Palm Springs

Palm Springs ★★★★☆

Ano: 2020
Direção: Max Barbakow
Elenco: Andy Samberg, Cristin Milioti, Meredith Hagner, Camila Mendes, Tyler Hoechlin, Peter Gallagher e J.K. Simmons.

Quando Hollywood se tornou o principal centro de produção cinematográfica dos Estados Unidos, no início do século passado, foi criada uma regra de que os atores precisavam estar a, no máximo, duas horas de distância de Los Angeles. O objetivo era agilizar o processo no caso de ser necessário fazer filmagens de última hora. Com isso, muitas celebridades acabaram se hospedando ou até comprando propriedades no paraíso mais próximo, Palm Springs, em busca de um refúgio agradável para passar seus dias.

Conforto de resort luxuoso
Conforto de resort luxuoso

Atualmente, a pequena cidade funciona como um resort de deserto. No verão, os termômetros costumam ultrapassar os 40°C, o que não é muito agradável, principalmente devido ao clima extremamente seco. Já nos meses mais frios, entre novembro e maio, os dias continuam ensolarados e as temperaturas amenas. É nessa época que a população triplica com a chegada de um grande número de turistas, que lotam os hotéis de luxo e campos de golfe, entre outras atividades.

Food truck de comida mexicana
Food truck de comida mexicana

A ideia de fazer esse filme surgiu durante um fim de semana que o diretor e o roteirista passaram no famoso Ace Hotel & Swim Club. Muitos outros longas-metragens e séries de televisão já foram gravados por lá fazendo uso da paisagem exótica, que mistura montanhas, terreno desolado e vegetação típica de um oásis, mas também aproveitando a arquitetura típica em estilo moderno da metade do século passado, a rica cena cultural e as atividades recreativas. Era essa vibe que eles buscavam para a trama, que acabou levando o nome da cidade no título.

Elementos de ficção científica
Elementos de ficção científica

Palm Springs é o destino escolhido por muitos casais para a celebração de sua união. A história do filme gira justamente em torno da festa, misturando elementos de comédia romântica e ficção científica ao mostrar um casal preso em um loop temporal, vivendo o mesmo dia repetidamente. Essa pegada do roteiro dá uma nova vida ao já bastante previsível gênero, que investe em casais que se apaixonam, brigam por qualquer desentendimento bobo e se ajeitam no final. Ao mesmo tempo, apresenta conceitos complexos de forma leve, sem se levar muito a sério.

Casamento no deserto
Casamento no deserto

Embora represente bem o distrito, o filme não foi gravado em Palm Springs. Como se trata de uma produção independente, com orçamento limitado, optou-se por fazer as filmagens em Santa Clarita, Agua Dulce, Palmdale e Lancaster, que também ficam ao sul da Califórnia e são consideravelmente mais baratas. Como ficam bem próximas ao local retratado, foi possível criar imagens convincentes, ainda que tenha sido necessário levar as famosas palmeiras que caracterizam a vista para ajudar na ambientação.

Piscina em residência privada
Piscina em residência privada

A produção buscava um cenário paradisíaco com piscina que servisse para abrigar com conforto os noivos e sua família, assim como um casamento ao ar livre. Para isso, acabaram usando diferentes lugares para compor o resort, incluindo residências privadas. Com isso, não dá para ficar exatamente no mesmo lugar mostrado no filme, mas quem quiser viver a experiência autêntica, pode pesquisar entre as diversas opções de hospedagens da cidade, que inclui diversos resorts luxuosos.

Bar de beira de estrada
Bar de beira de estrada

Para contrastar com as instalações confortáveis desses hotéis e as áreas verdes e bem cuidadas da cidade, também foram feitas cenas em estradas de terra, um típico bar de beira de estrada, um food truck de comida mexicana com seus letreiros pintados à mão e uma pequena lanchonete. A ideia parece ser de que é preciso sair da zona de conforto para alcançar as necessárias mudanças em nossas vidas. Considerado por muitos como um dos melhores filmes de 2020, Palm Springs é um ótimo entretenimento e está disponível na plataforma de streaming Hulu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s