O Terror

O Terror ★★★★☆

Titulo original: The Terror
Temporada: 1ª
Episódios: 10
Ano: 2018
Elenco: Jared Harris, Tobias Menzies, Paul Ready, Adam Nagaitis, Ian Hart, Nive Nielsen e Ciarán Hinds.

Livro que deu origem à série
Livro que deu origem à série

A primeira temporada da série é baseada no livro O Terror, de Dan Simmons. Trata-se de uma aventura histórica misturada com fantasia sombria. A parte documental vem de uma meticulosa pesquisa realizada para a recriação de uma das mais fascinantes histórias da exploração marítima do século XIX, a Expedição Franklin. Assim ficou conhecida a investida da Marinha Britânica que, em 1845, partiu para encontrar o caminho que liga os oceanos Atlântico e Pacífico através do Círculo Polar Ártico.

Sir John Franklin
Sir John Franklin

Apesar de estar sob a liderança do renomado Sir John Franklin e contar com os equipamentos mais avançados da época, a tripulação de mais de cem homens acaba presa nas geleiras ao norte do Canadá, tendo que lutar pela sobrevivência em um ambiente com clima extremamente frio e sob a ameaça de um misterioso predador.

Barco da expedição
Barco da expedição

Uma das coisas que mais me agradou na série foi justamente a ambientação da história, que se passa em um local pouco explorado em filmes e séries. Essa região do polo norte, que seria até hoje um grande desafio para a maioria das pessoas devido ao frio e isolamento, é ocupada por poucas espécies animais e pequenos grupos de povos. Na época retratada, com menos informações do que temos hoje em dia, era um espaço ainda mais dramático, o que combina bem com o tom da série. Presos no gelo, sem conseguir prosseguir viagem ou voltar ao seu local de origem, aquelas pessoas precisam enfrentar a escuridão do inverno com duração de meses, os conflitos gerados pelo confinamento, o racionamento de alimentos e as perturbações psicológicas de quem está constantemente sob pressão.

Paisagem das filmagens externas
Paisagem das filmagens externas

Apesar do figurino pesado usado pelos atores, o vapor condensado saindo da boca e o ambiente gelado, uma grane parte da série não foi filmada em uma locação externa. Obviamente levar uma equipe tão grande para o Ártico estava fora de cogitação devido ao custo e à logística necessária. As paisagens geladas mostradas no drama foram criadas através de computação gráfica a partir de cenas feitas em Budapeste, na Hungria. Ali também foram criados os cenários dos barcos, tanto a parte interna quanto o convés. Nos primeiros meses, durante o inverno, as portas do estúdio foram deixadas abertas e a temperatura chegou a 15°C abaixo de zero. Já no verão, os termômetros chegaram aos 30°C com as cenas externas gravadas na ilha de Pag, na Croácia.

Cenas intensas de suspense
Cenas intensas de suspense

Eu gostei bastante do resultado. Os atores são muito bons e você fica envolvido com a história dos personagens. Além do fator histórico, que nos leva a conhecer essa expedição que, imagino, a maioria nunca tenha ouvido falar, a produção consegue passar uma boa dose de suspense e terror, levando o espectador a uma região pouco explorada.

Comprar livro

Já foi confirmada uma nova temporada da série com previsão de lançamento para 2019 e mais dez episódios. Dessa vez a história será centrada na costa oeste dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto esperamos pelo novo lançamento, uma alternativa é ler a obra que deu origem à primeira temporada. O Terror, de Dan Simmons, está disponível na Amazon.

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s