Localização de San Antonio no mapa mundi

San Antonio – Geografia e clima

Durante a minha estadia em San Antonio, fiquei a maior parte do tempo passeando pela região central, que concentra muitos dos atrativos. Talvez por isso eu não tenha compreendido a dimensão da cidade, que possui mais de 1,5 milhão de habitantes, sendo uma das mais populosas dos Estados Unidos. Segundo o censo de 2010, 63,2% desse povo tem origens latinas ou hispânicas, o que faz sentido já que a região foi colonizada pela Espanha e fazia parte do México até 1836, quando o Texas se tornou um estado independente. Poucos anos depois, a área foi anexada aos demais estados americanos.

Igreja erguida pelos missionários
Igreja erguida pelos missionários

Essa influência também teve reflexos na religiosidade. Aliás, a cidade surgiu devido ao estabelecimento de missões religiosas ao longo do rio San Antonio. Elas tinham como objetivo converter para o catolicismo os povos nativos, assim como aconteceu com diversas colônias ao redor do mundo. Por isso, grande parte dos moradores são cristãos, sendo a maioria católicos. Embora eu não tenha nenhuma fé específica, sempre visito as igrejas e templos nas minhas viagens. Esses edifícios representam muito da cultura, arte e história local.

O terreno é plano e arborizado
O terreno é plano e arborizado

San Antonio tem uma área de aproximadamente 1.205 km2. O melhor ponto para ter uma vista privilegiada da cidade e da região é na Tower of the Americas, que fica no centro e é o prédio mais alto, com 230 metros. O terreno, com uma altitude média de 198 metros acima do nível do mar, é suavemente ondulado e bastante arborizado, principalmente por carvalhos, mesquites e cactos. O bom de não ter morros é que fica tranquilo para caminhar. O meu principal meio de locomoção quando estou viajando é a pé mesmo, ando vários quilômetros por dia.

River Walk
River Walk

Falando em caminhada, o que eu mais gostei na cidade foi justamente o boulevard construído à beira do rio. O River Walk surgiu após uma grande enchente ocorrida em 1921 causar muitos estragos no centro da cidade e a morte de 50 pessoas. Depois disso, foram feitos planos para a construção de uma barragem no Olmos Park e um desvio na região central. As margens do rio foram transformadas em uma área de lazer com pista para caminhada. São quase 25 km de passagens para pedestres e ciclistas, várias pontes e extensas plantações de árvores e jardins. No centro estão vários hotéis, restaurantes, lojas, museus e outros atrativos diversos.

Main Plaza
Dia nublado com chuva fina

A cidade está em uma das regiões mais propensas a inundações da América do Norte, tendo tido várias ocorrências com consequências graves, tanto estruturais quanto de mortes. A ocorrência de chuva varia bastante, mas geralmente são mais intensas nos meses mais quentes. A tabela abaixo mostra os dados de 2018, que teve um volume de água muito grande em setembro e outubro. Mas em 2002 foram as precipitações do começo de julho que causaram mais estragos. Já os tornados são raros, mas podem acontecer.

Tabela com as médias do clima

San Antonio tem um clima subtropical úmido de transição, apresentando um verão insuportavelmente quente, longo e molhado. As temperaturas acima são médias mensais, o que quer dizer que tem dias mais quentes e mais frios do que os números mostrados. Os meses de verão, principalmente julho e agosto, são os mais infernais. A temperatura mais alta já registrada foi em setembro de 2000, quando os termômetros chegaram a 44° C. Eu detesto esse calor intenso, principalmente quando estou passeando e batendo perna na rua o dia inteiro. Não importa o quanto eu procure por sombras, beba água o tempo inteiro… eu sempre fico com dor de cabeça, o corpo mole e a pele vermelha. A boa notícia é que, devido a essa constância, eles têm ar-condicionado em absolutamente todos os lugares.

Texas Native Trail
Texas Native Trail

Mas a minha viagem para a cidade foi no começo de dezembro. Ainda era outono, mas dava para ter um gostinho do que viria no inverno. Não chega a ser nada extremo, mas é preciso estar preparado, já que nós brasileiros, no geral, não estamos tão acostumados com tanto frio. As temperaturas estavam variando do agradável para o congelante, sendo necessário usar casacos pesados, luvas e toucas, principalmente a noite. Outros dias eu saí só com um moletom e estava de boas. San Antonio recebe pouca neve, granizo ou chuva congelante. Isso acontece uma vez a cada dois ou três invernos, mas acúmulo em si é muito raro. De acordo com o National Weather Service, houve 32 ocorrências de queda de neve na cidade nos últimos 122 anos.

Mesas no calçadão à beira do rio
Dia de sol

Outro fator importante a ser observado para determinar a melhor época para visitar a cidade é a duração do dia, que varia bastante no decorrer do ano. Nos meses mais frios, fica claro somente por cerca de 10h30. Isso quer dizer que o sol nasce mais tarde e se põe mais cedo, diminuindo o tempo hábil para fazer passeios externos à luz do dia. A minha preferência é sempre viajar nas estações intermediárias. Primavera e outono costumam ter temperaturas menos extremas, além de ficar tudo mais barato e vazio por não ser alta temporada.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s