Mapa Mundi em 2018

Retrospectiva 2018 – Viagens

No ano passado eu fiz os meus primeiros posts de retrospectiva aqui no Viajento, mais especificamente sobre filmes, livros e músicas. A ideia era fazer um balanço geral sobre essa parte do meu cotidiano que nem sempre aparece por aqui, uma vez que eu posto pouco sobre esses temas – esse ano também vai ter de séries. Depois eu fiquei arrependido de não ter feito também um sobre viagens, já que eu geralmente só falo sobre as maiores e deixo os pequenos passeios de lado. Esse ano eu resolvi fazer um apanhado geral do ano, é uma forma de dar um contexto geral de por onde eu andei em 2018.


Mostra de Cinema de Tiradentes
Mostra de Cinema de Tiradentes

A primeira viagem foi já em janeiro e o destino a minha querida Tirandentes, aqui em Minas Gerais mesmo. Como eu moro em Belo Horizonte, geralmente vou para lá de carro e passo poucos dias, sem precisar tirar férias. Já fiz esse passeio em diferentes épocas e ocasiões, mas a mais frequente é para acompanhar a Mostra de Cinema de Tiradentes. Para quem não sabe, eu fiz graduação em Cinema e Audiovisual e costumo ir com alguns dos amigos do curso. Ironicamente, eu nunca postei sobre o evento e tampouco sobre os atrativos da cidade. Que vergonha! A única menção por aqui foi sobre o último lugar em que fiquei hospedado – Pouso da Torre. Prometo que, na próxima vez que eu for lá, vou fazer uma cobertura completa.


Brincar de ser criança
Casa Torta de Bichinho

Obviamente que, além de assistir a alguns filmes, eu sempre passeio por lá. Dessa vez eu também aproveitei para visitar o povoado de Vitoriano Veloso, mais conhecido como Bichinho, que fica a poucos minutos de carro. Eu já tinha ouvido falar muito, mas nunca tinha ido até lá. Como foi uma novidade, acabei de empolgando e fazendo postagens sobre o artesanato local, o restaurante de comida mineira chamado Tempero da Angela, a cachaçaria Mazuma Mineira e a famosa Casa Torta. A próxima vez que eu for para Tiradentes, vou dar outro pulo em Bichinho porque achei um charme e tem mais coisas para conhecer.


Aterrorizando no carnaval
Aterrorizando no carnaval

O próximo destino não conta como viagem porque foi em Belo Horizonte mesmo. Mas é que não dá para passar sem registrar o carnaval da cidade, que ressurgiu nessa década de 2010. Desde que eu vim morar aqui, a capital mineira sempre ficou completamente às moscas durante esse feriado prolongado. Não abria nada, era difícil até achar um restaurante funcionando. A coisa mudou totalmente nos últimos anos com a criação de diversos blocos dos temas mais variados possíveis. É uma iniciativa da própria população e o evento é independente, apesar de algumas empresas e políticos tentarem se aproveitar do sucesso. Para ser sincero, chegou a um ponto em que eu tenho evitado os blocos maiores e ido nos alternativos para evitar tumultos e conseguir curtir com mais tranquilidade. De qualquer maneira, é sempre possível turistar na própria cidade onde mora.


Origami de manga
Iki Japanese Cuisine

Os meses seguintes do primeiro semestre do ano foram marcados por algumas viagens ocasionais para São Paulo e Campinas, ambas cidades onde eu tenho parentes. Nos locais em que eu vou com bastante frequência, nem sempre eu faço passeios ou qualquer tipo de programas diferentes, então acabo não tento muitos registros fotográficos. Consequentemente, sem postagens por aqui. De qualquer maneira, uma dessas perambuladas por Campinas rendeu um texto sobre o restaurante Iki Japanese Cuisine, pois foi uma experiência totalmente diferente do que tenho costume de encontrar em termos de comida asiática. Já em São Paulo, experimentei o Ici Bistrô.


Houston, no Texas
Houston, no Texas

Já no finalzinho de agosto eu fiz meu tour internacional. Tenho tido o privilégio de fazer pelo menos uma grande viagem para o exterior nas minhas férias anuais, o que sei que não é a realidade da maioria das pessoas. Dessa vez, o motivo não foi apenas turístico, mas sim pessoal. O destino, Houston, trouxe várias experiências novas porque eu nunca tinha visitado o Texas. Além disso, tive a oportunidade de procurar um apartamento para alugar no exterior. Fiz também vários passeios na cidade, mas eles ainda não apareceram por aqui porque voltei para a cidade agora no fim do ano, em dezembro, e deixei para escrever tudo junto. Esperem pelo começo das postagens nos primeiros meses de 2019.


Pôr-do-sol visto da torre
Reunion Tower de Dallas

Depois de voltar para o Brasil e ficar por lá dois meses trabalhando, fiz outra viagem para o Texas. Dessa vez, cheguei na cidade de Dallas, que foi para onde encontrei a passagem mais barata – na verdade eu troquei com milhas. Obviamente, não podia deixar essa oportunidade escapar das mãos e aproveitei para passar alguns dias na cidade hospedado no Best Western Market Center. Alguns dos pontos turísticos eu visitei usando o Dallas CityPASS. Foram eles: Perot Museum of Nature and Science, The Sixth Floor Museum, Reunion Tower e George W. Bush Presidential Library and Museum. Além disso, fiz alguns passeios pelo centro histórico passando por diversas praças e prédios antigos.


Botanical Gardens de San Antonio
Botanical Gardens de San Antonio

O próximo destino, já em dezembro, foi San Antonio. Conheci a parte turística da cidade, entre passeios ao ar livre e também alguns museus. Nesse momento, estou escrevendo as postagens e editando as fotos, então elas aparecerão em breve. Estou tentando me acostumar com postar o dia-a-dia com mais frequência nos stories porque os textos aqui do blog acabam rendendo muito. Para ter uma ideia, eu ainda continuo postando algumas experiências das férias pela Suiça, o que aconteceu em 2017. Foram muitas cidades visitadas e interrompi a cobertura algumas vezes para falar de outras viagens que aconteceram depois. Enfim… quem saber as novidades mais em tempo real, recomendo que siga o perfil do Viajento no Instagram.


Fim de ano em Houston
Fim de ano em Houston

Como vocês podem perceber, 2018 trouxe boas experiências, tanto no Brasil quanto no exterior. Foi um bom ano também em termos de valorização do trabalho que tenho feito com o blog e isso me dá energias para começar 2009 com todo o gás. No momento eu estou novamente em Houston e só volto para o Brasil no meio de janeiro. Ainda tenho uma viagem programada para Austin, também aqui no Texas, de onde sai meu voo de volta. Mas daí já é 2019. Então, fica a dica para o que aparecerá por aqui em breve.

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s