A Praia de Taípe é marcada por falésias multicoloridas, trechos intocados de mata nativa e o encontro do rio com o mar, sendo citada por diferentes fontes como pertencente a Arraial d’Ajuda ou Trancoso. De fato, parte dos visitantes vêm do luxuoso resort Club Med Trancoso, que fica na parte superior do terreno e inclusive tem uma barraca lá. Mas, pelo que eu pude averiguar, a divisão só acontece mesmo na praia seguinte. Seja como for, não faz muita diferença, já que ambas as localidades são distrito de Porto Seguro.
Ambiente ★★★☆☆
Quando visitei a praia, acabei ficando na Cabana Taípe, que tem uma boa estrutura física para receber os turistas, mas não é exatamente bem avaliada quando se trata do atendimento. Acontece que ela era a única aberta no mês de inverno passei por lá, então eu não tinha outras opções.

Com banheiros, duchas de água doce e áreas cobertas, a barraca tem os recursos padrões para o tipo de empreendimento. Particularmente, eu achei que ela oferece pouco em termos de conforto, já que tem mesas e cadeiras de plástico com guarda-sóis pequenos, sem espreguiçadeiras para tomar sol. É bem básico mesmo. Embora seja mais isolada quando comparada às outras praias de Arraial d’Ajuda, ela também acaba ficando muito cheia na alta temporada porque pode ser alcançada de carro e devido à parceria com empresas de turismo.

Por estar inserida em uma praia paradisíaca, uma das mais bonitas da região, o ambiente ganha muitos pontos pelo visual do mar com tonalidades azuis e verdes, a longa faixa de areia e as falésias multicoloridas. Também não dá para dizer que é uma barraca ruim, apenas que poderia passar por melhorias para justificar os preços cobrados.
Serviço ★★☆☆☆
Eu fui até a Praia de Taípe com uma longa caminhada partindo do centro de Arraial d’Ajuda – estou falando de cerca de 4,5 km de ida e o mesmo tanto de volta, que fiz de muito bom grado. Para chegar até lá no seu veículo próprio ou carro alugado, é preciso dar uma volta enorme saindo da cidade e passar por estradas de terra que não têm lá as melhores condições.

Assim como a maioria das praias da região, o estacionamento é cobrado com preço único para uso durante todo o dia. Os valores podem ser considerados altos se levarmos em conta que não são incluídos serviços ou mesmo uma estrutura básica. O pagamento é apenas pela vaga, nem sempre com sombra. Como eu não fui de carro, nem tenho do que reclamar nesse aspecto.

O que eu não gostei mesmo foi do serviço. Como não haviam muitas mesas ocupadas, achei o atendimento demorado injustificado. Eu estava tranquilo, mas os garçons levaram tanto tempo para trazer o cardápio, voltar para pegar o pedido, preparar os drinks e trazer uma simples porção que cheguei a ficar incomodado. Embora eles não fossem grosseiros, também não se mostraram particularmente simpáticos. Só posso imaginar como fica a situação quando o número de clientes é maior.
Preço ★★☆☆☆
Geralmente, quando eu vou em um lugar mais caro e fico satisfeito, não me importo de pagar um pouco mais porque os gastos já haviam sido planejados anteriormente e foram justificados. O problema da Cabana Taípe, pelo menos na ocasião da minha visita, foi não ter um bom custo-benefício.

Os preços altos estão de acordo com o que é cobrado em outros estabelecimentos de praias da região e a barraca não aceita pagamentos em cartão de crédito, somente em débito ou dinheiro. O cardápio acima mostra os valores praticados em 2020. Recomendo, ao passar por lá, perguntar se há consumação mínima e couvert artístico, já que essa é uma prática pode surpreender algumas pessoas.
Comida ★★★☆☆
Eu não tinha a intenção de fazer uma refeição completa, então apenas pedi o suficiente para dar aquela disfarçada na fome nas horas que passei no local. Também é comum ver vendedores ambulantes oferecendo seus produtos. Obviamente, as barracas desencorajam o consumo externo e algumas até tentam aplicar multas.

Para beber, pedi apenas uma caipirinha de limão. Estava gostosa, geladinha e não muito alcoólica. A porção de peixe também é boa, com filezinhos crocantes e secos, mas pequena o suficiente para ser devorada por apenas uma pessoa tranquilamente.

Resumo ★★★☆☆
Se o atendimento fosse melhor, eu até daria uma nota melhor para a Cabana Taípe, já que a minha experiência por lá não teve nada de negativo. O problema é que não teve também nada de particularmente positivo, o que não me faz ter vontade de voltar, a não ser pela lindíssima praia, que eu posso aproveitar em outra barraca ou até mesmo por conta própria.