Iki Japanese Cuisine

Campinas – Iki Japanese Cuisine

Algumas pessoas da minha família já haviam ido a esse restaurante e falado maravilhas da comida, então eu queria muito conhecer. Eu adoro japonês, mas é sempre aquela ida no shopping ou em um estabelecimento mais simples, no estilo self-service. Já o conceito aqui é de alta gastronomia. Inclusive, o nome Iki significa “singularidade refinada”, então já sabemos que podemos esperar pratos chiques e preços altos. O restaurante fica na Avenida José de Souza Campos, 1321, no Cambuí.


Ambiente ★★★☆☆

Achei o ambiente elegante, com mesas bem espaçadas e espaço confortável. Quando eu fui, eles estavam terminando as reformas de uma expansão, então ainda neste mês o local vai comportar mais pessoas. A decoração é simples, mas de muito bom gosto. Chama a atenção os grandes lustres no centro do salão, os detalhes em madeira e o cuidado com as cerâmicas artesanais em que são servidos os pratos. Como se pode observar na foto, há um bar na parte superior que também funciona como área de espera. Ali também ficam os banheiros.

Ambiente interno do restaurante
Ambiente interno do restaurante

O que me incomodou um pouco é que estava bastante escuro, o que dificulta um pouco ver o cardápio e também a comida. Quando é assim, geralmente se opta por colocar uma vela na mesa, o que cria um clima mais agradável. O que me incomodou suficientemente foi a temperatura, que estava um pouco quente quando chegamos, mas melhorou depois de um tempo. O que me incomodou muito foi a música, tanto porque estava alta quanto porque as escolhas não combinavam com a proposta do restaurante. Não é para ser uma balada, é um local onde os clientes vão para comer e conversar. Imagino que seja para deixar o restaurante mais badalado, mas não me agradou.


Serviço ★★★★★

Fomos ao restaurante sem fazer reserva, uma vez que chegamos no início da noite – cerca de 20h30 de um sábado. Como no fim de semana as pessoas geralmente saem para jantar um pouco mais tarde, ainda tinha ali umas duas mesas vagas e fomos acomodados imediatamente. Para quem preferir fazer uma reserva, as informações de contato podem ser encontradas na página oficial.

Quanto ao atendimento, também sou só elogios. Os garçons e outros funcionários são todos muito educados e eficientes, com os drinks e pratos sendo servidos com rapidez.


Preço ★★★☆☆

Como era de se imaginar em um estabelecimento com essa proposta de qualidade, tanto do alimento, quanto nos outros quesitos, esse é um restaurante caro. Geralmente eu não me incomodo com isso porque sei que se paga mais pelo diferencial, mas achei um pouco acima da média porque as porções são bem pequenas. De qualquer maneira, o cardápio está disponível na página oficial e você já pode ir preparado para o que pretende pedir e quanto irá gastar. Não sei se está totalmente atualizado porque o link no site não está funcionando no momento, mas confere lá.


Comida ★★★★★

Vamos agora à parte que mais interessa: a comida. O menu conta com pratos bem conhecidos pelo público brasileiro como sushis, sashimis, temakis e yakisobas. O destaque fica para os ingredientes nobres, o respeito à sazonalidade para a busca de produtos frescos e a criatividade na proposta de novas combinações e pratos. Vou fazer um resumo para dar uma ideia, pois fizemos pedidos variados.

Tartar no shissô tempurá
Tartar no shissô tempurá

A entrada que eu pedi e achei deliciosa foi o Tartar no shissô tempurá, que são duas folhas de shissô com tartar de atum spicy e salmão trufado. Pela descrição achei que viriam os dois peixes misturados, mas na verdade é um de cada, sendo que o atum era realmente um pouco apimentado, mas nada exagerado. Ainda assim deu para dividir entre duas pessoas. Porções bem pequenas, como eu disse, mas realmente delicioso. As outras entradas que pedimos foi a Vieira Tataki, que vêm seladas com molho ponzu.

Para pratos principais, se é que se pode chamar assim, escolhemos algumas das opções listadas nas “Exclusividades Iki”.

Salmão Butter Lemon
Salmão Butter Lemon

O meu pedido foi o Salmão Butter Lemon (ainda tento entender nomes em inglês se é um restaurante japonês no Brasil), que consiste em um sashimi de salmão com molho cremoso de shoyu cítrico. Apesar de parecer muito simples, todos provaram e acharam delicioso – nesse caso, o peixe muito fresco e o molho com toque de limão realmente fizeram a diferença. O prato vem com sete peças de sashimi, ou seja, não é o suficiente para você se alimentar, mas até que dá para ficar satisfeito quando combinado com uma entrada e uma sobremesa.

Eu acho que num restaurante desse nível, você aproveita melhor comendo o que não se encontra em qualquer lugar. Algumas das opções foram o Tempura Roll, que é um enroladinho de salmão crocante e tartar de salmão com azeite de trufas. Outro foi o Atum com foie gras, que é um sashimi de atum com fígado de pato e molho teriyaki. Eu nunca tinha provado foie gras e achei diferente e interessante.

Origami de manga
Origami de manga

Para sobremesa, eu pedi o Ichigo iki, que são morangos frescos com ganache de chocolate belga e farofa de amêndoas. Vem tudo separado e funciona como um fondue, com você mergulhando o morango no chocolate derretido e passando na farofinha. Eu achei gostoso, mas não é diferente o suficiente para me fazer querer repetir. Gostei mais do Origami de manga, que são mangas recheadas com creme de baunilha fresca e sobert cítrico, que foi pedido por outra pessoa. Outra escolha foi o Futagô tartellete, que são de ganache branca com base de chá verde e chocolate belga com caramelo – uma de cada. Não experimentei, mas também parecia apetitosa.

De bebida eu pedi uma Sakerinha especial, que vinha com uva Niágara, lichia, morango, syryo, gelo e sake. É um drink um pouco mais caro do que o normal, mas não exatamente extravagante. Achei gostosa.


Resumo ★★★★☆

A única coisa que me incomodou realmente nesse restaurante foram algumas questões relacionadas ao local, que estava um pouco escuro, quente e com música de balada, sendo que uma música ambiente seria muito mais agradável. Fora isso, o atendimento foi ótimo e a comida muito gostosa. Ainda que o preço seja salgado, eu certamente voltaria lá para experimentar outros pratos.

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s