Miller Outdoor Theater

Houston – Miller Outdoor Theater

Esse espaço ao ar livre oferece oito meses de programação gratuita com excelência artística no objetivo de entreter a todos com opções culturais diversas, incluindo música, dança, teatro e cinema. O local fica fechado apenas nos meses de inverno e o calendário pode ser acessado na página oficial. É o maior empreendimento do país desse tipo com espetáculos sempre de graça, o que garante a democratização da arte.

Estrutura do teatro ao ar livre
Estrutura do teatro ao ar livre

Localizado em uma grande área aberta do Hermann Park, o teatro é capaz de acomodar 1.705 pessoas sentadas em cadeiras numeradas, 20 cadeiras de roda e cerca de 4.500 mais espectadores no gramado conhecido como The Hill. As apresentações são feitas em um espaço com estrutura profissional que conta com um palco de 19,5 x 12,5 metros; mais de cinquenta espaços para pendurar iluminação, cortinas e cenários; fosso rebaixável para orquestra; diversos camarins e escritórios; equipamentos modernos e completos; e um sistema de ar-condicionado potente para a área das performances – o que é muito importante devido ao clima da cidade.

The Hill, no Hermann Park
The Hill, no Hermann Park

A história desse teatro tem início em 1919, quando o engenheiro de minas e vendedor de algodão Jesse Wright Miller faleceu e destinou o uso do terreno para a cidade. Dois anos depois, foi criado o Miller Memorial Theater, um coreto permanente para performances artísticas no parque. Nessa época, tratava-se de um anfiteatro cercado por vinte colunas de limestone. A nova versão seria construída em 1968 com uma estrutura mais moderna. Com isso, as colunas originais foram transferidas para a fonte do Mecom Rockwell Colonnade. Outras renovações foram feitas ao longo do tempo, principalmente com uma grande reformulação na década de 1990, quando foram trocados os assentos, o teto e os acabamentos, além da construção de banheiros e escritórios, entre outras coisas. Já a partir dos anos 2000, a preocupação foi com a acessibilidade, iluminação, inclinação do público, climatização, paisagismo e melhorias técnicas.

Bilheteria para retirada de ingressos
Bilheteria para retirada de ingressos

O espaço encontra-se dentro do parque e próximo a vários atrativos da cidade como o Houston Zoo, o McGovern Centennial Gardens e o Houston Museum of Natural Science. Por isso fica fácil passar por lá para pegar os ingressos para área coberta que são distribuídos no dia do evento (exceto exibição de filmes ou eventos diurnos) a partir das 10h30 da manhã até as 13h ou enquanto durarem. Como os assentos são marcados, os melhores lugares ficam para as pessoas que chegarem primeiro. Também é importante estar atento para eventos com grande procura, pois os bilhetes podem se esgotar rapidamente. Cada pessoa pode pegar no máximo quatro e não é possível fazer reservas por telefone ou qualquer outro meio.

Assentos marcados na área coberta
Assentos marcados na área coberta

Caso tenham sobrado ingressos, eles são distribuídos a uma hora do início do espetáculo. Você deve chegar antes do horário marcado para pegar o seu lugar, lembrando que talvez sejam gastados alguns minutos se quiser comprar pipoca ou outra guloseima, ir no banheiro ou qualquer coisa do tipo. Quando faltam cinco minutos para começar, eles liberam os assentos e as pessoas aproveitam para ir para mais próximo do palco. A vantagem das cadeiras na parte coberta é que você fica mais confortável e também protegido de uma possível chuva – as apresentações acontecem independente do clima. Na primeira vez que eu fui, eu preferi ficar lá, apesar de estar um dia com céu limpo.

A plateia pode ficar no gramado
A plateia pode ficar no gramado

A outra opção é sentar ou deitar no gramado, que também tem uma inclinação e garante boa visão. Para essa área, não é necessária a retirada de nenhum tipo de ingresso. Basta chegar, sentar no melhor lugar que você encontrar e pronto. Mas também há algumas regras. Muitas pessoas levam cadeiras, tipo essas dobráveis levinhas que a gente usa muito em praia ou piscinas, e elas precisam ser colocadas do lado esquerdo. Já quem estiver só com uma toalha de piquenique ou cobertores, pode ficar do lado direito. Assim ninguém atrapalha os outros. Também são proibidos qualquer tipo de frasco de vidro.

Programas culturais combinam com comida
Programas culturais combinam com comida

No mais, você pode comprar algum lanche por lá ou levar de casa – obviamente essa segunda opção é bem mais em conta. Como alguns espetáculos tem uma duração considerável, é bom estar preparado para não ficar com fome e poder aproveitar tudo da melhor maneira possível. Eu fui para ver o musical Always… Patsy Cline, que possui dois atos divididos por um intervalo de 15 minutos, quando é possível se levantar para ir no banheiro, esticar as pernas ou comprar algo. Ao total, a peça tem cerca de duas horas.

Várias trocas de cenário e figurinos
Always… Patsy Cline

Eu confesso que fiquei impressionado tanto com a qualidade da estrutura do teatro quanto das opções culturais. São vários shows de música, apresentações de danças como ballet, regionais e modernas, exibição de filmes, óperas, peças de teatro voltadas para o público infantil, jovem e adulto, orquestras, mostras de novos talentos, festivais… enfim, espetáculos para todos os gostos e, como eu disse acima, sempre de graça. Além disso, o espaço é bem localizado e dá para ir tranquilamente usando o transporte urbano ou de carro. Vale a pena conferir programação quando você for visitar a cidade.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s