Ônibus do Buser

Viagem de ônibus com o Buser

Nos últimos anos, temos visto surgir plataformas de hospedagens, passeios turísticos, seguros de viagem, aluguel de carros, entretenimento, passagens aéreasinternet no exterior e outras áreas que dão ao usuário uma maior liberdade para fazer suas escolhas e também grande economia nos gastos. Para viagens de ônibus, eu experimentei recentemente o Buser, um serviço que conecta passageiros com empresas de fretamento.

Resultado da pesquisa e opções de classe

Já falei em outra postagem sobre o processo de compra, que envolve um rápido cadastro e o uso da página oficial ou do aplicativo para fazer a pesquisa e adquirir os bilhetes, tendo como principal atrativo receber b’$10,00 ao fazer o cadastro, a oferta de um trecho gratuito na primeira compra e a expressiva economia de dinheiro, já que os descontos chegam a 60% quando comparados às empresas de viagem tradicionais. Além disso, tudo pode ser feito do conforto de casa ou de qualquer lugar onde você esteja com acesso à internet, inclusive o cancelamento prático e rápido em caso de desistência. Agora vou falar da minha experiência indo de Belo Horizonte para Campinas e o caminho de volta.

Terminal Turístico JK
Terminal Turístico JK

Assim que foi confirmada a viagem, que depende da disponibilidade das empresas de fretamento e quantidade de reservas no grupo, recebi um e-mail com as instruções finais. Basicamente, basta se dirigir ao local indicado com meia hora de antecedência. É importante destacar que essas viagens não partem da rodoviária, mas sim de pontos de encontro. No caso de Belo Horizonte, é usado o Terminal Turístico JK, que fica na Rua dos Guajajaras, 1353. Eu confesso que fiquei com um pouco de receio de ficar na rua, no centro da cidade, à noite. Mas como o local é usado por diversas empresas de transporte alternativo, tinha ali uma boa fila de taxis e também outros passageiros, o que passou certa segurança.

Viagem operada pela empresa Cometinha
Viagem operada pela empresa Cometinha

Também é relevante deixar claro que o Buser não tem ônibus próprios. A plataforma serve para criar um grupo de pessoas interessadas a viajar para um determinado lugar e o serviço é prestado por uma empresa parceira, então os ônibus não devem ser todos idênticos e o serviço igual. No meu caso, a viagem foi feita com a Cometinha, identificada como operadora nos dados da passagem e também no veículo, como pode ser observado na foto acima.

Embarque no ônibus
Embarque no ônibus

O processo de embarque é muito simples, já que não é sequer necessário imprimir a passagem. Você vai ter a confirmação da sua passagem no aplicativo, na página oficial, no e-mail e também no SMS recebido no celular informado, mas nem isso precisa ser mostrado. A única coisa exigida é um documento com foto que deve ser apresentado ao motorista. Ele confere a informação com uma lista de passageiros, então o bilhete é identificado e intransferível. Com esse mesmo funcionário você despacha as bagagens maiores, podendo levar itens mais compactos consigo.

Poltronas cama (esquerda) e leito (direita)
Poltronas cama (esquerda) e leito (direita)

As passagens são vendidas sem poltrona marcada, então cabe a você chegar mais cedo se quiser viajar em algum lugar específico ou ir junto de outras pessoas. Tem gente que prefere ir na janela, outros no corredor. Esses no começo do ônibus e aqueles lá no fundão. Isso só será definido no momento do embarque e de acordo com a ordem de chegada. A única regra que precisa ser respeitada é a referente à classe que você comprou. No caso da minha viagem, eram duas disponíveis: leito e cama.

Poltrona leito
Poltrona leito

A poltrona leito é bastante confortável, sendo bem mais larga que a tradicional e com uma inclinação maior. Acontece muito em viagens de ônibus, mesmo nos executivos, de você ficar incomodado com o passageiro do lado, que pode ocupar um espaço grande e encostar em você. Eu gostei dessa viagem porque dá para ficar realmente afastado, já que são duas poltronas do lado do motorista, um corredor e apenas uma do outro lado. Ou seja, três no lugar da usual fileira de quatro. A configuração interna varia de acordo com a empresa que faz o trajeto, mas a que eu peguei tinha inclusive dois encostos de braços no meio, então nem acontece aquela luta de cotovelos se debatendo.

Poltrona cama
Poltrona cama

A poltrona cama era ainda mais confortável e o valor do bilhete é apenas um pouco mais caro – só vinte reais de diferença. Nela você fica totalmente sozinho, sem ninguém viajando do seu lado. Além disso, a inclinação é de 180°, então você dorme deitado como se estivesse em casa. Para quem tem dificuldade de relaxar e dormir nessas ocasiões, é a melhor opção. Como eu geralmente faço essas viagens mais longas durante a noite e tenho que trabalhar no dia seguinte de manhã, sempre tento pegar essa poltrona, que esgota bem mais rápido. Caso você esteja considerando se dá para comprar o leito e viajar na cama, pode desistir porque elas estão sempre cheias e o/a motorista confere as passagens se for necessário.

Tomada individual
Tomada individual

Falando nisso, achei a postura dos motoristas bem profissional e simpática, tanto na ida quanto na volta. Assim como acontece com outras empresas, eles deixam o passageiro à vontade para pedir para aumentar ou diminuir a potência do ar-condicionado e orientam a usar o cinto de segurança. Como diferencial, gostei de ter tomadas individuais em todas as poltronas e aproveitei para usar meu celular sem preocupar em acabar com a bateria.

Um mimo para os passageiros
Um mimo para os passageiros

Também comum em ônibus leitos, tínhamos água disponível em uma temperatura não muito gelada lá atrás e todos ganharam um kit kat. Qualquer pessoa sabe que basta me dar chocolate para ter minha admiração eterna, então fiquei feliz. Como a viagem dura cerca de nove horas, são feitas duas paradas nessas lojas de conveniência bem grandes de estradas. É uma oportunidade de comprar outras coisas para comer e beber, além de ir em um banheiro mais confortável do que o do ônibus.

Compra de passagens de ônibus baratas
Compra de passagens de ônibus baratas

Tanto na ida quanto na volta, a chegada foi um pouco antes do horário previsto, antes de nascer o dia. Em Campinas, o ponto de embarque é em frente ao Frango Assado, na Av. Benedito de Campos, 165. Não foi difícil encontrar transporte para ir até o destino final, já que haviam táxis no local. De qualquer maneira, eu preferi chamar um Uber para continuar na onda da economia aliada ao serviço de qualidade. No fim das contas, não tenho absolutamente nada a reclamar da experiência de viajar com o Buser e certamente farei uso em outras ocasiões.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s