Santuário de Nossa Senhora da Piedade

Caeté – Santuário Nossa Senhora da Piedade

Situado a 1746 metros de altitude, no topo de uma montanha de rica beleza natural, o Santuário Nossa Senhora da Piedade é um espaço voltado para a reflexão e oração. Como se encontra a uma distância de 50 km de Belo Horizonte, é possível fazer um bate e volta a partir da capital mineira, mas a cidade mais próxima é Caeté. Você pode chegar lá de ônibus ou veículo próprio e fazer a subida a pé por 5 km, passando pelas quinze estações da Via-Sacra, marcadas por pequenos painéis de azulejo concebidos pelo artista plástico Paulo Schimidt e produzidos pela arquiteta Ana M. Schimidt. Também é possível parar em algum dos estacionamentos pelo caminho ou ir até o topo de carro.

Praça Cardeal Motta
Praça Cardeal Motta

A história do local tem início no século XVIII com a chegada do português Antônio da Silva Bracarena, que construiu, no alto da serra um rústico eremitério. Assim é chamado o local de morada ou passagem dos eremitas, que se isolam para a prática da religiosidade, penitência, misantropia ou por simples amor pela natureza. Em 1767, ele e Manuel Coelho Santiago conseguiram a autorização para construir a ermida, uma igrejinha ou capela em lugar ermo ou fora de uma povoação.

Basílica Nossa Senhora da Piedade
Basílica Nossa Senhora da Piedade

A agora intitulada Basílica Nossa Senhora da Piedade foi dedicada à Santíssima Virgem Maria. A adoração teve início com o relato de sua aparição, no alto da Serra da Piedade, a uma menina surda e muda que recebeu a graça de poder ouvir e falar. Em 1856, obras foram feitas pelo capuchinho Frei Luiz de Ravena, que comandou a ampliação da estrutura, já insuficiente para comportar o crescente número de fiéis presentes nas celebrações religiosas. A santa seria decretada padroeira do estado pelo Papa João XXIII cerca de cem anos depois. Nessa mesma época, o conjunto arquitetônico e paisagístico foi tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Imagem de autoria de Aleijadinho
Imagem de autoria de Aleijadinho

Em 1960, foi realizada a consagração solene da santa, consolidado o santuário como importante destino de romarias. Ali, os fiéis encontram a imagem de Nossa Senhora da Piedade datada do século XVIII e de autoria atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A nave principal é bastante simples, sendo ladeada por dois pequenos corredores, que serviam como pousada para os visitantes e, hoje, abrigam as capelas do Sagrado Coração de Jesus e do Santíssimo Sacramento ou de São José. Nas laterais ficam os painéis de azulejos concebidos pela artista plástica Maria Helena Andrés e executados por Gianfranco Cavedone Cerri, em 1996. É uma construção simples e pequena, mas de grande valor simbólico e religioso.

Calvário
Calvário

As principais temporadas de peregrinação são durante a quaresma, que antecede a páscoa cristã, e nos meses de agosto e setembro, culminando nas comemorações do dia da santa. A programação e outras informações importantes podem ser conferidas na página oficial, incluindo o agendamento da visita. Diante da fachada frontal, no lado oposto da extensa praça, estão as esculturas do Calvário, moldadas em ferro por Vlad Eugen Poenaru. A imagem de Cristo aparece presa à uma grande cruz, tendo a Virgem Maria à sua direita e São João à sua esquerda, cada uma pesando cerca de uma tonelada.

Basílica Estadual das Romarias
Basílica Estadual das Romarias

Construída em estilo modernista a partir de 1974, a Basílica Estadual das Romarias foi projetada pelo arquiteto carioca Alcides da Rocha Miranda. Destaca-se a estrutura em concreto aparente, típica da arquitetura da época que marca alguns dos pontos mais visitados da capital; a extensa fachada em vidro, que integra o ambiente interno e externo, com ótima vista dos montes. Além do maior espaço para celebração de missas, com capacidade para receber até três mil fiéis, essa igreja possui uma área dedicada à exposição fotográfica com a história do santuário e mostras temporárias em seu saguão de entrada.

Igreja de arquitetura moderna
Igreja de arquitetura moderna

Assim como a primeira construção, essa basílica também possui poucos elementos visuais e não é decorada com a ostentação que vemos em tantas outras localidades. Isso faz com que ela pareça ainda mais ampla. Ainda assim, vale a pena observar os murais em cerâmica fosca executados por Cláudio Pastro, em 1989, que retratam passagens inspiradas no Evangelho de São Lucas. Já a escultura de Léo Santana, disposta ao lado do altar principal, faz referência à Pietá da eremida.

Presépio da gruta
Presépio da gruta

É interessante observar as placas indicativas durante o passeio, pois alguns dos atrativos ficam mais escondidos. Um dos exemplos é o Caminho das Dores de Maria, que reúne mosaicos que retratam sete momentos de sua vida. Nessa passagem fica a entrada para uma pequena gruta onde se encontra o Presépio. Logo depois, chega-se à Cripta São José, onde foram sepultados o Frei Rosário Jofylly e o Padre Virgílio Resi, ambos importantes para a história do santuário. A cripta possui acesso externo ou pela Casa dos Peregrinos, que oferece serviços e hospedagem para indivíduos ou grupos que queiram dormir ou somente passar o dia no local.

Escultura de Alfredo Ceschiatti
Escultura de Alfredo Ceschiatti

O santuário conta, ainda, com uma biblioteca de rico acervo, incluindo obras raras e em diversas línguas que irão integrar o Centro Cultural João Paulo II. Também há um anfiteatro a céu aberto chamado Arena da Amizade, jardins e áreas abertas, estacionamentos e praças – no centro de uma delas está a escultura de autoria de Alfredo Ceschiatti. Não é permitido fazer piquenique no local, mas há alguns estabelecimentos para tomar um café e fazer refeições. O pagamento da visita é feito no Restaurante Espaço Dom João Resende Costa.

Jardim para reflexões
Jardim para reflexões

O ideal é guardar um bom tempo para explorar o local, que possui vista em 360° de toda a região. Do topo da Serra da Piedade, é possível admirar um mar de montanhas e avistar nove cidades. Devido à sua localização privilegiada, também foram construídos ali o Observatório Astronômico Wykrota e o Observatório Astronômico Frei Rosário, sendo esse último bastante visitado por grupos escolares mediante agendamento prévio.

No mapa interativo acima eu marquei a localização do santuário e os seus principais atrativos até o momento dessa postagem. Para ver mais detalhes, basta dar um zoom na área desejada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s