Cantina Portale di Napoli

Monte Verde – Cantina Portale di Napoli

É literalmente impossível ir a Monte Verde e não ver a Cantina Portale di Napoli, já que o restaurante fica justamente na entrada do vilarejo mineiro, praticamente no encontro da Avenida do Sol Nascente, onde está concentrada a maior parte dos hotéis e pousadas, e a Avenida Monte Verde, com a parte mais turística das lojas e outros estabelecimentos. Ele fica pertinho da rotatória, no número 215.


Ambiente ★★★★☆

Somente pela decoração do ambiente já é possível afirmar sem nenhuma sombra de dúvidas de que se trata de um restaurante italiano, já que as cores da bandeira estão presentes em uma profusão de elementos. Além disso, ficam tocando músicas típicas.

Salão interno
Salão interno

As paredes e o teto do amplo salão interno são totalmente tomados por garrafas, fitas e objetos diversos, no estilo de decoração intensa elevada ao cubo. Apesar disso, o resultado final é agradável e o espaço entre as mesas garante uma circulação confortável.


Serviço ★★★★★

Nesse dia algumas das pessoas da minha família chegaram mais tarde a Monte Verde e precisávamos procurar um lugar para jantar. Como eles tinham passado pelo restaurante na entrada da cidade e já sabíamos que estava aberto, decidimos ir direto para lá. Encontramos o espaço já com poucas pessoas, mas fomos muito bem atendidos. Quase todos que trabalham ali tem a mesma origem humilde, uma família de nordestinos que veio para o sudeste do país em busca de oportunidades. Eu sempre falo que o atendimento deles é superior ao nosso pela simpatia e, nesse caso, estava certo novamente.


Preço ★★★☆☆

Eu costumo dizer que não me importo de pagar um pouco mais caro por uma comida de qualidade e esse é o caso da Cantina Portale di Napoli. Obviamente não é a opção mais barata da região, mas certamente vale a pena o investimento.

Cardápio com especialidades da casa
Cardápio com especialidades da casa

Embora os preços não sejam uma pechincha, também não é nenhum absurdo e está dentro do esperado para um restaurante de boa qualidade em uma cidade turística. O cardápio com opções e preços atualizados pode ser acessado na página oficial, onde também é possível pegar um cupom para cortesia da casa – atualmente você ganha uma sobremesa por mesa para almoço ou jantar acima de R$100,00.


Comida ★★★★☆

A cantina é comandada pelo chef pernambucano Severino Alves da Silva que, aos 18 anos de idade, foi tentar a vida em São Paulo. Lá conheceu a esposa italiana do tio e teve contato com as receitas típicas de Nápoles, incluindo o polpettone, hoje o carro chefe de seu estabelecimento, aberto em 2010. Depois de fazer alguns cursos de gastronomia, ele investiu em seu próprio negócio.

Pão italiano com manteiga
Pão italiano com manteiga

Embora a vontade de provar o famoso polpettone fosse intensa, antes ficamos beliscando essas fatias de um saboroso pão italiano com manteiga que fez as vias de entrada. A gente não estava com fome o suficiente para pedir um antipasti, então ficamos satisfeitos com apenas esse aperitivo.

Polpettone com fettuccine al sugo
Polpettone com fettuccine al sugo

O meu prato principal foi um polpettone com fettuccine al sugo, que é muito bem servido e saboroso. A iguaria com 150g é o que fez a fama do estabelecimento, então eu não podia deixar de experimentar. Também se destaca a massa fresca artesanal com molho de tomates e parmesão ralado. Achei o prato bastante saboroso e bem servido, mas não o suficiente para dividir com outra pessoa. Também posso dizer que não foi a melhor comida italiana que eu já comi na vida, como eles gostam de propagandear, mas fiquei bem satisfeito.

Torta della mamma
Torta della mamma

Já a sobremesa foi uma cortesia da casa ganhada através de um cupom, que deve ser apresentado ao chegar no restaurante. Na ocasião, tratava-se da torta della mamma, um doce de chocolate acompanhado de uma bola de sorvete. Bem gostoso também.


Resumo ★★★★☆

Para quem aprecia uma boa comida tradicional italiana preparada de forma artesanal, esse restaurante é uma ótima opção. Também dá para perceber que se trata de um empreendimento familiar pelo bom atendimento, o que faz com que a experiência seja ainda mais agradável.

2 comentários

  1. Estive neste restaurante em setembro/outubro de 2018. Chamou-me atenção quando li no cardápio a informação de ser uma casa “italo-pernambucana”. Fiz questão de conhecer o Sr Severino e seus filhos. Foi uma noite agradabilíssima e muito bem regada a saborosos pratos do mestre.
    Esperando uma oportunidade para voltarmos a Monte Verde e ao Portale di Napole.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s