Retrospectiva das músicas mais ouvidas em 2020

Retrospectiva 2020 – Músicas

Eu sempre fico um pouco chocado com as informações compiladas pelo Spotify nos meses de dezembro. Aparentemente, eu ouvi músicas de 2.258 artistas diferentes em 2020, sendo que mais da metade deles foram novidades na minha vida (pelo menos desde que comecei a usar a plataforma). Foram 611 estilos musicais, mas eu não saberia citar nem um décimo disso de cabeça – os principais foram pop, mpb, música eletrônica brasileira, dance e rock. Já os mais ouvidos não me surpreendem tanto, sendo alguns até repetidos de anos anteriores.


Björk

Björk

Já tem um bom tempo que ela não lança álbuns novos e, de qualquer maneira, os mais recentes eu praticamente não escuto. Ela entrou numa onda ainda mais experimental que ficou difícil até para mim, que acompanhei boa parte da carreira. Quando tento convencer todos os meus amigos a se tornarem fãs, indico as músicas mais comerciais, mas mesmo assim não tenho sucesso nessa empreitada. É realmente aquela cantora que você ama ou odeia. Enfim, continuo firme e forte, sempre escutando muito.


Lady Gaga

Lady Gaga

Não me entendam mal, eu gosto de diversas músicas dela, mas devo deixar claro que passo longe de ser fã. Enquanto muitas pessoas que eu conheço a consideram divina/maravilhosa, eu tenho muitas reservas, principalmente com relação aos clipe (acho extremamente pretenciosos) e à personalidade (considero um picolé de chuchu). Ainda assim, acabei escutando bastante algumas faixas do último álbum, já que um amigo que morou comigo durante a quarentena ficou viciado e colocava o tempo todo para tocar usando a minha conta. O resultado está aí, ela entrou na minha lista dos artistas mais ouvidos do ano.


Adriana Calcanhotto

Adriana Calcanhotto

Eu sempre gostei muito dela e escuto regularmente, mas esse ano ela subiu até o topo porque me empolguei bastante enquanto acompanhava uma série de vídeos que ela fez durante a quarentena. Basicamente, ela estava isolada em casa e aproveitou para contar sobre o processo de criação de diversas de suas músicas, o que eu achei bastante interessante. Também teve álbum novo, mas confesso que ainda não ouvi com atenção.


Chico Buarque

Chico Buarque

Já esse já apareceu na lista de algum ano anterior e, provavelmente, isso vai se repetir futuramente – de vez em quando eu pego para ouvir vários álbuns em sequência. São muitas composições que eu simplesmente amo e sei a letra de cor e salteado. Eu cresci ouvindo e, ainda nos dias atuais, acho que ele tem um trabalho bastante relevante, não apenas na música como também na literatura.


Caetano Veloso

Caetano Veloso

A música popular brasileira dominou a lista desse ano, principalmente com os álbuns mais antigos. Eu tenho escutado algumas novidades do cenário nacional e curtido bastante, mas sempre falo que gosto de música boa, não precisando ser novidade. De fato, tem um bom tempo que ele não lança composições inéditas, mas eu sempre volto nos clássicos que também escuto desde que era criança.


As mais tocadas do seu 2020

A plataforma também cria uma playlist com as mais tocadas do seu 2020 (no caso do meu) e você pode ouvir as minhas cem músicas selecionadas nesse ano. Não são, necessariamente, composições dos artistas citados acima – na verdade ficou bem diversificado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s