Mamco - Musée d'art moderne et contemporain

Genebra – Mamco – Musée d’art moderne et contemporain

É raro eu visitar algum museu de arte moderna e contemporânea simplesmente porque não é o estilo que mais me atrai. Como o tempo nas viagens acaba sendo limitado para tudo o que quero conhecer, eles acabam não entrando na lista de prioridades. Acontece que eu já havia visitado diversos museus com uma pegada mais histórica na Suíça e, nesse dia, resolvi fazer um programa um pouco diferente. Como eu estava utilizando o Swiss Travel Pass, tinha a entrada gratuita e achei que valia a pena. Para quem não tem o passe, a entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês, incluindo um tour guiado às 15h.

Prédio de uma antiga fábrica
Prédio de uma antiga fábrica

O Mamco abriu suas portas em 1994 e já apresentou centenas de exibições. Está localizado no endereço Rue des Vieux-Grenadiers 10 e funciona no prédio de uma antiga fábrica, o que tem tudo a ver com sua proposta moderna. Com quatro andares e 3.000 m2 de espaço para exposições, é o maior e mais novo museu de arte desse estilo em toda a Suíça. Para saber os dias e horários de funcionamento, preços e informações sobre as exposições, acesse a página oficial.

Uma das salas de exposição
Uma das salas de exposição

Eu gostei bastante do espaço, com salas amplas e janelões. Definitivamente não é o visual e tipo de organização que encontramos nos museus tradicionais. A coleção permanente é composta por cerca de 4.000 itens. A maior parte das obras expostas, entretanto, é de exposições temporárias, que são constantemente renovadas – 3 ou 4 vezes ao ano. O interessante é que não há uma clara divisão entre o que é permanente e o que é temporário, com os temas se misturando uns aos outros.

Sala de arquivos
Sala de arquivos

O Une collection d’espaces (uma coleção de espaços), no quarto andar, conta com áreas destinadas a determinados artistas e outras para arquivos. Mas não pense que o lugar não é organizado. Há placas indicativas e explicações sobre cada uma das salas. Aliás, devo dizer que eu paguei a língua porque vi várias coisas muito interessantes por lá. Embora realmente não seja o meu foco maior, eu gosto de visitar esse tipo de museu porque você sempre é surpreendido pelo trabalho de algum artista, o uso inusitado de materiais e propostas inovadoras. Não vou entrar em detalhes quanto as exposições porque certamente já está tudo diferente a essa altura do campeonato.

Sofá com luzes em forma de letras
Sofá com luzes em forma de letras

Quem quiser complementar o passeio pode visitar também o Centre d’Art Contemporain, que fica exatamente em frente ao Mamco. Ali estão expostas obras de novos artistas, ainda não tão reconhecidos. As informações podem ser encontradas na página oficial.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s