Toyota Center

Houston – Jogo de basquete no Toyota Center

Eu não diria que a minha estadia em Houston foi uma viagem, mas sim uma curta temporada, já que fiquei por lá mais de dois meses. Sendo assim, consegui fazer vários passeios e atividades que não entrariam em um período curto de férias, como fazer compras em diferentes supermercados, ir ao cinema, passar uma tarde inteira de bobeira no parque, ver uma peça de teatro, comprar móveis para um apartamento alugado e também assistir a um jogo de basquete. Nesse último programa, o local escolhido foi o Toyota Center, que fica no endereço 1510 Polk Street. Chegar lá foi bem fácil, pois eu já estava acostumado com o transporte público da cidade.

Toyota Center
Toyota Center

O Toyota Center é uma arena fechada localizada no centro de Houston, no  Texas. É a sede oficial do time de basquete Houston Rockets e possui uma estrutura nova e moderna, tendo a construção iniciado em 2001 e a inauguração acontecido em 2003. O custo total de 235 milhões de dólares foi dividido entre a prefeitura, que pagou a maior parte, e a seleção da NBA, que investiu em melhorias. Já a Toyota, indústria japonesa de veículos automotivos, pagou 100 milhões para dar nome ao local. O calendário de eventos e os ingressos, que inclui não apenas jogos, mas também apresentações musicais e outros atrativos, podem ser acessados na página oficial.

Milhares de pessoas
Milhares de pessoas

Ainda que eu não ido em um dia de casa lotada, senti que o trânsito perto do local ficou um pouco atrapalhado. Também se gasta algum tempo ir ao banheiro, comprar algo para comer, para encontrar o seu assento… O que eu recomendo é se programar para chegar com antecedência, seja para assistir a um jogo, uma apresentação musical ou qualquer outro evento. É importante lembrar que o espaço tem capacidade para mais de 18.000 pessoas em jogos de basquete e o número ultrapassa os 19.000 em concertos.

Ingressos para o jogo de basquete
Ingressos para o jogo de basquete

Eu não fui a nenhum jogo muito importante, então havia muitas poltronas vazias e estava tranquilo. Mas imagino a quantidade de gente que deve ter com esse lugar lotado. Tratava-se do início da temporada da competição nacional com uma partida entre o Houston Rockets, time local, contra o Chicago Bulls, os visitantes. À medida que o campeonato da NBA – National Basketball Association avança, os ingressos vão ficando mais caros, então é interessante pegar o começo se, assim como eu, você quer ir mais pela curiosidade e experiência. Também há uma boa variação de preços de acordo com o lugar escolhido.

Mapa para os dias de jogo
Mapa para os dias de jogo

O mapa de assentos muda de acordo com o evento. São usadas todas as cadeiras em 360° no caso de eventos de esporte, mas a realização de shows e outros eventos que exigem um palco acabam limitando o espaço de assentos e aumentando o uso da pista. No meu caso, a compra foi feita pelo próprio site e, chegando lá, bastou mostrar o e-ticket e eles imprimiram o bilhete físico no momento da entrada. Também é necessário passar por uma revista, tipo com aqueles detectores de metal portáteis. Se você estiver carregando alguma mochila, é preciso abrir e mostrar o conteúdo. Uma vez lá dentro, você se orienta pelas placas para encontrar o seu assento.

Jogo de basquete
Jogo de basquete

Eu fiquei no setor 409, bem lá no alto. Na hora da compra eu achei que seria ruim, que não daria para ver nada. Mas, chegando lá, percebi que a vista é muito boa. Arena é bem menor que estádio, o que já ajuda bastante. Além disso, você pode acompanhar os detalhes através dos telões gigantescos que ficam suspensos no centro. O Toyota Center tem quatro deles. São dois medindo 18 x 7.6 metros, voltados para dos lados grandes das arquibancadas. Já para os dois cantos, o tamanho é 7.6 x 7.6 metros. Somadas elas formam o maior sistema de vídeo de uma arena fechada.

Típico hot dog americano
Típico hot dog americano

Como eu queria ter uma experiência americana completa, também fiz questão de comprar um cachorro quente para comer no começo da partida. Além disso, há várias outras opções de lanche. Eles têm o costume de sair nos intervalos e até durante os jogos para comprar, mas a movimentação maior é mesmo antes do início. Também aproveitei que cheguei adiantado para passar na loja. Ali são comercializados vários itens de vestuário e acessórios, além de outros objetos diversos ligados ao time. Na empolgação eu quase comprei alguma coisa, mas me segurei porque não faria nenhum sentido para mim depois.

Estrutura da arena
Estrutura da arena

Além do jogo, me chamou muito a atenção as performances feitas em cada intervalo ou quando algum time pedia tempo. É um verdadeiro espetáculo à parte, com dança, competições, interação com a plateia e muitas outras coisas. O som também é uma maravilha e dá para entender perfeitamente as falas, as músicas e tudo mais o que está acontecendo. Fora a iluminação, que é um espetáculo à parte. Valeu demais a experiência. Agora já quero assistir a jogos de futebol americano, baseball, hockey e por aí vai.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s