Professor Polvo

Professor polvo ★★★★☆

Título original: My octopus teacher
Ano: 2020
Direção: Pippa Ehlich e James Reed
Elenco: Craig Foster e Tom Foster

Com a ideia de viajar para a África do Sul, investi várias horas pesquisando os atrativos locais até que a pandemia fizesse com que eu adiasse indefinidamente os meus planos. Além de visitar as atrações principais dos grandes centros urbanos, a intenção era alugar um carro e fazer a famosa rota panorâmica, passando por várias comunidades à beira do mar, incluindo a Simon’s Town. É justamente ali que fica o bangalô de madeira da família de Craig Foster, cineasta sul-africano e fundador do Sea Change Project, um grupo sem fins lucrativos que tem como objetivo proteger a vida marinha local.

Craig Foster
Craig Foster

No começo da década de 2010, ele passava por um período de crises de depressão e ansiedade, em grande parte causadas pelas dificuldades de sobreviver do seu trabalho com a sétima arte.  Sentindo que havia perdido a conexão com o mundo à sua volta e, até mesmo, com sua família, ele voltou as suas atenções para as águas da Baía Falsa, onde passou a fazer mergulhos livres, sem o uso de oxigênio. Embora não tivesse a intenção de fazer um filme, ele registrava suas incursões diárias.

Baía Falsa
Baía Falsa

Seu objetivo era entender o complexo ecossistema que fica praticamente no quintal de sua casa. São vários quilômetros de bambus e algas que formam uma verdadeira floresta submersa, das poucas existentes em todo o planeta, tendo fundamental importância para a biodiversidade. Cerca de 11.500 espécies habitam o local, incluindo polvos, tubarões brancos, baleias, golfinhos, crustáceos e muito mais. A partir de seu trabalho ao longo de anos, ele descobriu oito novas espécies de camarões e segue fazendo novos estudos até os dias atuais.

Floresta aquática
Floresta aquática

Em suas reflexões, ele argumenta que não é necessário ter um oceano à sua disposição para se reconectar com a natureza. Isso pode ser feito até mesmo em uma grande cidade, observando, por exemplo, uma árvore, o clima, os animais que interagem com ela, os insetos que vivem ali e os efeitos que tudo isso pode ter em sua existência. É nesse sentido que Professor Polvo nos faz pensar sobre a vida, nosso ambiente, a relação com as pessoas próximas e nossas responsabilidades. O registro do fundo do oceano, por si só extremamente interessante, serve como um exemplo de como podemos viver em sociedade.

Conexão com a natureza
Conexão com a natureza

No caso do personagem principal do filme, o aprendizado principal veio de uma fonte inusitada. Durante anos, ele enfrentou temperaturas geladas, correntes agitadas e grandes tempestades, eventualmente passando a acompanhar a um polvo, o professor do título, com quem desenvolveu uma relação de confiança mútua. Estudando as suas ações e vendo seu desenvolvimento, ele tirou diversas lições que pôde aplicar em sua própria realidade. Os espectadores também certamente têm muito o que aprender dessa experiência, além de aproveitar as belas e emocionantes imagens.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s