Como economizar na escolha do destino

Como economizar na escolha do destino

Nas minhas viagens, eu busco aproveitar ao máximo as experiências de cada lugar visitado, já que eu não sei se poderei voltar algum dia ali no futuro. Para isso, tenho que escolher bem o destino, levando em conta as minhas condições financeiras no momento, fazendo com que o dinheiro renda o máximo possível. Aqui vou dar dicas gerais de como economizar na escolha do destino certo.

Não siga as modas
Não siga as modas

Volta e meia começam a borbulhar notícias de um local que todo mundo precisa conhecer. As redes sociais são bombardeadas com imagens das viagens dos sonhos e todos ficam empolgados com a ideia. Pela lei da oferta e da procura, as chances desses passeios se tornarem mais caros são muito grandes. Por isso, é recomendado escolher um destino menos badalado – opções não faltam nesse mundão e as informações estão disponíveis aí pela internet.

Não se prenda
Não se prenda

Há vários lugares do mundo que eu gostaria de conhecer e uma boa forma de economizar é estar aberto a várias possibilidades. Se você tem uma ideia fixa e fica focado somente nela, você pode perder a oportunidade de ir para outro destino interessante. Talvez ele esteja até mais barato no momento, seja por conta de uma promoção, da época do ano ou qualquer outro motivo.

Pesquise bem os passeios
Pesquise bem os passeios

Em muitos lugares, você pode fazer passeios de graça e por conta própria. Mas acontece de outros serem acessíveis somente com guia, a segurança ser maior com um grupo, você não falar o idioma local ou querer mais informações históricas. Nesses casos você vai acabar tendo que reservar um montante maior do orçamento da viagem para os passeios. Se escolher um desses destinos, a dica é pesquisar e reservar com antecedência.

Confira o calendário local
Confira o calendário local

Sempre faça uma pesquisa aprofundada sobre o destino escolhido. Em períodos de alta temporada, tudo fica mais caro. É comum que isso aconteça nos meses de verão, mas a procura também pode crescer em datas bem específicas, principalmente pela realização de eventos. Se o seu objetivo é justamente participar de alguma comemoração ou de festas regionais, o importante é se planejar bem e economizar em outras áreas.

Dê tempo ao tempo
Dê tempo ao tempo

Também é preciso resistir à tentação de querer conhecer tudo de uma vez. Eu sei que os estilos de viagem variam bastante de um turista para o outro e conheço pessoas que incluem muitas cidades ou até mesmo países em um roteiro de período muito curto de tempo. O resultado é que acabam passando por muitos lugares e não conhecendo profundamente nada. Eu prefiro ficar mais tempo em um ou poucos destinos, já que esgoto tudo o que tenho que fazer ali e não preciso voltar mais. Cansa menos e também representa uma economia, já que diminui os deslocamentos.

Quarto de hotel
Quarto de hotel

Também recomendo estudar bem o mapa do destino. Se uma parte considerável dos atrativos se concentra em uma mesma área, pode ser melhor pagar mais caro por um hotel com boa localização, tendo como recompensa fazer menos deslocamentos, o que garante a economia de tempo e de dinheiro. Não se esqueça de conferir as hospedagens que oferecem transfer gratuito para a rodoviária, estação de trem ou aeroporto. Também há aquelas que oferecem café da manhã ou até mesmo pensão completa.

Avião e aeroporto
Pesquise bem os voos

Veja quais são as alternativas de transporte para chegar ao local e nos deslocamentos internos. No caso de voos nacionais ou internacionais, você deve acompanhar a evolução dos preços das passagens em várias companhias. Para isso eu uso o portal do Passagens Promo, que facilita bastante o processo. Recomendo brincar com as combinações de datas, inverter a ordem das cidades, inserir e tirar os trechos internos e por aí vai.

Carro na rua da cidade
Viagem de carro

Se você for fazer viagens entre cidades ou passeios distantes, pode ser mais interessante alugar um carro do que usar o transporte público, principalmente dividindo a conta com o número máximo de pessoas. Além do valor, tem a vantagem de maior liberdade para explorar os lugares. Se não for o caso, tomar cuidado com o preço dos taxis e outras formas de transporte, sempre se informando com uma fonte fidedigna quais são os valores justos para não ser enganado.

Pesquise passes
Pesquise passes

Mas também é comum comprar passes para economizar nas passagens de ônibus, metrô ou outro meio de locomoção urbana, no aluguel de bicicletas e até mesmo em trajetos intermunicipais, como é o caso dos trens. O mesmo acontece com passeios, já que algumas cidades incluem várias entradas em um bilhete de preço único. Cabe a você calcular o quanto você vai usar desses serviços e se o desconto será real.

Dinheiro para viagem
Dinheiro para viagem

Antes mesmo de definir seu destino internacional, comece a pesquisar a cotação do câmbio, já que pode haver uma grande flutuação em curto período de tempo. Eu faço as minhas pesquisas e compras na Confidence Câmbio, que tem a facilidade e segurança de entregar em casa, além de serviços como o cartão pré-pago para quem não quer viajar com dinheiro vivo. Uma dica certa é evitar a troca de dinheiro em aeroportos e outros pontos turísticos, que costumam cobrar um valor muito alto.

Faça os cálculos
Faça os cálculos

Por fim, quando pensar em um lugar, já calcule por alto os gastos gerais, incluindo passagem, hospedagem, passeios, alimentação e transporte. Assim você fica sabendo se está dentro da quantia que pode gastar. Não adianta viajar e ficar frustrado por não poder aproveitar da melhor forma. Como alternativa, busque um destino mais próximo de onde você mora, fique hospedado na casa de um conhecido, faça os passeios por conta própria, cozinhe sua própria comida e evite deslocamentos desnecessários. Resumindo: tudo depende de um bom planejamento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s