Localização de Berna no Mapa Mundi

Berna – Geografia e clima

Para quem ainda não conhece ou não sabe localizar no mapa mundi, a Suíça é um país pequeno que fica entre a França, Itália, Áustria, Liechtenstein e Alemanha. Berna, a capital, está situada no planalto suíço, um pouco a oeste do centro. Além dos atrativos da própria cidade, que conta com um centro histórico medieval bem conservado, o local também é um bom ponto de partida para passeios pelos alpes, incluindo o monte Jungfrau – onde fica o topo da Europa.

Felsenburge, uma antiga torre de defesa
Primeira ponte e torre de defesa da cidade

Berna foi fundada e construída em uma montanhosa península rodeada pelo rio Aare, mas ultrapassou esses limites naturais por volta do século XIX, inclusive para a outra margem do rio, com a construção de diversas pontes. Eu mesmo fiquei hospedado desse outro lado, no Hotel ibis Budget Bern Expo, a 1.5 km da parte mais antiga da cidade.

Dos 51.62 km2 de área, 45% são construídos, 19% são utilizados para fins agrícolas e 33,6% são de florestas. Do restante do território, 2,1% é composto por rio e lagos e 0,3% são terras improdutivas.

Catedral de Berna
Catedral de Berna

Alguns dados sobre as religiões da população também são interessantes. De acordo com o censo realizado no ano 2000, 47% da população pertencia à Igreja Reformada Suíça, resultado da reforma protestante, 24,5% eram romanos católicos, 12,72% não seguiam nenhuma religião e 6,11% não responderam. O restante dos habitantes se dividiam em ortodoxos, católicos cristãos, judeus, budistas, mulçumanos, hindus ou outras igrejas. Apesar de não ser adepto de nenhuma religião, sempre incluo visitas a igrejas e templos nas minhas viagens porque eles representam muito da história, da arquitetura e da arte locais.

Centro histórico visto do alto da torre
Centro histórico

O clima da cidade é continental úmido, com estações de verão e inverno bem definidas. De acordo com essa classificação, os meses de maior calor apresentam temperaturas acima dos 10°C, enquanto a média dos meses mais frios fica abaixo dos 0°C. Eu fui em maio, na primavera, e peguei dias agradáveis. Dava para andar tranquilo sem agasalho durante o dia, mas a noite dava uma esfriada. Além disso, gosto de evitar a alta temporada do verão porque os pontos turísticos ficam mais cheios. Vamos ver o que podemos concluir do gráfico de médias do clima (com média quero dizer que existem dias mais frios e mais quentes, mas aí está apresentado o meio termo).

Gráfico com as médias do clima

Como se pode observar, o inverno é bem frio para nós, brasileiros. As temperaturas ficam sempre próximas de 0°C, chegando a números negativos de madrugada e em dias mais frios. É possível que você veja neve na cidade, embora em pouca quantidade. Se seu objetivo é esse, não precisa desanimar – uma visita ao país geralmente inclui passeios pelos Alpes, onde sempre está bem mais frio. Já o verão tem dias quentes e noites frescas. É importante ressaltar que, apesar de bem distribuída ao longo do ano, as chuvas são mais intensas nos meses de calor.

Vista noturna da torre do relógio
Vista noturna da torre do relógio

Outra coisa importante de se observar é a duração do dia. No inverno, os dias são bem curtos, o que significa que amanhece tarde e anoitece cedo. Eu prefiro passear nos meses de dias longos, pois acho que rende bem mais. Além disso, algumas atrações não abrem nos meses de inverno, como a visita guiada ao Zytglogge, por exemplo, que acabou sendo um dos meus passeios preferidos do centro histórico da cidade.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s