Restaurante Jiquitaia

São Paulo – Restaurante Jiquitaia

Nem todas as vezes que eu vou para São Paulo eu faço passeios turísticos, já que as idas algumas vezes são para encontrar a família e amigos. Mas sempre, sem exceção, eu acabo comendo em algum lugar novo. Da última vez eu experimentei o Restaurante Jiquitaia, que fica na Rua Antônio Carlos, 268, no bairro Consolação, a apenas dois quarteirões da Avenida Paulista.


Ambiente ★★★★★

Do lado de fora já dá para perceber que o estabelecimento funciona em uma antiga casa, já que a entrada se dá por uma pequena porta e a fachada tem janelas antigas. Eles fizeram questão de manter esses elementos, que dão uma sensação de aconchego. O visual, entretanto, ganha ares modernos com uma pintura bem colorida e estilosa que eu gostei bastante. Eles também escrevem em um quadro negro as opções do menu.

Decoração com elementos brasileiros
Decoração com elementos brasileiros

A decoração interna também chama bastante a atenção, com objetos, quadros de fotografias e pinturas nas paredes do cotidiano brasileiro, o que tem tudo a ver com a gastronomia oferecida. Também chama a atenção o uso de elementos naturais como madeira, muitas plantas, o barro do tijolinho à vista, o painel o e forro feitos com bambus e as cerâmicas usadas na mesa. Tudo de muito bom gosto e bem cuidado, bastante agradável.

Cozinha aberta
Cozinha aberta

Outra coisa que eu sempre gosto é quando tem uma cozinha aberta, não que eu ache um ambiente especialmente bonito, já que são vários equipamentos mais funcionais que esteticamente trabalhados. Mas é interessante ver o movimento das pessoas, os pratos sendo montados. Fora que a mera disposição de deixar tudo à vista já é um bom indício de que se trata de um lugar organizado e asseado.

Ambiente interno
Ambiente interno

O único porém com relação ao restaurante é que os cômodos são pequenos e acaba não sendo possível reunir um grupo grande em uma só mesa ou num mesmo ambiente, dependendo do número de indivíduos. Isso não foi um problema para mim, já que estava acompanhado de apenas mais uma pessoa.


Serviço ★★★★★

Eu fui ao Restaurante Jiquitaia para o almoço e cheguei razoavelmente cedo, então havia várias mesas vagas. Obviamente o espaço estava todo tomado poucos minutos depois, como é de se esperar em São Paulo. De qualquer maneira, continuamos sendo muito bem atendidos. Uma coisa que eles podiam melhorar é permitir a reserva pela página oficial, pois a opção, atualmente, parece ser entrar em contato por telefone. O local abre também para o jantar e funciona como um bar.


Preço ★★★☆☆

Geralmente eu digo que não me importo de pagar mais caro para ter uma refeição com ingredientes de boa qualidade e todo o diferencial do ambiente, atendimento e tudo mais. E eu até achei os preços justos.

Cardápio completo
Cardápio completo

O que me intrigou um pouco foi o fato da promoção de entrada + prato principal + sobremesa representar uma economia de menos de dez reais, o que chega a ser irrisório no final. Como ponto positivo, você pode escolher qualquer uma das opções do cardápio e não de um menu mais limitado, como costuma ser.


Comida ★★★★★

Falando na comida, eu gosto bastante de restaurantes que têm um cardápio simples, de poucas ou até mesmo apenas uma página. Como é possível visualizar todos os comes e bebes, fica mais fácil de tomar uma decisão. Apesar disso, tem ali o suficiente para agradar a todos, incluindo opções vegetarianas ou veganas.

Linguiça artesanal com salada de batata
Linguiça artesanal com salada de batata

Como foi a minha primeira vez, eu quis fazer o serviço completo para experimentar mais pratos. Para entrada, escolhi as linguiças artesanais com salada de batata, que vêm acompanhadas de um molho apimentado. Não é comum dizer isso, mas eu achei que vem muita comida para uma pessoa só, daí acabei dividindo a proteína com o companheiro que tinha pedido apenas uma salada. A linguiça estava bastante saborosa, sequinha e crocante, como deve ser. A batata faz um ótimo contraponto, com gosto suave e textura cremosa.

Feijoada light
Feijoada light

Como se pode perceber facilmente, o Restaurante Jiquitaia é especializado na gastronomia brasileira. Um dos seus destaques é a feijoada, que é um prato que eu raramente peço em restaurantes porque sempre acho que vai ser muito pesado, gorduroso ou com carnes específicas que não me agradam muito. Nesse caso, havia a opção da feijoada light, que foi a escolhida, e a completa, que contém as partes mais… exóticas. Mais uma vez, o prato é muito bem servido, contando com arroz, couve, vinagrete, farofa, fatias de laranja e torresmos bem carnudos, além de uma farta cumbuca de feijão preto com as carnes que eu gosto. Sendo bem chato, posso dizer que gosto do caldo do feijão mais grosso. De qualquer maneira, estava delicioso, mas confesso que não consegui comer tudo, caso contrário não teria espaço para a sobremesa.

Mousse de chocolate preto com calda de cupuaçu
Mousse de chocolate preto com calda de cupuaçu

Por sorte o doce era de um tamanho normal, sem exageros. Fui no mousse de chocolate preto com calda de cupuaçu. Achei bem gostoso, já que o azedinho da fruta ajuda a cortar o doce. Além disso, vem uns pedaços generosos de castanha do Pará, que são sempre muito bem-vindas.


Resumo ★★★★☆

Tirando a questão do preço, que eu só tiro alguns pontos porque realmente é um pouco elevado, embora seja o padrão para um estabelecimento desse tipo, realmente não tenho nada do que reclamar realmente do Restaurante Jiquitaia. De fato, gostei bastante da comida e quero voltar lá para experimentar outros pratos.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s