Pokemon Detetive Pikachu

Pokémon: Detetive Pikachu ★★★☆☆

Título original: Pokémon Detective Pikachu
Ano: 2019
Direção: Rob Letterman
Elenco: Ryan Reynolds, Justice Smith, Kathryn Newton, Suki Waterhouse, Omar Chaparro, Chris Geere, Ken Watanabe e Bill Nighy.

Embora eu não tenha acompanhado tanto os desenhos na minha infância, me envolvi com o universo Pokémon através de outras influências, já que as criaturas invadiram as mais diversas mídias, como jogos, brinquedos, vestuários, etc. De fato, Pokémon: Detetive Pikachu nem usa a história original da série animada, mas é baseado livremente em um game do Nintendo 3DS. A trama segue um jovem aspirante a treinador que se vê envolvido no misterioso desaparecimento de seu pai.

As criaturas são incríveis
As criaturas são incríveis

O grande atrativo com certeza são as criaturas, que começaram a ser projetadas cerca de um ano antes do começo das filmagens para que fosse alcançada a qualidade desejada, tanto no seu visual quanto em seus comportamentos, sons e outras características. A preocupação se justificava por se tratar do primeiro live action dos pokémons e o resultado é incrível. Obviamente que uma boa parte da diversão foi tentar identificar todos os bichinhos que apareciam, muitos deles apenas de passagem. Mas também fiquei bastante curioso com relação às locações.

Ryme City
Ryme City

O filme mistura alguns lugares clássicos do universo dos desenhos animados e dos videogames com locações do mundo real. Uma grande parte do enredo se passa em Ryme City, assim como no jogo que inspirou o roteiro, onde os humanos vivem em harmonia com os pokémons. Não se sabe em que região do mundo ficaria a cidade e a ideia é mesmo reforçar seu caráter global, tanto que foram utilizadas para a sua criação alguns elementos de Tóquio, Nova York e Londres, tudo junto e misturado.

Taxi de Nova York
Taxi de Nova York

Enquanto algumas cenas mostram os típicos ônibus vermelhos de dois andares que circulam pela capital inglesa, em outras aparecem os inconfundíveis táxis amarelos de Nova York. Como se não bastasse, também foram introduzidos temas asiáticos. A sensação de uma metrópole moderna com elementos familiares e desconhecidos foi reforçada, ainda, com a ampla utilização de efeitos especiais para aumentar o número de prédios e mascarar a localidade real.

Metrópole com várias influências
Metrópole com várias influências

Mas, como grande parte das imagens externas foram feitas no Reino Unido, principalmente no distrito financeiro de Square Mile, é mais fácil reconhecer os prédios e atrativos da capital inglesa. Talvez o mais evidente seja o 30 St Mary Axe, informalmente conhecido como Gherkin por seu característico formato oval que lembra um pepino. O prédio, construído no início dos anos 2000 com 41 andares e 180 metros de altura, se destaca na paisagem da cidade e aparece em diversas cenas.

Broadgate Tower
Broadgate Tower

Para a sede do Ryme City Police Department foram gravadas imagens em frente ao The Broadgate Tower, outro marco da arquitetura londrina. O prédio de escritórios foi construído entre 2005 e 2008 e alcança 165 metros com seus 33 andares, bem alto considerando que a área limita a extensão da maioria dos prédios para manter a vista e melhor aproveitar a luz solar. A estrutura também foi usada no filme Skyfall do James Bond para representar um arranha-céus de Shangai.

Leadenhall Building
Leadenhall Building

Também tem o Leadenhall Building, popularmente conhecido Cheesegrater (ralador de queijo), que funciona como a sede de uma empresa importante para a trama. O que mais chama a atenção nesse prédio é que a fachada tem um ângulo de inclinação de 10°, criando uma forma bem caraterística. O objetivo desse corte foi manter a vista para alguns dos principais atrativos da cidade, especialmente a St. Paul’s Cathedral e o Palace of Westminster. Além disso, com cada andar sendo 75 centímetros menor que o anterior, foram criados escritórios com tamanhos que atendem a diferentes necessidades.

