San Antonio Botanical Garden

San Antonio – Botanical Garden

Durante as minhas pesquisas sobre San Antonio, me deparei com uma página bem completa com informações sobre a cidade. O Visit San Antonio acabou me dando como cortesia a entrada para esse jardim botânico. Isso foi ótimo porque, como é um atrativo que fica um pouco afastado do centro, pode ser que eu tivesse deixado para outra oportunidade. Isso teria sido uma péssima ideia, já que foi um dos passeios que eu mais gostei. Para acessar os dias e horários de funcionamento, endereço e preços, recomendo entrar na página oficial.

Cortesias recebidas do Visit San Antonio
Cortesias recebidas do Visit San Antonio

Até 1877, a área onde hoje se encontra o parque era uma pedreira de calcário. Nesse ano, foi construído ali um reservatório de água do rio que corta a cidade. O sistema acabou sendo abandonado tempos depois e o terreno e a estrutura foram doados para a prefeitura. Já em 1940, Mrs. R. R. Witt e Mrs. Joseph Murphy tiveram a ideia de transformar o espaço em um jardim. Os planos só foram colocados em prática décadas depois e o San Antonio Botanical Garden foi inaugurado em 1980.

Texas Native Trail
Texas Native Trail

Pelo mapa é possível perceber a grandeza do local. Eu recomendo reservar algumas horas para percorrer os 38 acres da propriedade, mesmo porque esse é um tipo de passeio que deve ser feito com calma. Outro detalhe é que há sempre algo novo por lá, então vale a pena dar uma conferida no calendário de eventos que inclui workshops, colheita e degustação de produtos diversos, aulas sobre plantações, programas culinários, exercícios físicos e tantos outros – alguns pagos e outros gratuitos. A programação pode ser voltada para crianças e/ou adultos.

Exposição de esculturas de Lego
Exposição de esculturas de Lego

Uma coisa diferente que tinha quando eu fiz a visita eram várias esculturas de Lego espalhadas por todo o jardim. Eu adoro o brinquedo, que lembra bastante a minha infância, então achei bem divertido ficar procurando por eles durante o passeio. A localização das obras estava marcada no mapa que peguei na recepção e confesso que algumas teriam passado desapercebidas caso eu não estivesse prestando bastante atenção.

Bromélias e orquídeas em uma das estufas
Bromélias e orquídeas em uma das estufas

Obviamente que o maior atrativo, entretanto, são as árvores e plantas. Entre os espaços, destaca-se o Lucile Halsell Conservatory, um conjunto de cinco estufas que apresentam temas diversos: orquídeas, bromélias e outras plantas; vegetação do deserto, que pode sobreviver devido ao armazenamento de água; flora típica das florestas tropicais, como cacau, café e seringueiras; cycads e palmeiras; e algumas das mais antigas plantas do mundo.

Arquitetura inovadora das estufas

Arquitetura inovadora das estufas

Depois de percorrer a parte que fica abaixo do nível do solo e por dentro das estufas, também fiz um passeio pela área superior. Ali, é possível ver as estruturas de vidro que se destacam da paisagem natural. Na maioria dos jardins, essas áreas são interligadas por pequenos corredores ou cômodos. Aqui o acesso é feito através de agradável pátio central. O projeto futurista é do arquiteto argentino Emilio Ambasz, cujo trabalho é reconhecido mundialmente, e foi inaugurado em 1988. Além disso, há vários jardins externos com temas específicos, como roseirais.

Fruta colhida da árvore no pomar
Fruta colhida da árvore no pomar

Uma das partes que eu também gostei bastante foi um pomar. Eu sei que devemos sempre nos manter nos caminhos demarcados e não interferir na natureza, mas, quando passei por lá, vi que diversas pessoas estavam colhendo mexericas para comer. De fato, tinha bastante fruta já caída no chão de tão madura. Debati com a minha consciência e cheguei à conclusão que não faria mal experimentar. Achei bem gostosa, docinha e fresca. Só aumentou a minha vontade de um dia morar em uma casa com terreno espaçoso o suficiente para ter diversas árvores frutíferas. Na verdade, estou considerando até mesmo pequenos vasos no meu apartamento.

Casa típica e seu jardim
Casa típica e seu jardim

Falando em casa, um elemento diferente desse jardim botânico são as construções típicas de diferentes regiões do Texas. Além da arquitetura, é possível observar como se organiza o quintal e quais são as plantas presentes nos jardins de cada local. Além do conjunto de moradias que parece uma simpática vila, também há construções originais do século XIX, uma cabana toda feita de madeira, uma estrutura de adobe e um espaço criado para a observação de pássaros.

Children's Vegetable Garden
Children’s Vegetable Garden

Outro espaço que chama a atenção é a horta. Além da produção, o espaço é utilizado para conscientizar as crianças sobre questões ambientais, a produção de alimentos e outros assuntos. Não é à toa que a área tem o nome de Children’s Vegetable Garden e fica ao lado de uma tenda onde são realizados eventos.

O passeio no parque é bom para relaxar
O passeio no parque é bom para relaxar

Como é possível perceber, há muito o que se explorar no San Antonio Botanical Garden. Recomendo, entretanto, que o passeio seja feito em um ritmo leve, preferencialmente sem hora certa para ir embora. Isso permitirá aproveitar melhor os espaços, inclusive para fugir um pouco da agitação da cidade e relaxar. Lembro que é permitido levar seus próprios lanches para o parque, então dá para reservar um tempo para fazer um piquenique.

Gift Shop
Gift Shop

No final do passeio, não deixe de passar na loja de souvenirs. Ali são vendidos vários produtos artesanais como velas, objetos decorativos, almofadas, quadros, caixas e tantas outras coisas que seguem temas relacionados com a natureza. Eu fiquei encantado com diversos dos produtos.

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s