natureza, você pode optar por reservar uma mini casa, uma casa de campo ou até mesmo uma villa, versão mais luxuosa.

Café da manhã
Café da manhã

Se você não precisar do espaço só para você, dá para pegar um quarto de cama e café, também conhecido como bed and breakfast ou, simplesmente, B&B. Embora também seja uma casa, ela tem os serviços de café da manhã e limpeza que são comuns em hotéis. Outra diferença é que os donos do estabelecimento moram no local, o que tem seus pontos positivos, já que você pode criar uma relação mais próxima com pessoas que fazem questão de receber bem os visitantes e ainda pegar as melhores dicas de como explorar os atrativos locais. Você também pode encontrar essas propriedades com o nome de hospedagens domiciliares.

Quarto de uma pousada
Quarto de uma pousada

Quem quer uma opção mais simples pode procurar uma pousada. Em muitos aspectos, elas podem ser semelhantes a um hotel, porém são menores e, muitas vezes, administradas de maneira familiar. Pousadas costumam ter poucos andares ou até mesmo serem organizadas com chalés e bangalôs. Como têm menos unidades, elas também ganham pontos com um atendimento mais personalizado, sendo a hospitalidade um de seus pontos fortes. Empreendimentos menores também podem investir em cuidados extras, já que têm menos clientes, como servir produtos caseiros no café da manhã.

Cama beliche em um hostel
Cama beliche em um hostel

Muitas vezes, os hostels são a opção mais barata, isso porque você pode ficar em um quarto compartilhado com pessoas desconhecidas, muitas vezes sem banheiro privado. A infraestrutura costuma ser mais simples e, muitas vezes, você vai pagar simplesmente para ter um local onde dormir, já que os aposentos não possuem mesa de trabalho ou até mesmo guarda-roupas. Em contrapartida, esses albergues investem nas áreas em comum, incluindo áreas de diversão como salas de televisão e de jogos, já que a interação entre os hóspedes é incentivada. Também dá para economizar fazendo sua própria comida na cozinha do local, que costuma ser de uso comum.

Spa de um resort
Spa de um resort

No outro lado do espectro estão os resorts, grandes e luxuosas hospedagens com ótima infraestrutura de lazer e entretenimento, além de contar com serviços extras que podem incluir tratamentos estéticos, atividades físicas, eventos culturais e convívio com a natureza dentro do próprio empreendimento. Esse tipo de destino é ideal para os turistas que querem aproveitar ao máximo a própria hospedagem, sem ter que sair durante o dia para passeios externo. É especialmente interessante para famílias que viagem com crianças.

Hotel-fazenda
Hotel-fazenda rural

De certa forma, hotéis-fazenda seguem a mesma lógica, sendo organizados como destinos dos quais os visitantes não precisam sair durante toda a estadia. Mas, nesse caso, a ideia é reproduzir um ambiente rural, permitindo a exploração agropecuária e entretenimento voltado para a vivência do campo. Na prática, alguns nem parecem tanto assim com fazendas, se assemelhando mais a grandes clubes, o que descaracteriza bastante a experiência. Também são locais muito procurados para a realização de eventos, principalmente os maiores, já que contam com muitos quartos e boa estrutura para servir um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Se você quiser fazer uma procura mais voltada para o campo, vale a pena conferir os hotéis-fazenda rurais.

Acampamento com barracas
Acampamento com barracas

Quem quer curtir a natureza com mais intimidade, incluindo destinos mais exóticos, pode optar por ficar em um camping. Geralmente também dá para conhecer outras pessoas, já que se trata de um tipo de programa que favorece a interação com troca de informações, experiências e histórias. Quanto aos pontos negativos, muitos citam a presença de mosquitos, a exposição a climas extremos e menos conforto do que encontrariam em outros ambientes. Mas você não precisa, necessariamente, dormir em uma barraca. De fato, existem os campings de luxo e até mesmo uma categoria chamada glamping, cujo nome é formado pela junção das palavras glamour + camping. Também é possível procurar por propriedades dentro de parques turísticos, que dão uma boa oportunidade de explorar melhor os arredores.

Cozinha equipada
Cozinha equipada

Por fim, existem propriedades que são típicas de destinos bastante específicos. Os motéis americanos, por exemplo, têm características bem particulares e são usados como uma alternativa barata de hospedagem. Já quem procura um destino com neve, pode escolher um belo chalé alpino. Os ryokans são hospedarias tipicamente japonesas, onde se pode dormir em futons ou tatames e aproveitar comidas típicas e fontes termais. Já os riads são as tradicionais casas ou palacetes marroquinos que ficam nas medinas, os centros históricos das cidades. Há também quem queria a diferente experiência de dormir em barcos, que vão desde os mais modestos até grandes casas flutuantes. Por fim, você pode procurar especificamente por acomodações com cozinha, uma ótima opção para economizar na alimentação e também não precisar se arriscar com pratos muito diferentes que marcam alguns destinos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s