Café da Santa

Arraial d’Ajuda – Café da Santa

Quando eu passei pela praça para visitar o Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda, considerado o mais antigo do Brasil, dei uma olhada nesse estabelecimento e cheguei a entrar lá para ver as guloseimas expostas no balcão. O engraçado é que eu não reparei o quanto o ambiente se estendia para os fundos e as diversas opções presentes no cardápio. Felizmente, em uma tarde de descanso depois de ir para a praia, resolvi comer alguma coisa doce e lembrei do Café da Santa.


Ambiente ★★★★★

Do lado de fora, tudo o que você vê é a fachada de uma casa transformada em café. Com apenas uma porta e uma janelinha, as plantas que se enroscam no telhado e algumas mesinhas tradicionais na calçada, fica aquela sensação de cidade antiga do interior, na frente das quais as pessoas se sentavam para observar o movimento. Mas a impressão de um espaço pequeno é logo descartada quando você se encaminha para os fundos do café.

Fachada simples
Fachada simples

Passado o balcão, o que se encontra é um amplo salão com mesas de variados tamanhos para acomodar grupos pequenos e grandes. Os móveis de madeira e os lustres de ferro combinam bem com o ambiente, dando uma sensação de casa de fazenda requintada, mas sem perder o conforto das coisas simples. Além disso, estava tudo bem limpinho e também percebi a estrutura para música ao vivo. Não tinha som nesse momento, mas eu vi no cardápio que é cobrado um valor de couvert artístico opcional.

Ambiente interno
Ambiente interno

Mas o destaque do local é mesmo o jardim, que traz o contato com a natureza e oferece um espaço mais íntimo. Eu fui até lá para tomar um café no meio da tarde e estava bem tranquilo, com poucas mesas ocupadas. Como pude escolher qualquer lugar, fiquei justamente nessa área verde.

Mesas no jardim
Mesas no jardim

Serviço ★★★★☆

Estava realmente vazio, com umas quatro ou cinco mesas ocupadas, então fomos prontamente atendidos pelo garçom e os pedidos chegaram rapidinho. Não tenho como avaliar como seria em um momento de casa cheia, mas posso dizer que fomos recebidos com muita simpatia, algo que é padrão na Bahia, diga-se de passagem.


Preço ★★★☆☆

Considerando o que é praticado em cafés de um modo geral e o fato de se tratar de uma cidade turística, eu achei os preços adequados. Também é preciso considerar que se tratam de produtos de boa qualidade e frescos, o que sempre eleva os custos.

Cardápio de guloseimas
Cardápio de guloseimas

Além dos sanduíches, tortas e outras guloseimas doces e salgadas, também vi que eles servem almoço. São opções de pratos individuais que incluem massas, saladas e proteínas diversas. Assim como nos lanches, os valores não são baixos, mas condizentes com o que é ofertado.


Comida ★★★★☆

Eu tinha almoçado tarde, como é de se esperar em uma temporada na praia, portanto não estava com muita fome quando resolvi ir no Café da Santa. Obviamente que, chegando lá e vendo todas aquelas gordices, não podia deixar de comer alguma coisa. A escolha foi por um croissant grande, que estava bem novinho, crocante por fora e macio por dentro. Para melhorar, só achei que ele poderia ter vindo um pouco mais quente, que é como eu gosto mais.

Cappuccino frio e croissant
Cappuccino frio e croissant

Para beber, escolhi justamente o contrário. Como estava fazendo um pouco de calor, optei por um cappuccino frio para dar aquela refrescada. Além de muito gostoso, preparado com café espresso, cacau 50% e espuma de leite, ele era bem servido e eu fiquei bastante satisfeito com a escolha. Para complementar, dividi uma torta sacher com o namorado. Quando olhei no balcão, não achei que ela estava com a aparência tão boa porque a massa me pareceu um pouco seca. Mas eu estava completamente enganado e o bolo estava macio. Além disso, eu sou o louco do doce de leite e as camadas eram bem generosas. Fiquei feliz.

Torta sacher
Torta sacher

Já ele pediu um café vienense quente mesmo. É uma mistura de café espresso, chocolate e chantilly. Além disso, ele comeu uma bombinha de chocolate, uma das especialidades da casa que é servido também nos sabores de creme e doce de leite.


Resumo ★★★★☆

Com um ambiente agradável, o Café da Santa de Arraial d’Ajuda me surpreendeu por ser bem maior do que sugere a sua pequena fachada. Embora tenha passado por lá apenas para fazer um lanche, pude perceber que os produtos são de qualidade e os preços justos. Certamente voltarei para experimentar outros quitutes assim que tiver oportunidade.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s