Fleabag

Fleabag – 1ª temporada ★★★★☆

Temporada:
Episódios: 6
Ano: 2016
Elenco: Phoebe Waller-Bridge, Sian Clifford, Olivia Colman, Bill Paterson, Brett Gelman, Hugh Skinner, Hugh Dennis, Ben Aldridge, Jamie Demetriou, Jenny Rainsford.

Essa série britânica de drama e comédia me chamou a atenção ao vencer prestigiados prêmios da televisão em ambas as temporadas, mas acabei demorando um pouco a assistir porque eu ainda não tinha assinado o Amazon Prime.

Personagem principal fala diretamente com os espectadores
Personagem principal fala diretamente com os espectadores

A série é baseada em uma apresentação de stand-up show criada em 2013 por Phoebe Waller-Bridge, que também escreve e protagoniza a série. Ela interpreta uma mulher de espírito livre e sexualmente ativa, mas com uma personalidade confusa e raivosa que atrapalha seus relacionamentos amorosos, com familiares e de amizade. A personagem constantemente quebra a chamada quarta parede ao conversar diretamente com o público, o que permite revelar seus pensamentos e percepções com um humor tipicamente britânico, cheio de ironias.

Personagem vive diversos conflitos
Personagem vive diversos conflitos

Apesar de bastante engraçada, a série trata de temas pesados como a dependência emocional, conflitos familiares, machismo e outros. São apenas seis episódios de pouco mais que vinte minutos em cada temporada, mas é o suficiente para aprofundar em diversas questões. O termo fleabag, cuja tradução literal do inglês é “saco de pulgas”, na verdade é uma gíria negativa que pode ser entendida como espelunca. Embora a personagem principal nunca seja chamada assim na série, sabemos que o título se refere principalmente a ela. Aliás, enquanto algumas das pessoas com quem ela interage recebem nomes, outras bem importantes para a trama acabam sendo referenciadas apenas por suas funções, como pai, madrasta ou apelidos.

Dartmouth Park
Dartmouth Park

Os moradores de Londres, na Inglaterra, podem reconhecer facilmente a região onde foram rodadas a maioria das cenas. Trata-se do bairro Dartmouth Park, que fica em Camden. Embora o interior das moradias das duas irmãs tenha sido criado em estúdio, a fachada da casa de Claire, por exemplo, pode ser vista na Laurier Road, onde o preço médio é de £2.800.000,00 – muita riqueza.

Highgate Cemetery
Highgate Cemetery

A maioria das cenas nas ruas das duas temporadas também foram feitas na redondeza, que oferece diferentes estilos em uma área consideravelmente pequena. Entre os pontos escolhidos estão Southampton Road, em Gospel Oak; Croftdown Road e St. Alban’s Road, em Kentish Town; Highgate Road, no Parliament Hill Fields; Lincolns Inn Fields; e Finsbury Square. Nem preciso dizer da vontade que dá de ir passear na capital da Inglaterra.

Café com tema de porquinhos da índia
Café com tema de porquinhos da índia

Um dos locais que mais desperta o interesse dos fãs da série é o café com tema de porquinho da índia. As imagens são do The Village Café que, até então, era um espaço modesto e com apenas duas avaliações na rede Yelp – uma delas de um consumidor reclamando ter sido cobrado nove libras esterlinas por um café da manhã bem fraco, um preço para muito absurdo que o próprio roteiro ironiza. Depois do lançamento da série, o local passou por uma reestruturação e foi transformado em um restaurante turco, agora chamado Bold Café & Restaurant. Ainda é possível visitá-lo, mas não espere encontrar a mesma decoração.

Tate Modern
Tate Modern

Uma exposição nada convencional foi filmada no piso superior do Tate Modern, museu britânico de arte moderna instalado em uma antiga central de energia elétrica construída entre 1947 e 1963. Segundo o diretor, a abundância de luz natural se mostrou um bom contraponto para os momentos sombrios vividos pela personagem central. Independente do seu estado de espírito, você pode conhecer o acervo permanente e algumas mostras temporárias gratuitamente, como acontece com vários dos museus londrinos.

Hedsor House
Hedsor House

Mas nem tudo se passa na cidade. Também é mostrado um retiro espiritual na belíssima propriedade conhecida como Hedsor House, uma mansão em estilo italiano com vista para o Rio Tamisa. Localizada no condado de Buckinghamshire, ela já serviu de casa de família, escola do convento, base de espiões do exército americano e sede de uma corporação. Hoje funciona como palco de eventos, casamentos e filmagens. A mansão fica em Buckinghamshire e possui vista para o Rio Tâmisa. Infelizmente não é um local aberto para a público ou com visitação liberada, mas você pode alugá-lo se desembolsar alguns milhares de libras esterlinas por noite para todo o espaço, incluindo onze quartos.

Assine o Amazon Prime

Todos os episódios de Fleabag estão disponíveis no Amazon Prime, serviço que inclui plataformas de streaming de vídeo, jogos e músicas, acervo de centenas de livros, revistas e outros conteúdos digitais, além de entregas grátis e/ou expressas de produtos comprados no site. O Prime Video possui um conteúdo original bastante interessante, entre séries, filmes, documentários, shows e outros, além de disponibilizar as produções de terceiros, podendo ser comparado ao Netflix.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s