Compra de passagens de ônibus baratas

Como comprar passagens do Buser

Hoje em dia eu viajo muito mais de avião do que quando eu era mais novo, seja porque as passagens ficaram mais baratas ou porque tenho ido para destinos mais distantes. Em compensação, as viagens de ônibus estão menos frequentes, já que é mais cômodo ir de carro para locais próximos. Ainda assim, eventualmente me pego fazendo alguns trajetos de ônibus, principalmente quando a passagem de avião está com preços impraticáveis, quando estou sozinho ou sem disposição para dirigir. O problema é que passagens de ônibus são caras, principalmente se você quer viajar com mais conforto.

Viagem operada pela empresa Cometinha
Viagem operada pela empresa Cometinha

É comum procurar por trechos de viagens de ônibus e descobrir que apenas uma empresa realiza o trajeto e os valores não são nada amigáveis. De fato, é mais barato reunir um grupo e fretar a viagem – a economia chega a 60%. Por isso foi criada a empresa Buser em 2017, que permite que pessoas com interesses em comum se encontrem para contratar um serviço regular, seguro e a preços justos através de rateio. Dito assim, parece que a compra da passagem será complexa, com você efetivamente tendo que convencer pessoas a viajarem no mesmo dia e horário que você. Na verdade, é tudo muito simples.

Ficha de cadastro simplificada

O primeiro passo é fazer o cadastro no programa na página ou no aplicativo da empresa, disponível na App Store e no Google Play. O formulário é bem simples, sendo necessário informar dados básicos como o nome completo, e-mail, celular e senha. É importante preencher tudo corretamente, já que as confirmações chegam através dos meios de contato e o embarque é feito através de uma lista de presença e conferência de documentos. Só de realizar a inscrição você já ganha b’$10,00 de créditos, podendo também receber descontos extras pelo celular. Eles também trabalham com um sistema de recompensas chamado buedas, que você pode juntar fazendo compras de pacotes, completando desafios e outros.

Pesquisa por passagens

A pesquisa por passagens também pode ser feita na página oficial, mas eu confesso que geralmente uso o aplicativo porque nem sempre estamos perto de um computador, mas sempre temos o celular nas mãos. Simples e direto, você coloca a cidade de partida, o destino e o dia da viagem. A volta é opcional, mas acho legal comentar que eles estão oferecendo um trecho de graça na primeira compra. Ou seja, na prática você não vai pagar o retorno. A ideia do programa é que você possa criar grupos novos, mas essa opção está atualmente indisponível por questões jurídicas. Lembra como os taxistas queriam impedir o funcionamento do Uber no Brasil? Pois então, o mesmo acontece com o Buser e as empresas tradicionais de transporte rodoviário, que sentem a sua hegemonia ameaçada por um serviço que é mais proveitoso para o passageiro.

Resultado da pesquisa e opções de classe

Para a minha felicidade, o trajeto entre Belo Horizonte e Campinas, que eu estava procurando, funciona a todo o vapor. Como o serviço tem sido bastante procurado, você deve fazer a busca com o máximo de antecedência possível, mas também vale a pena conferir de última hora para o caso de ter havido alguma desistência. No meu caso, alguns dias tinham grupos disponíveis e outros não. Além das vagas restantes, eles também postam uma estimativa da economia. Eu sempre recomendo pesquisar também nas empresas tradicionais a título de comparação para confirmar os valores. Para a data acima, por exemplo, eu poderia viajar na classe cama da Cometa pagando R$249,99. O desconto real usando o Buser seria, portanto, de R$100,00 por trecho. Se você faz essa e outras viagens de ônibus com bastante frequência, a economia a longo prazo é enorme.

Poltronas cama (esquerda) e leito (direita)
Poltronas cama (esquerda) e leito (direita)

Em todas as minhas pesquisas, apareceu pelo menos uma opção de classe. No leito, você viaja em uma poltrona que inclina bastante e é mais larga que a tradicional. Sabe aquele problema de ficar incomodado com a pessoa que está do lado? Pela minha experiência, isso não aconteceu no Buser, já que havia uma separação considerável entre os dois assentos. A outra opção, ainda mais confortável e só um pouquinho mais cara é a cama, que você viaja sem ninguém ao seu lado e totalmente deitado – uma ótima para quem tem dificuldade de relaxar e dormir. Como os veículos variam de acordo com a empresa parceira, eu não posso dizer que todas têm a mesma qualidade, mas a minha experiência foi ótima nesse trajeto.

Aguardando fechar o grupo

Após encontrar a viagem desejada, recomendo que você faça logo a compra porque as passagens podem esgotar rapidamente, principalmente para a compra da cama. No segundo passo, você pode adicionar outros passageiros que farão a viagem até um limite de cinco por reserva, informando a documentação de todos eles. Depois de feita a compra, não é possível transferir a reserva para outra pessoa, grupo ou data, sendo necessário cancelar e fazer a compra novamente. Concluído o processo e feito o pagamento, é preciso esperar pela confirmação da viagem. A chance de um grupo confirmar depende da disponibilidade das empresas de fretamento, volume de buscas feitas, quantidade de reservas no grupo em relação aos dias restantes até a viagem e até do número de pessoas interessadas na viagem de volta, para o ônibus não voltar vazio. Dessa forma, ela pode aumentar ou diminuir com o tempo. Você pode acompanhar o desenrolar da história pelo próprio aplicativo e pelos e-mails que chegam, que resumem tudo dizendo se as chances de confirmação são baixas ou altas. Eu também recebia atualizações via mensagem SMS, então a comunicação definitivamente não é um problema.

Confirmação da viagem

No meu caso, a confirmação aconteceu com bastante antecedência, um pouco mais de duas semanas antes da viagem. Junto com essa informação, chegou também no e-mail as orientações sobre o embarque. Não é preciso imprimir nenhuma confirmação. Basta ir ao local embarque, que não é na rodoviária da cidade, com um documento original com foto. Para não deixar essa postagem muito longa e focar exclusivamente no processo de compra, vou comentar sobre a experiência de viagem de ônibus com o Buser em outra postagem, mas já adianto que não há poltronas marcadas, então você deve se programar para ser um dos primeiros a entrar caso queira escolher um lugar ou viajar junto de outras pessoas. Para a viagem não confirmada, você será comunicado 48 horas antes. Eu recomendo que você acompanhe pelo aplicativo e já vá se planejando para essa possibilidade.

Facilidade de cancelamento

No caso de não confirmação ou se você mesmo desistir, existem duas formas de reembolso. É importante destacar que não há nenhuma cobrança de taxa e nem multas para cancelamentos realizados até uma hora antes da viagem, então você pode desistir a qualquer momento. Se tiver feito a compra via cartão de crédito, o valor é estornado imediatamente pelo Buser, mas o recebimento de fato acontece de acordo com os prazos de cada operadora. Geralmente leva alguns dias úteis e pode acontecer da sua fatura fechar justamente nesse período e você só terá o dinheiro na do mês seguinte. No caso de boleto bancário, você deverá informar os dados de uma conta bancária e a devolução do valor pago é realizada em até dois dias úteis. Ainda não aconteceu comigo, mas um amigo me disse que já foi reembolsado normalmente.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s