Cancer Survivors Park

Houston – Cancer Survivors Park

Uma pracinha que fica na entrada do Hermann Park e pode passar despercebida pelos visitantes possui uma mensagem bastante importante para um dos grandes destaques da cidade: a luta contra o câncer. Richard Adolf Bloch foi um empreendedor norte-americano e filantropo mais conhecido por fundar a empresa de declaração de imposto de renda e finanças pessoais, H&R Block, juntamente com seu irmão mais velho, em 1955. Em 1978, Richard Bloch foi diagnosticado com câncer terminal no pulmão e recebeu a notícia de que teria mais três meses de vida.

Fonte central do parque
Fonte central do parque

Sem aceitar o prognóstico, ele procurou tratamento no M.D. Anderson Center de Houston, no Texas. Depois de dois anos de terapia agressiva, seu câncer se tornou remissivo. Na mesma época, ele focava as suas energias no financiamento de pesquisas na área. Além disso, fundou, juntamente com sua esposa, Annette Bloch, a Cancer Hotline, cujo objetivo era informar pacientes recém diagnosticados, seus amigos e familiares sobre as alternativas de tratamento para a doença. Já no final dos anos 1980, Richard teve um câncer no intestino, que também foi curado. Ele viria a morrer em 2004, aos 78 anos, com problemas no coração.

Belos jardins
Belos jardins

A ideia da criação dessa praça veio da constatação de que muitas pessoas são levadas a acreditar que um diagnóstico de câncer significa, necessariamente, o fim da vida. Outros acham que os tratamentos são piores que a própria morte. De forma simbólica e prática, esse local pretende encorajar os pacientes a lutarem pela sobrevivência, além de conscientizar as pessoas saudáveis, que podem vir a desenvolver a doença, de que é possível se curar. Normalmente as praças homenageiam os mortos. O objetivo aqui era fazer um tributo para os vivos. Um parque que estaria ali, diariamente, passando a mensagem de que não se deve igualar o câncer à morte. Cada pessoa que passa por lá deve, ainda que subconscientemente, receber energias e forças dos elementos que compõem o local.

Escultura retrata o tratamento do câncer
Escultura retrata o tratamento do câncer

O primeiro deles é a escultura criada pelo renomado mexicano Victor Salmones, que mostra pessoas em tamanho natural atravessando um labirinto que simboliza os tratamentos de câncer e o sucesso. Colocado no ponto mais visível, a escultura dispensa explicações. Os transeuntes podem caminhar entre as figuras, tocá-las, passar pelos obstáculos e se visualizar sendo ajudados.

Placas sobre como tratar a doença
Placas sobre como tratar a doença

Depois vem a positive mental attitude walk, uma área que as pessoas podem atravessar em uma calma caminhada e meditar enquanto leem placas com mensagens inspiradoras e que dão sugestões específicas para a luta contra o câncer. Por último, the road to recovery consiste em placas de bronze com conselhos a serem seguidos durante o tratamento.

O monumento chama a atenção
O monumento chama a atenção

O Cancer Survivers Park está presente em várias cidades. Além desses três elementos em comum, cada parque é totalmente único e projetado para complementar o ambiente local. Em Houston, destaca-se o trabalho de pedra esculpida e teto de ferro forjado, cuja cúpula possui 2.000 lâmpadas. O objetivo é chamar a atenção de quem passa pelo local: 97% da população americana não possui câncer atualmente e pode acreditar que a doença só aparecerá na pessoa ao lado. Entretanto, 33% da população será diagnosticado com câncer em algum momento de sua vida.

Frases motivadoras
Frases motivadoras

Passando por ali diariamente ou uma vez e vendo a bela estrutura da praça e o nome Cancer Survivors Park, os indivíduos podem perceber, se e quando diagnosticados, que existe a possibilidade de sobreviver. A esperança é que eles tenham forças para lutar. O monumento presente no parque de Columbus é uma gigante bola de granito que flutua, sempre rodando, sobre uma base de água em baixa pressão. O movimento pode ser parado com apenas um dedo, que também pode direcioná-lo para outro lado. A obra simboliza que o câncer está em constante progresso, mas, com uma intervenção pessoal, o caminho pode ser mudado.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s