Piparkukas Biscoiteria Artesanal

Monte Verde – Piparkukas Biscoiteria Artesanal

O Piparkukas é um café que, em sua simplicidade, acabou se tornando o espaço gastronômico que eu mais gostei nessa vila de montanha. Apesar de estar localizado na parte mais movimentada da rua principal, no número 1035 da Avenida Monte Verde, pode ser um local um pouco difícil de encontrar por quem está passando pela calçada por ser o último estabelecimento em um corredor com lojas chamado Galeria das Flores.

O café fica nos fundos da Galeria das Flores
O café fica nos fundos da Galeria das Flores

Portanto, você não vai ver uma placa do Piparkukas quando estiver na rua e simplesmente não vai ter ideia de que ali dentro funciona um café se não tiver pesquisado antes ou se for disposto a explorar cada cantinho. Mas, vai por mim, vale a pena.


Ambiente ★★★★☆

O café funciona em um espaço semiaberto que pode ser descrito como uma varanda com algumas mesas e muitas flores, o que faz jus ao nome da galeria e cria um ambiente extremamente agradável. O entorno e a vista são bonitos, com as outras construções e os jardins compondo bem com a mata ao fundo. Mais que as plantas, é possível perceber o cuidado e a delicadeza da decoração em detalhes como as flores sobre a mesa em garrafas reaproveitadas, as placas de quadro negro com escrita a giz, a organização dos produtos à venda em cestos artesanais e prateleiras de madeira, além de outros elementos.

Varanda cheia de plantas
Varanda cheia de plantas

Só perde um pontinho por ter poucas mesas disponíveis, o que pode ser um problema para uma cidade que recebe tantos turistas, incluindo excursões de grupos grandes; e pela cozinha aberta, geralmente um elemento que eu gosto bastante. Acredito que a ideia seja mostrar que tudo é produzido ali mesmo, mas não combina com o resto do ambiente porque são muitas vasilhas em um espaço limitado, meio caótico de se olhar.


Serviço ★★★★★

Como fomos atrasados por uma chuva repentina e passageira, além de termos ficado ligeiramente perdidos enquanto procurávamos a entrada, acabamos chegando a poucos minutos de fechar o café, que funciona todos os dias das 10 às 18h. Apesar disso, fomos atendidos com toda a paciência e simpatia do mundo e até estenderam o horário para nos servir.

O atendimento é atencioso
O atendimento é atencioso

Bem mais do que simplesmente realizar a venda dos produtos, as mulheres (imagino que proprietárias) nos explicaram sobre os produtos, como são fabricados, a possibilidade de fazer encomendas e outros detalhes. Realmente não tem como não dar nota máxima a um atendimento assim.


Preço ★★★★☆

Embora não seja barato, eu achei os preços muito justos por se tratar de uma produção artesanal, com todos os alimentos bem fresquinhos e de qualidade. Eu sempre comento aqui que eu não me importo de pagar um pouco mais caro por uma experiência diferenciada, o que inclui não somente a refeição, mas também o ambiente e o atendimento.

O cardápio é bem simples
O cardápio é bem simples

Mas, para quem quer economizar um pouco e ainda assim experimentar essa iguaria, a ideia é compartilhar com outra pessoa, o que é perfeitamente possível já que a porção é generosa. Dá pedir um pedaço de cuca e duas xícaras de bebidas, que podem ser chá ou café, e ainda se sentir satisfeito.


Comida ★★★★★

O carro chefe são as cucas – um bolo de tabuleiro com farofinha de açúcar em cima. O nome vem do aportuguesamento fonético do termo cooker, fogão em inglês, que também teria originado a expressão “mestre cuca”, vinda do master cook. Na ocasião da minha visita, os sabores disponíveis eram os de chocolate, maçã e banana. Minha vontade era experimentar todos, mas acabei optando pelo primeiro. Além de serem deliciosas, como as cucas tem muita saída, elas são produzidas diariamente e estão sempre novas.

Cuca de chocolate
Cuca de chocolate

Acho que, pela foto acima, é fácil de perceber por que a iguaria é tão famosa. A cuca de chocolate é bem fofinha, o recheio muito generoso e o açúcar crocante. Obviamente é um lanche ou sobremesa bem doce, mas o chocolate amargo dá um contraste bacana. Eu gostei tanto que voltei no dia seguinte levando outras pessoas que estavam viajando junto e aproveitei para provar a cuca de maçã, que não deixa nada a desejar também. Só ficou faltando mesmo a de banana, mas tenho certeza que também é deliciosa.

Café e biscoito de gengibre
Café e biscoito de gengibre

Para acompanhar, bebi um dia um chá de maçã, que levava algumas especiarias e estava bastante saboroso, e no outro o café na french press. A prensa francesa trabalha com infusão e usa um filtro de metal que permite que os óleos e sedimentos naturais do pó cheguem à xícara, valorizando o sabor da bebida. Além disso, é ecologicamente responsável por não usar filtros descartáveis e energia elétrica. Ambos chá e café vêm acompanhados de um biscoitinho de gengibre.

Produtos à venda para levar
Produtos à venda para levar

Falando neles, há várias opções de biscoitos na loja. Eles são vendidos em saquinhos de diferentes tamanhos e preços e diversos sabores como gengibre, chocolate, castanhas e nozes. Eles também vendem as cucas, tanto inteiras como em pedaços, para levar. É uma boa opção para quem não vai fazer uma refeição no local. Além disso, há outros produtos como acessórios de cozinha, incluindo as prensas de café.


Resumo ★★★★★

Tirando pequenos detalhes que não tem lá grande importância, eu achei esse lugar perfeito para tomar um café e também levar guloseimas para casa ou de presente, tanto é que voltei já no dia seguinte à minha primeira visita. Recomendo tanto pelos produtos quanto pelo ambiente e atendimento.

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s