Viagem de ônibus de Houston para San Antonio

San Antonio – Viagem de ônibus de Houston

Eu estava hospedado em Houston e tinha essa viagem marcada para San Antonio, o que representaria um voo de cerca de uma hora de duração caso eu decidisse ir de avião. Os custos, entretanto, não eram exatamente atrativos e o tempo gasto para ir ao aeroporto, chegar com antecedência e todo aquele trâmite não justificavam o investimento. Outra opção teria sido alugar um carro, já que o trajeto de pouco mais que 300 km pode ser percorrido em três horas. Mas eu não precisaria do veículo para os meus passeios por lá e ainda teria que pagar estacionamento. Também poderia pegar em Houston e devolver em San Antonio, depois alugar novamente na volta, mas isso ficaria caro. Acabei escolhendo ir de ônibus com a Greyhound, uma empresa que eu já tinha usado em outras ocasiões.

Variação de preços das passagens
Variação de preços das passagens

Vou ser bastante prático com relação a essa postagem, pois sei que é isso que os leitores procuram. A primeira dica importante é com relação à compra das passagens, que deve ser feita com antecedência. Como pode ser observado acima, os preços variam dependendo do dia e também da procura. Se você deixar para adquirir o bilhete no dia da viagem, corre o risco de pagar muito mais caro, além de ter menos opções de horários. A duração também muda, já que algumas linhas fazem o trajeto direto, enquanto outras têm paradas pelo caminho. A diferença nesse trajeto Houston ➝ San Antônio e vice-versa não era muito significativa. Eu recomendo usar a página oficial ou o aplicativo no processo.

Opções de tarifas
Opções de tarifas

Também é importante estar atento às diferenças de tarifas: econômica, econômica extra e flexível. Uma das diferenças é com relação à possibilidade de remarcação para outro dia, que é cobrada nas duas primeiras opções. A mais cara é, obviamente, a mais completa, permitindo inclusive o cancelamento com devolução integral do valor pago. Eu confesso que preferi economizar e fazer a viagem econômica mesmo. Não há diferença na qualidade dos assentos nem nada do tipo.

Fila para o embarque
Fila para o embarque

As passagens que comprei nas minhas viagens eram sem assento marcado, mas há a possibilidade de pagar um pouco mais caro pelo embarque prioritário. Caso você opte pela mais barata, é recomendado chegar com uma antecedência considerável no terminal de embarque. Isso porque as pessoas começam a formar fila cerca de meia hora antes do horário marcado. Se você estiver viajando com mais pessoas ou quiser escolher um assento específico, é bom estar atento a esse detalhe. Outra coisa a se levar em conta é que as malas precisam ser pesadas e despachadas em um check-in parecido com o dos aeroportos. Fique atento aos limites de quantidade e peso, pois qualquer extra é cobrado à parte. Itens menores podem ser levados consigo no compartimento superior.

Vendas em máquinas de auto-atendimento
Vendas em máquinas de auto-atendimento

Eu fiz viagens de Houston para San Antonio, Dallas e Austin pela Greyhound. Todos os terminais tinham pequenos restaurantes, lojas de conveniência ou máquinas de vendas de autoatendimento. Algumas estações maiores possuem praças de alimentação completas e com várias opções. Seja como for, esse é um outro motivo para chegar um pouco adiantado do horário da viagem. Eu sempre gosto de comprar alguma bebida e comida para o caminho para não passar nenhum aperto.

Ônibus de viagem da Greyhound
Ônibus de viagem da Greyhound

Não havia diferença de veículos como estamos acostumados em muitas companhias de ônibus brasileiras. Por aqui, eu costumo investir um pouco mais e viajar de ônibus leito quando o trajeto é muito longo e durante a noite, por exemplo. Na Greyhound, são todos iguais. Mentira, a qualidade varia um pouco, e alguns eram claramente mais antigos. Mas você acaba dependendo da sorte, já que não pode escolher no momento da compra. No fim das contas, os ônibus passam longe de ser uma tragédia, mas também não são nada fantásticos. Eles são equipados com ar-condicionado, banheiros e poltronas razoavelmente confortáveis. Nada de reclinação total, lanchinhos a bordo, travesseiros e cobertores.

Dentro do ônibus da Greyhound
Dentro do ônibus da Greyhound

As minhas viagens transcorreram muito bem. Os ônibus saíram e chegaram sempre no horário marcado. O trajeto entre Houston e San Antonio dura pouco mais de três horas, fazendo apenas uma rápida parada no meio do caminho, quando é possível comprar comida e fazer as necessidades básicas. Os ônibus também são equipados com banheiros, mas eu evito usar sempre que posso. Os veículos também estão equipados com wi-fi gratuito, embora esses não funcionem tão bem nas estradas quanto nas estações.

Terminal de Greyhound
Terminal de Greyhound

Falando nelas, as estações também são bem diferentes do que vemos no Brasil. Em vez de rodoviárias compartilhadas entre várias empresas, a Greyhound possui terminais próprios. O bom é que eles ficam localizados no centro, que é onde geralmente nos hospedamos. No caso de San Antonio e da maioria dos lugares, ali também está concentrada a maior parte dos atrativos turísticos. Caso você esteja apenas de passagem, é possível deixar as bagagens na rodoviária enquanto faz um passeio pela região. Enfim, pode não ser a opção mais confortável ou rápida, mas a viagem de ônibus é muito barata e atendeu bem às minhas necessidades.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s