Undone

Undone ★★★★☆

Temporada:
Episódios: 8
Ano: 2019
Elenco: Rosa Salazar, Angelique Cabral, Constance Marie, Siddharth Dhananjay, Daveed Diggs e Bob Odenkirk.

Primeira série em animação original do Amazon Prime Video, serviço de streaming de filmes, séries e outros audiovisuais da gigante do comércio online, Undone explora a natureza elástica da realidade através de sua personagem principal, não à toa chamada Alma. Durante oito episódios de pouco mais que vinte minutos, acompanhamos a trajetória de uma mulher que se sente presa na vida cotidiana de acordar ao lado do namorado, se arrumar no banheiro, tomar café da manhã, dirigir até o trabalho e por aí vai.

Personagem se sente presa ao cotidiano
Personagem se sente presa ao cotidiano

Tudo muda quando ela passa a ter uma nova relação com o espaço/tempo após sofrer um grave acidente de carro, ganhando habilidades que usa para tentar descobrir a verdade sobre a morte de seu pai, um evento ocorrido em sua infância que definiu os rumos de sua vida. Um dos grandes acertos da animação é a criação de personagens com quem podemos no relacionar, com diálogos bem construídos e ótima química e intensidade nas atuações. Eu não quero entrar em detalhes sobre as questões abordadas para não dar spoilers, então vou focar em outros aspectos que me chamaram a atenção, como a parte técnica.

Momento dramático na vida de Alma
Momento dramático na vida de Alma

A produção utilizou da rotoscopia, animação em que são feitas filmagens com pessoas para utilizar como referência no desenho quadro a quadro de seus movimentos. Originalmente, isso era feito através de projetores e mesas de vidro, mas o processo agora acontece em computadores. Com isso, é possível alcançar um resultado bastante fidedigno, tanto que eu reconheci imediatamente a feição da Rosa Salazar, atriz que eu já tinha visto em outros trabalhos e que interpreta a personagem principal.

A realidade é desintegrada pela mente
A realidade é desintegrada pela mente

O uso da animação também permite maior liberdade visual para as cenas que extrapolam a realidade na trama, que parece literalmente desintegrar o mundo à nossa volta. Na verdade, não sabemos se estamos vendo sonhos, alucinações, cenas imaginadas, recordações ou psicoses. Obviamente, o mesmo resultado poderia ser alcançado com efeitos especiais em um live-action, mas a chance de ficar mal feito e causar estranheza seria maior do que em um desenho, que evoca uma aura surreal mesmo nas cenas realistas, combinando bastante com a temática abordada. Seja como for, a série se destaca pela beleza de suas imagens.

Cenários pintados em tela
Cenários pintados em tela

Pode passar desapercebido pela maioria dos espectadores, até porque ficamos tão envolvidos com a história que fica difícil prestar tanta atenção aos detalhes, mas os cenários são todos feitos com pinturas em tinta óleo sobre tela, sendo possível até mesmo ver a marca dos pincéis em algumas cenas. Para esse trabalho foram contratados artistas profissionais em Amsterdã.

Artistas trabalham na produção
Artistas trabalham na produção

Como eles já tinham seus estilos próprios, foi necessário fazer um treinamento de pelo menos quatro meses para alcançar um visual único e criar uma unidade entre as diferentes cenas. Depois, essas telas foram digitalizadas e transformadas em ambientes em três dimensões para a criação dos ambientes internos ou usadas como fundo.

Filmagem de referência para a animação
Filmagem de referência para a animação

Enquanto a produção dos cenários acontecia a partir de fotografias de referência da cidade de San Antonio, as filmagens dos atores foram feitas em Los Angeles em um estúdio com cenário limitado a poucos objetos ou reproduções dos mesmos. Em uma cena de carro, por exemplo, foi usado apenas um banco e um volante, enquanto uma festa se limitava a uma mesa e cadeiras, exigindo dos atores um grande exercício de imaginação. Essas imagens foram editadas e enviadas para um estúdio no Texas, onde cerca de vinte e cinco artistas redesenharam tudo quadro a quadro no processo de rotoscopia. O resultado desse trabalho foi então para Amsterdã para receber cores e sombras, além de efeitos de luz, textura e outras finalizações.

Vista da cidade
Vista da cidade

Depois de ver inúmeras produções que se passam em cidades mais famosas dos Estados Unidos, sendo a principal delas Nova York, foi interessante reconhecer os pontos turísticos de San Antonio, no Texas, justamente o destino da minha última viagem internacional. Eu nem sabia que a história se passava lá, mas reconheci logo no primeiro episódio, que começa mostrando uma bela imagem do centro com destaque para o observatório da Tower of the Americas, que chama a atenção com seus 176 metros de altura, e a grande arena de esportes chamada Alamodome.

Passeio pelo River Walk
Passeio pelo River Walk

Durante a minha estadia na cidade, também passei todos os dias pelo River Walk, que é uma rede de canais para desvio do rio e controle do volume de água com o objetivo de evitar os alagamentos que causavam danos à região central da cidade. O projeto extrapolou suas funções e transformou o espaço em uma área de lazer com vários quilômetros de pistas de caminhada e a abertura de diversos restaurantes, hotéis, pontos comerciais e outros estabelecimentos.

The Alamo
The Alamo

Ali perto também fica um local de grande importância para a história da cidade e do estado. The Alamo é uma estrutura do século XVII construída para abrigar uma missão religiosa espanhola que depois passou a ser utilizada por diferentes tropas militares ao longo dos anos, estando intimamente ligadas aos conflitos entre os Estados Unidos e o México pelo domínio da região. Funcionando como um museu, o local é um símbolo da independência do Texas, incluindo representações teatrais dos eventos que pude presenciar durante a minha visita. Mas a questão é bastante polêmica por se questionar, atualmente, quem realmente teria direito às terras, que eram originalmente ocupadas por nativos americanos, algo brevemente comentado na série.

Influência mexicana
Influência mexicana

Undone também dá destaque para a grande influência mexicana na região, já que alguns dos personagens principais nasceram ou são descendentes de famílias do país vizinho, que perdeu a área para os americanos em uma guerra justificada pela libertação. Também toca em assuntos como herança cultural, preconceito e a formação de uma sociedade cosmopolita, temas importantes para os Estados Unidos como um todo, mas especialmente relevantes nos tempos atuais, em que vemos um crescimento da intolerância e da xenofobia.

St. Anthony de Padua Catholic Church
St. Anthony de Padua Catholic Church

Além dos atrativos que eu visitei, também me interessei em pesquisar as locações que não reconheci, como a St. Anthony de Padua Catholic Church, igreja frequentada pela família da protagonista, o Fiesta Texas, um parque de diversões, e o Witte Museum, com foco em ciências naturais. Os produtores também deram atenção especial às casas, que mostram a arquitetura local em detalhes que vão das fachadas até os azulejos dos banheiros. Obviamente, San Antonio é apenas um pano de fundo para a história, mas é bom encontrar detalhes tão íntimos da cidade inseridos na trama de forma inventiva e com resultados visualmente surpreendentes.

Assine o Amazon Prime

Após a ótima avaliação da crítica e aceitação do público, já foi confirmada a produção da segunda temporada. Para assistir a essa série e a outras produções próprias e de terceiros, basta assinar o serviço prime, que também dá acesso ao streaming de jogos e músicas, à leitura de centenas de livros e revistas e a entregas grátis e/ou expressas de produtos comprados no site por um preço em conta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s