Apesar de ser um processo extremamente trabalhoso, eu adoro planejar bem as minhas viagens, pois vejo como resultado um aproveitamento muito melhor do tempo, economia de dinheiro, fuga de algumas ciladas e muito mais. Uma das etapas consiste em criar um mapa interativo no qual adiciono todos os lugares que pretendo visitar. Isso me permite definir como será feito o transporte, o que dá para fazer em um dia, opções de alimentação e onde ficar hospedado.
Percebam que, com o recurso visual do mapa, fica tudo mais fácil. Em Lausana (como é chamada em português), por exemplo, escolhi ficar hospedado no Hôtel Résidence du Boulevard, que ficava próximo a vários pontos turísticos que eu iria visitar e do ladinho da estação de trem, uma grande vantagem para quem tinha malas para carregar e ia chegar tarde da noite, além dos dias de passeio bate e volta nas cidades da região.
É lógico que algumas coisas do planejamento acabam sendo modificadas durante a viagem – eu não sou o louco que fica bitolado em seguir a programação prevista, gosto de viajar por conta própria justamente para ter liberdade. Esse é o mapa atualizado de tudo o que visitei ou por onde passei, devidamente identificados por ícones e cores conforme a legenda abaixo.
Arquitetura
Compras
Gastronomia
Hospedagens
Museus
Passeios
Transporte
O mapa é interativo e é possível aproximar para ver mais detalhes, como os nomes das ruas. Para visualizar locais mais distantes, como o aeroporto da cidade, dê um zoom out. Ao clicar nos ícones, um link na descrição te leva até as páginas aqui do Viajento que tratam sobre aquele local.