Abigail Coffee Co.

Campinas – Abigail Coffee Co.

Ainda que eu não seja, nem de longe, um especialista na bebida, mesmo porque não costumo tomar diariamente, como faz grande parte da população brasileira, consegui sentir bem evidente os aromas e sabores diferentes dos cafés preparados e servidos no Abigail Coffee Co., que funciona na Avenida Coronel Silva Telles, 165, no Cambuí. Embora tenha pouco tempo, a casa já é apontada como uma das melhores de Campinas.


Ambiente ★★★★☆

O espaço é organizado em diferentes ambientes. Há algumas mesas na calçada, mas no dia que eu fui estava chovendo e parte delas acabou ficando inutilizada, já que o espaço não é todo coberto. Do lado de dentro, é possível sentar em um balcão com cadeiras mais altas ou nas mesas dispostas em um corredor. Não são muitos lugares e é possível que o ambiente fique lotado em dias mais movimentados. De qualquer maneira, gostei da decoração aconchegante com mesas de madeira com pátina antiga, piso de cimento queimado e cadeiras de ferro, o que dá um clima de fazenda. O toque de modernidade é dado pelas tubulações aparentes em estilo industrial das luminárias.

Mesas da área interna
Mesas da área interna

Gostei bastante do pequeno jardim interno que conta com kokedamas de pés de café. Também é possível observar o cuidado na escolha das louças usadas para servir as comidas e bebidas. As cerâmicas foram produzidas artesanalmente e apresentam formas irregulares e únicas em cada peça, uma valorização das diferenças. Ainda gostei dos quadros que mostram diferentes técnicas de preparação do café.


Serviço ★★☆☆☆

A parte boa do atendimento foram as explicações sobre os cafés, com seus  diferentes sabores e técnicas de preparação. Fora isso, confesso que fiquei insatisfeito com o serviço. Quando se tem um espaço em que o número de mesas é limitado, eu acho interessante ter uma pessoa para receber os clientes, colocar em uma lista de espera caso haja necessidade e acomodar quando houver disponibilidade, inclusive gerenciando a quantidade de pessoas para colocá-los próximos. Aqui a gente entrou e ficou meio perdido, sem saber se procurávamos primeiro um lugar ou se já fazíamos o pedido. Também achei que não faz muito sentido que o cliente precise ir até o balcão para fazer suas escolhas, já que ele terá que esperar sentado depois para ser servido na mesa. Mas até aí tudo bem.

Atendimento no balcão
Atendimento no balcão

O que não gostei mesmo foi que os funcionários pareciam confusos. O problema que mais incomodou foi que as coisas chegavam por etapas, então você ficava um tempo comendo sem ter o que beber ou tinha que ficar enrolando, com a comida ficando fria. Ou chegava o pedido de uma outra, enquanto a outra só receberia vários minutos depois. Também vi uma pessoa da mesa ao lado reclamar que sua bebida tinha vido errada, ao que a funcionária replicou que lá o café com leite e o cappuccino eram a mesma coisa. De fato, a versão italiana da bebida não leva chocolate, mas eles podiam explicar isso antes, já que não é o que a maioria dos brasileiros espera.


Preço ★★★☆☆

Os valores cobrados são altos, mas isso se justifica pela qualidade dos produtos e os processos artesanais de preparação. Além do que é consumido no local, também é possível comprar algumas coisas da lojinha para levar, incluindo cafés selecionados e utensílios como coadores.

Produtos da loja
Produtos da loja

Comida e bebida ★★★★★

O Abigail Coffee Co. é comandado por pessoas que realmente entendem do assunto e isso fica claro na escolha dos produtos que, na maioria das vezes, é exportado para outros mercados e pouco consumido pelos brasileiros. Os grãos vêm da Fazenda Daterra Coffee, uma referência não apenas em qualidade, mas também em sustentabilidade com grande parte da sua área composta de mata nativa preservada, tratamento de resíduos e programas educacionais com a população local.

Grãos de cafés selecionados
Grãos de cafés selecionados

Ao contrário da maioria dos estabelecimentos, que tem as máquinas e espaços de preparo nos fundos, aqui os cafés ficam em evidência. Você pode abrir cada um dos potinhos para sentir o aroma e o funcionário explica as suas particularidades. Além disso, é possível acompanhar os diferentes preparos que incluem, além dos tradicionais espressos, cappuccinos e machiattos, métodos menos conhecidos de café coado como V60, Aeropress, Chemex e Clever.

Café coado
Café coado

Os grãos são divididos em três categorias: os mais baratos são os da casa; depois vêm os microlotes da fazenda; e, por fim, os especiais. Além das produções próprias, também há os selecionados de outros lugares. Como já estava incluso no meu combo, eu acabei tomando apenas o café espresso, que também é usado na composição de outras bebidas, incluindo opções geladas para os dias mais quentes. Para quem quiser ter uma experiência diferente, vale a pena pedir um dos cafés coados. Meu namorado também quis o combo de refeição, mas pagou um pouco a mais para trocar o espresso por um grão colombiano moído na hora, coado e servido na taça. Eu experimentei e achei o sabor bem interessante.

Combo com iogurte, pão, bolo e café espresso
Combo com iogurte, pão, bolo e café espresso

Como foi a minha primeira vez no local, resolvi pedir o combo e experimentar diferentes opções. A refeição foi composta de um iogurte com mel e granola, um pão de fermentação natural acompanhado de manteiga e geleia de morango, bolo de banana com gotas de chocolate (havia outras opções) e café espresso, tudo de fabricação artesanal própria e ótima qualidade. Senti falta de um suco natural, já que é bastante comida para ser acompanhada apenas por um cafezinho. Também achei que merecia vir duas fatias do pão.


Resumo ★★★☆☆

Gostei bastante das opções gastronômicas do Abigail Coffee Co., já que tudo é preparado ingredientes de ótima procedência. O problema foi o atendimento, que, pelo menos nessa minha primeira experiência, foi deficiente a ponto de causar insatisfações em mim e nos clientes que estavam próximos. De qualquer maneira, é possível que eu volte lá para provar outros cafés.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s