Chili's Grill and Bar

Houston – Chili’s Grill and Bar

Quando pensamos em franquias dos Estados Unidos, geralmente vêm à cabeça redes de fast-food como o McDonalds e Burger King. Obviamente há muito mais que isso e um exemplo é o Chili’s, um restaurante e bar que abriu sua primeira unidade em Dallas, no Texas, em 1975. O objetivo era criar um ambiente em que as pessoas pudessem curtir bons momentos com seus amigos e famílias enquanto tomavam uma cerveja e comiam um hambúrguer. Atualmente, a franquia, que possui um toque mexicano em suas refeições e drinks, pode ser encontrada em 32 países e continua a crescer. Somente em Houston, onde eu fui, há mais de 20 unidades. Para pesquisar a localização, horários de funcionamento, fazer pedidos e outras informações, acesse a página oficial.


Ambiente ★★☆☆☆

A unidade que eu conheci fica na praça de alimentação do The Galleria Shopping Mall, no endereço 5015 Westheimer. Eu achei o espaço agradável, mas se você se senta do lado de fora tem toda aquela movimentação de pessoas andando para lá e para cá no shopping. Por isso escolhemos uma das mesas que fica na parte interna.

Praça de alimentação do shopping
Praça de alimentação do shopping

Não há nada de errado com o ambiente do restaurante, mas também não teve nada que me chamasse a atenção positivamente. É adequado apenas, limpo. Senti falta de um clima mais íntimo, aquele escurinho com luzes pontuais que combina com esse tipo de lugar no estilo pub. Mesmo ficando na parte interna, não me deu a sensação de ter saído do shopping.


Serviço ★★★☆☆

Como fomos na hora do almoço em um dia de feriado, o shopping estava bastante cheio e o restaurante, aparentemente, também. Apesar disso, a espera estava prevista para apenas 10 minutos e colocamos nosso nome na lista com a funcionária que fica na entrada. Isso também pode ser feito diretamente pelo cliente através do aplicativo no celular, no mesmo sistema para fazer pedidos para levar. Como demorou mais que o previsto e percebemos que algumas pessoas que chegaram depois entraram antes, questionamos e fomos imediatamente acomodados.

Ambiente interno
Ambiente interno

Acho que deve ter dado algum problema (sempre irritante para quem está com fome). No fim das contas, haviam várias mesas vazias lá dentro. Fiquei imaginando que não estavam ocupando todos os lugares porque o número de funcionários devia estar limitado por ser feriado. Apesar dessa parte ruim, o atendimento na mesa foi muito bom. A garçonete era super simpática e nos atendeu com eficiência e presteza.


Preço ★★★★☆

Deixando de lado a conversão, visto que o real está bem desvalorizado em relação ao dólar, eu achei que os preços estavam bons. Fazendo a comparação com o que pagaríamos nesse tipo de estabelecimento no Brasil, eu diria que estava compatível. Para economizar, resolvemos pegar uma promoção para casal. Aí sim valeu muito a pena!

Refeição para dois
Refeição para dois

Escolhemos o $35 Three-Course + ‘Ritas, disponível todos os dias e em qualquer momento (o que é uma raridade para esse tipo de oferta, que geralmente exclui fins de semana e horários de pico). Nesse esquema, estão inclusas duas margaritas, uma entrada (para dividir), dois pratos principais e uma sobremesa (para dividir). Mais que o suficiente para matar a fome de dois gulosinhos. Quanto ao cardápio, recomendo acessar a página oficial para ter acesso às opções e preços atualizados.

Conta e pagamento na mesa
Conta e pagamento na mesa

O pagamento com cartão é feito através de um aparelho que fica em cima da mesa, que também pode ser usado para pedir bebidas e outras coisas, além de ter jogos para distrair as crianças e grupos de amigos. Eu gostei bastante do sistema, que permite conferir com clareza os itens pedidos e também dividir a conta entre várias pessoas. Além disso, você pode usá-lo para adicionar o quanto quiser de tip (gorjeta) – aparece o valor e a porcentagem. Ao entrar nessa opção, ele coloca automaticamente um valor mais alto, mas nós baixamos para 10%, que é o que se costuma pagar no Brasil e eu acredito que tenha sido um valor adequado para esse caso.


Comida ★★★★☆

Iniciamos com a presidente margarita, bebida mexicana que é um dos carros chefes da casa. Apesar de não se saber exatamente o/a criador/a do drink, sua data, local ou circunstância, há registros de receitas que continham a mesma medida de tequila, licor de laranja e suco de limão servidos em um copo com sal na borda desde a década de 1930. É possível que a bebida tenha se popularizado na ocasião da proibição da produção, importação, transporte e venda de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos entre os anos de 1920 e 1933, quando muitos moradores do país cruzava a fronteira para beber no México.

Presidente margaritas
Presidente margaritas

Seja qual for a história do drink, o fato é que o resultado me agrada bastante. No caso do Chili’s, há várias opções disponíveis. Para essa promoção, podíamos escolher entre os sabores clássico, morango ou manga. Eles trazem para a mesa o mixer com bebida suficiente para encher a taça umas três meses, então é uma quantidade boa.

Awesome blossom petals
Awesome blossom petals

Eram seis opções de appetizers para compartilhar entre as duas pessoas e escolhemos as awesome blossom petals, que são cebolas empanadas e fritas, servidas com um molho levemente picante. Estava uma delícia, bem sequinha e crocante. O molho também era muito gostoso.

6 oz classic sirloin
6 oz classic sirloin

A próxima etapa era escolher dois entrees – a gente tende a pensar nisso como entradas por causa da proximidade da palavra com o português, mas nos Estados Unidos significa prato principal mesmo. Nesse caso, cada um escolhe o seu. Eram dez opções ao todo, o que achei bastante variado, e a minha escolha foi o 6 oz. classic sirloin. A carne é temperada com ervas e servida com uma manteiga de alho. Como era de se esperar, veio no ponto certo. É pequena (pode-se aumentar o tamanho para 10 oz. pagando $4), mas foi o suficiente para me deixar satisfeito porque vem acompanhada com porções generosas de brócolis e purê de batatas com queijo e bacon.

S'mores molten cake
S’mores molten cake

A sobremesa também é compartilhada e pode ser escolhida entre quatro opções. Pedimos o s’mores molten cake, uma das novidades do menu com disponibilidade limitada – não que fizesse diferença para nós, já que era a primeira vez que íamos ao restaurante. Trata-se de um bolo com chocolate derretido no centro e cobertura de marshmallow, tudo isso servido sobre uma calda quente.


Resumo ★★★☆☆

Eu fiquei satisfeito com o bom preço, atendimento eficiente e comida saborosa. Não é um restaurante com um ambiente particularmente inspirado, pelo menos essa unidade do shopping, ou que serve refeições criativas que não se encontraria em outros lugares… mas é agradável e eu certamente voltaria a comer lá outras vezes.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s