Leadenhall Street
Leadenhall Street

Ele fica na Leadenhall Street, uma via que mistura os estilos arquitetônicos romano e britânico do primeiro e segundo séculos, sendo um importante ponto histórico da cidade. Durante os séculos XVIII e XIX, seu nome era sinônimo da East India Company, já que ali ficava a sede da empresa. Atualmente, a rua é mais associada ao mercado de seguros, particularmente à Lloyd’s of London, que inclusive aparece no filme, mas várias outras grandes empresas da área encontram-se próximas. Esses são apenas alguns dos diversos edifícios que podem ser avistados durante o desenrolar da história.

Charlotte Road
Charlotte Road

Outros espaços parecem ter sido filmados em cidades estrangeiras, mas também fazem parte de Londres. Um dos exemplos é a Charlotte Road, uma rua estreita que foi usada para representar a movimentada feirinha noturna de temática asiática, inclusive com placas em outros idiomas. No fim das contas, eu fiquei bem convencido de que se tratava de uma cidade ficcional.

Chatham Historic Dockyard
Chatham Historic Dockyard

Já fora da capital, um dos lugares explorados foi o Chatham Historic Dockyard, museu marítimo com 1,6 km2 onde funcionavam as principais estruturas da marinha real até o ano de 1984, na cidade de Chatham. Com o fechamento, o espaço foi dividido em três partes, sendo que uma delas abriga um porto comercial; outra foi convertida em uma mistura de áreas comerciais, residenciais e de lazer; e a outra está aberta à visitação como atração turística e histórica.

Minley Wood
Minley Wood

Já mais afastado das cidades, foram gravadas algumas cenas em uma ponte na área verde conhecida como Minley Wood, em Fleet. A cidade possui como atrativos espaços e eventos voltados para a prática de esportes, como clubes de golfe, futebol e atletismo. Por muitos anos, a área foi eleita o melhor lugar para se morar no Reino Unido devido aos espaços de lazer, às boas condições climáticas, à saúde da população e outros fatores.

Glen Nevis
Glen Nevis

Filmagens adicionais também foram feitas na Escócia, com enfoque nas áreas naturais e montanhosas. O Glen Affric tem muitos pinheiros, lagos, charnecas e montes, sendo um destino popular para caminhantes, alpinistas e ciclistas. O Glen Orchy é menor e não tem nenhum povoado, apenas poucas e isoladas casas, chamando a atenção pelas suas cachoeiras. Já o Glen Nevis se destaca pela beleza cênica, já que abriga a terceira maior queda d’água do país, a Steall Falls, e foi usado como cenário para diversos filmes. Em Pokemon Detetive Pikachu, é mostrada a estrada que corta o vale circundado de picos nevados.

Devil's Pulpit
Devil’s Pulpit

Cenas também foram gravadas no pequeno e profundo Finnich Glen, que tem como principal atrativo uma formação circular de rochas conhecida como Devil’s Pulpit e uma íngreme escadaria construída por volta de 1860. Como não tem uma estrutura voltada para o turismo, a chegada de muitas pessoas em busca de aventura acabou trazendo danos à natureza e aos degraus históricos, além de riscos aos visitantes que, em alguns casos, precisaram ser resgatados.

Golden Oak Ranch
Golden Oak Ranch

Além das locações reais, também foram gravadas cenas em estúdios no Reino Unido e nos Estados Unidos, incluindo o rancho cinematográfico com 360 hectares da Walt Disney, que serviu como cenário para a cidade onde mora o protagonista. O Golden Oak Ranch fica nos arredores de Newhall, na Califórnia, a menos de uma hora de viagem de Los Angeles, e também já foi usado por diversas produções. Falando nisso, uma sequência do filme foi confirmada antes mesmo do lançamento deste. Então, logo mais poderemos conhecer outros locais cheios de pokémons, sejam eles criações ficcionais do universo da história ou locais reais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s