Retrospectiva das viagens feitas em 2019

Retrospectiva 2019 – Viagens

Após fazer as retrospectivas de livros, músicas, séries e filmes, chegou a hora de tratar do tema principal dessa página. Acabei deixando essa postagem para o fim porque eu tinha a impressão que não tinha feito muitas viagens esse ano, já que precisava economizar dinheiro e também investir meu tempo na reforma do apartamento. Olhando para trás, entretanto, acabei descobrindo que eu passeei bastante. Realmente não tive aquele momento de grandes planejamentos para férias no exterior, mas várias pequenas escapadas.

Fim de ano em Houston
Houston

Nos dez primeiros dias do ano, eu ainda estava em Houston. Eu fiquei uma temporada longa nos Estados Unidos, então foi um ritmo de passeio mais lento, sem compromisso de sair de casa todos os dias. Ainda assim, aproveitei para conhecer alguns dos atrativos da cidade nessas últimas semanas, como foi o caso do Houston Zoo, que estava com uma iluminação especial à noite.

Smile now cry later
Austin

O meu voo de volta para o Brasil partia de outra cidade, que eu aproveitei para conhecer por alguns dias. Como tinha pouco tempo em Austin, fiz aquele roteiro intenso de visitar vários atrativos no mesmo dia. Embora seja cansativo, valeu muito a pena porque a cidade, que é a capital do Texas, tem uma cena artística bem interessante, prédios históricos, parques amplos e um clima agradável no inverno.

Mata fechada
Monte Verde

Em março, passei um fim de semana com a família inteira, o que é uma raridade hoje em dia, com cada um morando em um canto. Para ajudar na logística, foi escolhida a pequena vila de Monte Verde, que fica na divisa de Minas Gerais com o estado de São Paulo. Distrito de Camanducaia, esse destino das montanhas é conhecido pelo seu clima frio e construções em estilo europeu. Confesso que a parte da arquitetura eu achei um pouco forçada, mas comi em bons restaurantes, fiz caminhadas em meio à natureza selvagem e gostei bastante.

Extensa faixa de areia
Arraial d’Ajuda

Aproveitando que a minha mãe construiu uma casa de temporada em Arraial d’Ajuda, viajei para a praia em junho e fiquei por lá quase duas semanas – a vantagem de ter hospedagem gratuita. Eu costumava ir todos os anos para a Bahia, já que o acesso era fácil e rápido de onde em morava, e visitei essa região algumas vezes. Como já havia muito tempo que eu não ia, confesso que não me lembrava de muitas coisas, então foi como conhecer um lugar novo. Aproveitei para curtir o mar, principalmente na Praia do Mucugê, ler e descansar.

Escada na lateral da igreja
Trancoso

Também passei um dia em Trancoso, com direito à clássica visita ao Quadrado, com suas casas históricas coloridas e uma bela vista do mar. Devo voltar lá outras vezes no futuro, provavelmente ainda esse ano. Arraial d’Ajuda pode ser usada como ponto de partida para diversos passeios pela região e uma rápida travessia de balsa te leva até Porto Seguro, cidade da qual ela é um distrito.

Espelho no jardim
Rio de Janeiro

Já em outubro, passei alguns dias no Rio de Janeiro, outra cidade que já visitei em diversas ocasiões. Geralmente fico na zona sul, onde se concentra uma grande parte dos atrativos turísticos. Mas, dessa vez, me hospedei na Barra da Tijuca e aproveitei para conhecer lugares novos como a Ilha da Gigóia, que eu confesso que nunca tinha ouvido falar.

Combo com iogurte, pão, bolo e café espresso
Campinas

Por fim, como acontece todos os anos, fiz várias viagens para São Paulo e Campinas, cidades que eu vou com uma frequência grande durante o ano porque é onde mora parte dos meus familiares. Acabo não fazendo tanto turismo, mas sempre conheço algum restaurante novo. Além disso, sempre tem alguns atrativos culturais como exposições de arte ou shows que não vão chegar a Belo Horizonte e eu aproveito para conferir.

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s