Meses antes de viajar, quando ainda estou programando as minhas férias, sempre crio um mapa de todos os atrativos que pretendo visitar. Com isso, consigo definir a melhor área para procurar por hospedagens, descubro as opções de transporte, calculo a distância para cidades próximas e outras informações importantes para a definição do melhor roteiro.
Arquitetura
Compras
Eventos e esportes
Gastronomia
Hospedagem
Museus e arte
Passeios
Transporte
Também gosto de fazer isso com uma legenda de cores para destacar o tipo de cada atrativo, sendo arquitetura (amarelo), compras (roxo), eventos e esportes (rosa), gastronomia (marrom), hospedagem (cinza), museus e arte (vermelho), passeios ao ar livre (verde) e transporte (azul).
O mapa é interativo e é possível aproximar para ver mais detalhes, como os nomes das ruas. Para visualizar locais mais distantes, como o aeroporto e os montes que visitei, dê um zoom out. Ao clicar nos ícones, um link na descrição te leva até as páginas aqui do Viajento que tratam sobre aquele local.
O Free tour por Lucerna tem início em frente à estação central de trem, às margens do Rio Reuss, e inclui vários dos pontos mais famosos da cidade, como a Kapellbrücke, segunda maior ponte medieval de toda a Europa, a Wasserturm, símbolo da cidade, a Igreja de St. Leodegar, o Monumento do Leão, o prédio da prefeitura e a Jesuitenkirche. Após cerca de duas horas, você pode pagar para o guia a gorjeta que quiser, de acordo com as suas condições financeiras e a satisfação com o serviço.