Para cada viagem, eu crio um mapa dos lugares que eu pretendo visitar. Isso me ajuda a definir quanto tempo eu preciso ficar no local para conhecer tudo o que quero, a distância entre os pontos turísticos, a possibilidade de fazer bate-e-voltas nas cidades próximas sem ter que ficar trocando de hotel, as opções de transporte existentes ou a necessidade de alugar um carro, entre outras praticidades. Um dos fatores importantes que eu consigo concluir ao visualizar o mapa é onde eu posso me hospedar. Em Berna, por exemplo, as opções dentro do centro histórico estavam muito caras. Acabei optando por ficar no Hotel ibis Budget Bern Expo, que fica a 1.5 km de distância e tem um ponto de tram e ônibus na porta. Ou seja, deu para economizar, ir a pé até a parte mais turística e usar o transporte público quando necessário.
No mapa interativo acima, estão marcados todos os lugares por onde eu passei ou que citei nas minhas postagens. Os pontos de interesse arquitetônico aparecem em amarelo, as compras em roxo, as opções gastronômicas em marrom, a hospedagem em cinza, os museus em vermelho, os passeios ao ar livre em verde e os transportes em azul.
Arquitetura
Compras
Gastronomia
Hospedagem
Museus
Passeios
Transporte
O mapa é interativo e é possível aproximar para ver mais detalhes, como os nomes das ruas. Para visualizar locais mais distantes, como o aeroporto da cidade, dê um zoom out. Ao clicar nos ícones, um link na descrição te leva até as páginas aqui do Viajento que tratam sobre aquele local.