Ilha grega de Skopelos

Mamma Mia! O filme ★★★☆☆

Título original: Mamma mia! The movie
Ano: 2008
Direção: Phyllida Lloyd
Elenco: Meryl Streep, Christine Baranski, Julie Walters, Amanda Seyfried, Pierce Brosnan, Colin Firth, Stellan Skarsgârd e Dominic Cooper.

Em preparação para a sequência desse filme, resolvi assistir novamente o original para lembrar da história. Durante todo o tempo, apesar de estar bem envolvido com o enredo, não podia deixar de pensar que eu precisava postar sobre ele aqui. Isso porque o filme se passa na Grécia, um país que eu morro de vontade de conhecer. Enquanto não rola, sempre dá para aproveitar para usar a sétima arte para fazer um outro tipo de viagem.

Igreja da ilha
Igreja da ilha

Não vou entrar em muitos detalhes porque, ainda que já tenham se passado 10 anos do lançamento, não gosto de estragar a experiência das pessoas que ainda não assistiram. Eu sou desses que evita ler sinopse porque podem entregar muitos acontecimentos – prefiro receber as informações como foram planejadas pelo roteiro, direção e edição. Muitas vezes nem trailer eu assisto, pois gosto de ser surpreendido. Aliás, uma das coisas que eu mais gosto no filme, que é baseado em um musical da Broadway, é como as músicas do grupo sueco ABBA, que eu já conhecia e adorava, são usadas para retratar situações que eu não imaginava, o que cria ótimas surpresas.

Filmagens na praia
Filmagens na praia

Mas, como aqui tratamos de viagem, quero mesmo destacar as paisagens deslumbrantes da ilha de Kalokairi. Na verdade, esse é um nome fictício. As gravações foram realizadas em uma ilha grega chamada Skopelos. São dali as cenas das paisagens, da igreja, do barco de um dos personagens e das canções interpretadas na praia. Já as partes do hotel foram feitas em estúdio, o que permite um maior controle das questões técnicas envolvidas em uma produção desse porte, principalmente para números musicais complexos e com a presença de tantos atores.

Villa Donna, o hotel fictício
Villa Donna, o hotel fictício

Apesar de não poder se hospedar na Villa Donna, como é chamado o local comandado pela personagem da Meryl Streep, você pode pesquisar outras opções de acomodação na ilha e planejar a sua viagem.

Falando na atriz, é preciso destacar o elenco de estrelas que foi escalado para a obra – que volta para o filme com adições preciosas, como Cher. Tanto no original, como na sequência, os atores cantam mesmo as músicas. O que me chamou a atenção foi que, diferentemente de outros musicais, a direção decidiu focar na naturalidade. Na verdade, a maioria não canta lá maravilhosamente bem, mas isso combina com o estilo debochado da história e acaba contribuindo para a experiência como um todo.

Elenco de estrelas
Elenco de estrelas

No geral, Mamma Mia! não é uma obra prima. Mas, seja pelas músicas, pelos personagens, pelas paisagens deslumbrantes ou pela leveza com que conduz o enredo, é extremamente divertido. Além disso, me traz ótimas memórias porque ele foi lançado em 2008, quando eu estava no meu intercâmbio para o Canadá. Lembro bem do dia que fui vê-lo no cinema e a minha amiga canadense saiu da sessão dizendo que estava mesmo precisando disso: uma história leve e divertida, o que seria definido por nós, brasileiros, como uma “Sessão da Tarde”.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s