Acredito que todo mundo gosta de fazer um balanço do que aconteceu em sua própria vida no ano que está chegando ao fim. Além de pensar nas conquistas, dramas e tudo mais, também dou uma analisada nas minhas músicas, séries, filmes e viagens, além, é claro, das leituras que apresento abaixo. Com a correria do dia a dia, acabo não lendo todos os livros que pretendia, já que é uma atividade que demanda mais tempo, mas aí vai a lista de 2019.
China’s silent army – Juan Pablo Cardenal e Heriberto Araújo
Geralmente eu leio mais ficção, mas essa obra me foi recomendada e acabou sendo a preferida do ano. Infelizmente não encontrei para ler em português – o original é espanhol, mas preferi pegar a versão em inglês, já que tenho mais domínio da língua. O texto é o resultado de um jornalismo investigativo que revela a extensão das conquistas do governo chinês no mundo, com foco nos países subdesenvolvidos da Ásia, África e América Latina. Foram dois anos de viagens entrevistando trabalhadores, comerciantes, empresários, ativistas, políticos e outras pessoas, com um resultado assustador e fascinante.
A vida invisível de Eurídice Gusmão – Martha Batalha
Fui atrás desse livro assim que assisti ao trailer da adaptação cinematográfica, que acabou sendo escolhida para representar o Brasil no Oscar no lugar do superior Bacurau. No fim das contas, achei o filme apenas bom e a obra literária me agradou bem mais. Além de fatos marcantes da história do Rio de Janeiro, o grande destaque é para a vida das mulheres em uma sociedade machista, demonstrando a falta de liberdade, os projetos frustrados por convenções sociais, a influência da moral e dos bons costumes e outros detalhes sórdidos. Incrível como muitos dos temas tratados ainda se mantém tão atuais.
Picnic at Hanging Rock – Joan Lindsay
Outro livro que eu li em inglês, mas dessa vez depois de ter visto e me encantado com o filme. Publicada pela primeira vez em 1967, a história do desaparecimento de algumas mulheres durante um piquenique promovido por uma escola da alta sociedade logo se tornou um clássico. A atmosfera de mistério ainda causa discussões nos dias de hoje, com vários leitores e estudiosos sugerindo soluções que vão desde explicações lógicas até aspectos transcendentais para os acontecimentos.
Viagem ao centro da Terra – Jules Verne
Depois de tanto ouvir falar sobre esse autor, que é considerado por muitos o pai da ficção científica, finalmente resolvi ler os livros da coleção de viagens extraordinárias. A trama nos apresenta o renomado professor Otto Lidenbrock, geólogo e mineralogista que descobre uma mensagem criptografada descrevendo uma viagem. Excitado com a ideia de fazer descobertas científicas, ele não hesita em se lançar na mesma aventura por paisagens inóspitas.
Além dos citados acima, que se destacaram mais, também li outros livros, sendo que somente o último da lista não me agradou particularmente.
Alucinações musicais – Oliver Sacks
Alta fidelidade – Nick Hornby
A volta ao mundo em 80 dias – Jules Verne
20 mil léguas submarinas – Jules Verne
O inventário das coisas ausentes – Carola Saavedra
Além da versão impressa, também é possível ler no Kindle, dispositivo que mudou a minha relação com a leitura ao permitir carregar uma quantidade enorme de livros em um aparelho cuja bateria dura por vários dias, tem uma tela que não cansa os olhos, dá acesso imediato a dicionários de significado e tradução, marca e compila trechos e outras vantagens.
Bem, desses aí li só Viagem ao Centro da Terra (adoro Júlio Verne)… mas fiquei curiosa com os outros. Obrigada pelas dicas!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Esse ano tentei ler uns livros que tivessem ligação com lugares e viagens!
CurtirCurtido por 1 pessoa