Cabana Taípe

Arraial d’Ajuda – Cabana Taípe

A Praia do Taípe é marcada por falésias multicoloridas, trechos intocados de mata nativa e o encontro do rio com o mar, sendo citada por diferentes fontes como pertencente a Arraial d’Ajuda ou Trancoso. De fato, parte dos visitantes vêm do luxuoso resort Club Med Trancoso, que fica na parte superior do terreno e inclusive tem uma barraca lá. Mas, pelo que eu pude averiguar, a divisão só acontece mesmo na praia seguinte. Seja como for, não faz muita diferença, já que ambas as localidades são distrito de Porto Seguro.


Ambiente ★★★☆☆

Quando visitei a praia, acabei ficando na Cabana Taípe, que tem uma boa estrutura física para receber os turistas, mas não é exatamente bem avaliada quando se trata do atendimento. Acontece que ela era a única aberta no mês de inverno passei por lá, então eu não tinha outras opções.

Parte coberta para almoço
Parte coberta para almoço

Com banheiros, duchas de água doce e áreas cobertas, a barraca tem os recursos padrões para o tipo de empreendimento. Particularmente, eu achei que ela oferece pouco em termos de conforto, já que tem mesas e cadeiras de plástico com guarda-sóis pequenos, sem espreguiçadeiras para tomar sol. É bem básico mesmo. Embora seja mais isolada quando comparada às outras praias de Arraial d’Ajuda, ela também acaba ficando muito cheia na alta temporada porque pode ser alcançada de carro e devido à parceria com empresas de turismo.

A praia é paradisíaca
A praia é paradisíaca

Por estar inserida em uma praia paradisíaca, uma das mais bonitas da região, o ambiente ganha muitos pontos pelo visual do mar com tonalidades azuis e verdes, a longa faixa de areia e as falésias multicoloridas. Também não dá para dizer que é uma barraca ruim, apenas que poderia passar por melhorias para justificar os preços cobrados.


Serviço ★★☆☆☆

Eu fui até a Praia do Taípe com uma longa caminhada partindo do centro de Arraial d’Ajuda – estou falando de cerca de 4,5 km de ida e o mesmo tanto de volta, que fiz de muito bom grado. Para chegar até lá no seu veículo próprio ou carro alugado, é preciso dar uma volta enorme saindo da cidade e passar por estradas de terra que não têm lá as melhores condições.

Estacionamento na praia
Estacionamento na praia

Assim como a maioria das praias da região, o estacionamento é cobrado com preço único para uso durante todo o dia. Os valores podem ser considerados altos se levarmos em conta que não são incluídos serviços ou mesmo uma estrutura básica. O pagamento é apenas pela vaga, nem sempre com sombra. Como eu não fui de carro, nem tenho do que reclamar nesse aspecto.

O atendimento é lento
O atendimento é lento

O que eu não gostei mesmo foi do serviço. Como não haviam muitas mesas ocupadas, achei o atendimento demorado injustificado.  Eu estava tranquilo, mas os garçons levaram tanto tempo para trazer o cardápio, voltar para pegar o pedido, preparar os drinks e trazer uma simples porção que cheguei a ficar incomodado. Embora eles não fossem grosseiros, também não se mostraram particularmente simpáticos. Só posso imaginar como fica a situação quando o número de clientes é maior.


Preço ★★☆☆☆

Geralmente, quando eu vou em um lugar mais caro e fico satisfeito, não me importo de pagar um pouco mais porque os gastos já haviam sido planejados anteriormente e foram justificados. O problema da Cabana Taípe, pelo menos na ocasião da minha visita, foi não ter um bom custo-benefício.

Cardápio de refeições
Cardápio de refeições

Os preços altos estão de acordo com o que é cobrado em outros estabelecimentos de praias da região e a barraca não aceita pagamentos em cartão de crédito, somente em débito ou dinheiro. O cardápio acima mostra os valores praticados em 2020. Recomendo, ao passar por lá, perguntar se há consumação mínima e couvert artístico, já que essa é uma prática pode surpreender algumas pessoas.


Comida ★★★☆☆

Eu não tinha a intenção de fazer uma refeição completa, então apenas pedi o suficiente para dar aquela disfarçada na fome nas horas que passei no local. Também é comum ver vendedores ambulantes oferecendo seus produtos. Obviamente, as barracas desencorajam o consumo externo e algumas até tentam aplicar multas.

Caipirinha de limão
Caipirinha de limão

Para beber, pedi apenas uma caipirinha de limão. Estava gostosa, geladinha e não muito alcoólica. A porção de peixe também é boa, com filezinhos crocantes e secos, mas pequena o suficiente para ser devorada por apenas uma pessoa tranquilamente.

Porção de isca de peixe
Porção de isca de peixe

Resumo ★★★☆☆

Se o atendimento fosse melhor, eu até daria uma nota melhor para a Cabana Taípe, já que a minha experiência por lá não teve nada de negativo. O problema é que não teve também nada de particularmente positivo, o que não me faz ter vontade de voltar, a não ser pela lindíssima praia, que eu posso aproveitar em outra barraca ou até mesmo por conta própria.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s