Villa Donna Bistrô

Monte Verde – Villa Donna Bistrô

Como nessa viagem estávamos em um grupo grande, com dez adultos e uma criança, procuramos em Monte Verde uma opção de restaurante para almoçar que aceitasse reservas e comportasse todos confortavelmente. Foi escolhido o Villa Donna Bistrô, que se encontra dentro da Galeria Europa, uma charmosa pracinha na avenida principal do vilarejo. Uma questão importante é conferir o calendário de funcionamento na página oficial, já que o espaço não fica aberto todos os dias e, em outros, funciona somente para jantar.


Ambiente ★★★★☆

A ideia desse ambiente é manter um clima harmonioso com cara de casa de família, com diversos elementos de artesanatos simples. O resultado é aconchegante e charmoso. Para mim, deu a sensação de casa de fazenda, o que combina bastante com o vilarejo nas montanhas.

Decoração de casa
Decoração de casa

De certa forma, eu achei que os elementos poderiam ser mais bem trabalhados para elevar um pouco a decoração, mas gostei do cuidado com a escolha das louças, como é possível ver nas fotos dos pratos mais abaixo. Outra coisa legal é que ficamos no segundo andar. Além do clima agradável, ali tem uma pequena varanda que proporciona uma bela vista do vilarejo e das montanhas.

Vista da varanda
Vista da varanda

Serviço ★★★☆☆

O bistrô surgiu na França como um estilo de restaurante que tem como principal característica ser pequeno e despretensioso, com refeições caseiras e tradicionais. Atualmente, o conceito se popularizou pelo mundo, mas com um ar mais sofisticado. Se manteve, entretanto, o contato do cliente com o chef e os demais funcionários. De fato, o atendimento é um dos destaques positivos do Villa Donna Bistrô.


Preço ★★☆☆☆

Preços são sempre polêmicos para avaliar porque dependem da experiência individual de cada um. Eu sempre comento aqui que eu não me importo de pagar um pouco mais caro para ter uma refeição diferenciada, com produtos de alta qualidade. Obviamente que não faço isso com tanta frequência, mas sim em ocasiões especiais.

Cardápio de massas
Cardápio de massas

Embora eu tenha gostado da comida desse bistrô, ainda assim achei que os valores estavam um pouco elevados demais. O menu do dia, por exemplo, que é servido somente no almoço e inclui uma entrada, prato principal e sobremesa, custava R$76,00, um valor acima do que é cobrado em alguns restaurantes bem renomados e incluía mini salada de entrada, dias opções de pratos principais simples e sorvete de sobremesa. Não achei que justificasse.


Comida ★★★★☆

O cardápio do Villa Donna Bistrô é bem completo, contando com diversas opções de petiscos, entradas e pratos principais que incluem massas e risotos, além de sobremesas. Eu achei várias das opções interessantes, já que há uma boa variedade.

Porção de arancini
Porção de arancini

Como estávamos em um grupo grande, pudemos pedir mais de um petisco para experimentar – eles orientam que os pratos principais demoram cerca de quarenta minutos para serem preparados, chegando a uma hora quando a casa está cheia, e recomendam comer alguma coisinha antes. O primeiro escolhido foi o arancini, que são bolinhos de arroz italiano com bacon, ervas, parmesão e queijo. A porção vem com seis unidades com a casquinha crocante e o recheio suculento. Não foi o melhor que eu comi na vida, mas estava muito bom.

Porção de choripan
Porção de choripan

O outro petisco foi o choripan mineiro, que eu nunca tinha provado. Trata-se de uma releitura do tradicional pão com linguiça argentino/uruguaio, nesse caso servido desconstruído em uma tábua típica de bares. São pães italianos cortados em cubinhos, linguiça artesanal defumada na lenha, cebola, ervas e manteiga. Achei bem gostoso e deu vontade de fazer em casa.

Nhoque da montanha
Nhoque da montanha

Os pratos são bem elaborados, tanto na questão dos ingredientes quanto na apresentação. O menu é extenso e conta com diversos tipos de carnes e também opções vegetarianas, mas eu fui no tradicional nhoque da montanha, que é a massa de batata preparada com o mínimo de farinha, o que deixa o bolinho bem macio e desmanchando na boca, e um molho de tomate com bacon, azeite e pimenta calabresa. Foi a melhor parte da comilança.

Sorvete de flocos
Sorvete de flocos

Como eu já estava satisfeito, acabei optando por não pedir sobremesa. Algumas pessoas tinham pedido aquele menu do dia, então acabei provando um pouco do sorvete e achei qualquer coisa, não me empolgou muito.


Resumo ★★★☆☆

Eu gostei do bistrô, pois é possível ver que as refeições são elaboradas com bastante cuidado e ingredientes de boa qualidade. Inclusive deu vontade de experimentar outros pratos. O que me deixou desanimado foi realmente o preço acima da média, inclusive para o menu executivo da hora do almoço.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s