Lilia Café

Rio de Janeiro – Lilia Café

Eu não cheguei a conhecer o Restaurante Lilia, aberto em 2017 na Rua do Senador, 35, Lapa. Na minha última viagem à cidade, entretanto, depois de passear pelo Aterro do Flamengo, aproveitei que estava razoavelmente próximo e segui até o Centro Cultural Banco do Brasil com o objetivo de almoçar no Lilia Café. Essa filial fica na Rua Primeiro de Março, 66.

Balcão de lanches
Balcão de lanches

No térreo fica um balcão onde são vendidos bolos, tortas, brownies, tarteletes, salgados e outras guloseimas típicas de cafés tradicionais. Também são servidos cafés especiais, chás e outras bebidas. É uma ótima pedida para aqueles que estão visitando as exposições e querem fazer um lanche rápido, mas de alta qualidade. Esse espaço fica aberto durante todo o dia.

Livraria da Travessa
Livraria da Travessa

Já no mezanino, que pode ser acessado por dentro da Livraria da Travessa, funciona o restaurante por um período mais curto. Como a minha intenção era almoçar, me dirigi diretamente para lá.


Ambiente ★★★★☆

O Lilia Café funciona em um histórico prédio de linhas neoclássicas inaugurado em 1906. Atualmente ocupado pelo CCBB-RJ, uma das instituições culturais mais visitadas do país, o edifício foi projetado por Francisco Joaquim Bethencourt, arquiteto do Império, e sediou a Associação Comercial.

Centro Cultural Banco do Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil

No ambiente do mezanino, onde ficam as mesas do almoço, é possível ver o topo das colunas do térreo. Fora isso, não há muitas decorações, mesmo porque o pé direito é bem baixo por ser uma sobreloja, então o ideal era deixar tudo o mais clean possível. O espaço tem capacidade para 70 pessoas.

Mesas no mezanino
Mesas no mezanino

Serviço ★★★★★

O almoço no Lilia Café é servido de nos dias de semana, de 11h30 às 15h, com exceção da terça-feira, quando fica fechado. Nos finais de semana, está aberto até às 16h. Como eu fui em um domingo e cheguei um pouco tarde, já haviam várias mesas vazias e fui acomodado imediatamente. O atendimento foi exemplar, com muita simpatia e eficiência.


Preço ★★★★☆

O restaurante trabalha com um menu completo de preço único. Na ocasião da minha visita, o valor de R$68,00 incluía o couvert, entrada, prato principal e sobremesa, o que eu achei um valor muito justo pela qualidade da refeição. Obviamente não é o local mais barato para se comer, mas fiquei bastante satisfeito.

Menu do dia
Menu do dia

Há opções de vinhos em garrafas ou taça, drinks, cerveja, refrigerantes e outros. As bebidas são cobradas à parte, o que acaba por encarecer bastante a conta, dependendo do que você pede. A boa notícia é que portadores de cartão de crédito Ourocard têm desconto de 10%, o que já elimina o valor do serviço (caso você opte por pagar).


Comida ★★★★★

Para as refeições, são criados cardápios sazonais com ingredientes selecionados, em sua maioria orgânicos. Quando eu fui, o couvert era o mesmo para todos, havia três opções de entradas, três de pratos principais e duas de sobremesa, sendo que pelo menos uma de cada categoria era vegetariana. O menu muda com certa frequência, mas vou postar aqui o que comi para dar uma ideia.

Couvert com pão da casa
Couvert com pão da casa

Como não precisava ser escolhido, o couvert foi trazido assim que nos sentamos na mesa. Eram alguns pães da casa acompanhados de manteiga com flor de sal e guacamole. Eu adoro um bom pão artesanal, então fiquei bastante satisfeito. Lembro que na hora achei que veio pouco, mas ainda bem que foi assim porque, caso contrário, eu não conseguiria ter comido toda a refeição.

Suco de abacaxi com massala
Suco de abacaxi com massala

Para beber, pedi o suco do dia, que é pago separadamente. Nesse dia era abacaxi com massala, uma especiaria indiana que eu jamais teria imaginado utilizar em uma bebida, mas que me agradou bastante.

Peixe cru marinado
Peixe cru marinado

Entre as opções de entrada, escolhi o peixe cru marinado com emulsão de cúrcuma e soro de iogurte, feijão guandu, vagem, abobrinha e óleo de cebolete, um prato extremamente delicado e saboroso. A apresentação também me pareceu bastante interessante.

Corte de black angus
Corte de black angus

Na sequência, eu quis o corte de black angus, batata doce laranja, brócolis, picles de cebola e couve de bruxelas. Uma das coisas que eu gostei foi que as porções eram pequenas em todos os pratos, mas, no conjunto, formavam uma refeição completa sem te deixar empanturrado. Para se ter uma ideia, esse prato principal era praticamente do mesmo tamanho que a entrada.

Sobremesa de jabuticaba
Sobremesa de jabuticaba

Para finalizar, comi a sobremesa de jabuticaba, iogurte, balsâmico e chocolate branco. Foi a única que eu achei o visual um pouco estranho, já que parecia uma coisa sangrenta. O menu não explicava bem, mas era tipo uma mousse de dois sabores com a calda da fruta e eu achei o sabor delicioso.


Resumo ★★★★★

Eu amei absolutamente todos os itens da refeição do Lilia Café e confesso que teria voltado no dia seguinte para fazer escolhas diferentes, mas era preciso voltar para minha casinha porque a viagem tinha chegado ao fim. Seja como for, mal posso esperar para conhecer o restaurante na próxima vez que visitar a cidade do Rio de Janeiro ou voltar mesmo nessa filial.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s