A volta ao mundo em 80 dias

A volta ao mundo em 80 dias ★★★★☆

Ano: 1873
Autor: Jules Verne

Jules Verne é um dos autores mais famosos de todo o mundo, tendo se mantido como o segundo mais traduzido até 1979, época em que figurava entre Agatha Christie e William Shakespeare. O escritor francês, algumas vezes chamado de pai da ficção científica, é responsável por uma série de livros que retratam jornadas e aventuras, incluindo os inclusos na série Viagens extraordinárias: 20 mil léguas submarinas, A ilha misteriosa, Viagem ao centro da Terra e A volta do mundo em 80 dias.

Jules Verne
Jules Verne

Eu nunca tinha lido nenhuma das obras e comecei justamente por A volta do mundo em 80 dias, que se passa em 1872 e foi publicada no ano seguinte. O enredo conta a trajetória de um jovem inglês que faz uma aposta com seus colegas de clube dizendo que os avanços nos transportes permitiriam fazer uma jornada ao redor do globo nesse período de tempo. De fato, três grandes inovações ocorridas nessa época chamavam a atenção: a construção da primeira linha de ferro de costa a costa nos Estados Unidos (1869), a abertura do Canal de Suez (1869) e a ligação dos trilhos indianos ao longo do sul asiático (1870). As novidades trariam conforto e segurança para turistas fazerem trajetos antes somente percorridos por aventureiros.

A volta do mundo em 80 dias

Para uma pessoa que gosta tanto do tema, a leitura me deu bastante prazer justamente por descrever os costumes e características de lugares que já visitei ou por onde ainda quero passar. O enredo também encantou os leitores da época, inclusive com leitores embarcando em jornadas parecidas com a do personagem título. Trazendo para a época atual, eu não pude deixar de fazer um paralelo com os roteiros feitos por turistas que procuram passar por vários lugares em pouco tempo, perdendo a oportunidade de conhecer melhor cada cidade visitada. De certa forma, essa questão é discutida no livro.

Mapa do trajeto percorrido
Mapa do trajeto percorrido | Andrew DeGraff

Mas a história também é bastante atrativa para quem gosta de uma aventura, que é o que torna a obra tão fantástica. Não é à toa que ela foi adaptada ao longo dos anos para os mais diversos formatos, incluindo outros livros, peças de teatro, programas de rádio, filmes e televisão, jogos de tabuleiro ou eletrônicos e outros. A parte da viagem feita em balão, que tomou conta do imaginário popular e aparece inclusive nas capas de algumas das versões lançadas, sequer acontece no texto, mas sim aparece na adaptação para o cinema de A volta ao mundo em 80 dias lançada em 1956.

Compre o livro

Atualmente, existem várias versões do livro lançadas no mercado, já que a obra se encontra em domínio popular. Eu fiquei bastante envolvido com a leitura e recomendo para todos que gostam de viagens, aventura, romance, policial, histórias de época e cultura mundial, já que se trata de um belo retrato da sociedade naquele momento – ou, pelo menos, do ponto de vista europeu.

 

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s