Brasserie de Montbenon

Lausanne – Brasserie de Montbenon

Eu confesso que costumo economizar um pouco com alimentação durante as minhas viagens, mas também gosto de deixar arder em alguns dias e investir na alta gastronomia. Também faço questão de provar algumas coisas da culinária local, seja em restaurantes sofisticados ou em barraquinhas de comida na rua. Em Lausanne, a experiência gastronômica ficou por conta de um almoço na Brasserie de Montbenon, que funciona na Allée Ernest Ansermet 3. Os dias e horários de abertura podem ser consultados na página oficial.

Esplanade de Montbenon
Esplanade de Montbenon

Ambiente ★★★★★

A ida a esse restaurante já é um passeio em si, já que ele está localizado no belo parque Esplanade de Montebenon. Funcionando em um edifício construído em 1908, com um pé direito de 8 metros de altura e uma vista deslumbrante do parque, do Lac Léman (também conhecido como Lago Genebra) e das montanhas, esse restaurante possui uma atmosfera tradicional e elegante.

Terraço com vista para o lago
Terraço com vista para o lago

O clima estava bem agradável neste dia de primavera, então escolhemos nos sentar do lado de fora, no terraço, para aproveitar a vista. Depois de um tempo comecei a sentir um friozinho e aceitei a oferta de um cobertor para cobrir as pernas.

Além da parte gastronômica do próprio restaurante, a estrutura é utilizada para eventos relacionados à região, sendo realizados ali encontros, apresentações e exposições de produtores de vinhos e outras bebidas, artesãos de chocolates, escritores, fotógrafos, estilistas e outros tantos temas, em diferentes formatos. Confira o calendário de eventos.


Serviço ★★★★★

O restaurante funciona todos os dias de nove da manhã até a meia noite. A cozinha fica aberta para almoço e jantar, sendo que nos outros horários são servidos o café da manhã e pratos frios.

Parte interna do restaurante
Parte interna do restaurante

Eu escolhi ir no almoço durante a semana, então estava bem tranquilo. Para horários mais concorridos ou se estiver em um grupo maior de pessoas, é recomendado que seja feita uma reserva. No formulário, além do dia e horário, é possível pedir uma mesa no terraço, cadeira de rodas, cadeira de bebê e outros.


Preço ★★★☆☆

Como eu fui na hora do almoço, resolvi pedir o menu executivo, que incluía entrada, prato principal e sobremesa. Pelo ambiente, o atendimento e a qualidade do que é servido, sempre levando em conta que tudo na Suíça custa bem caro, achei o preço bom – nessa parte da viagem, eu já tinha parado de converter tudo para reais. Devo destacar que os valores são mais em conta para o almoço, principalmente se você escolher o le show-business lunch. Não há opção de menu executivo para o jantar.

Menu executivo do almoço
Menu executivo do almoço

Acesse no site o cardápio completo com as opções e os preços atuais. Apesar de estar somente em francês, a página pode ser traduzida automaticamente pelo navegador, o que facilita a compreensão. É importante destacar que o menu do almoço e do jantar são diferentes, inclusive no conteúdo.


Comida ★★★★★

O restaurante segue uma linha que valoriza a gastronomia local e muda de acordo com as estações, dependendo da chegada de produtos frescos, além da vontade do chef, é claro. A maioria esmagadora dos produtos é de fabricação própria ou dos melhores e mais famosos produtores locais, incluindo as sobremesas e as bebidas caseiras, como xaropes, chás, refrigerantes e até mesmo água com gás.

Tartare de saumon d’Ecosse
Tartare de saumon d’Ecosse

Comecei os trabalhos com o tartare de saumon d’Ecosse. Eu achei que viria um prato pequeno, mas o negócio era bem servido e estava delicioso. Eu adoro, mas, por ser um peixe fresco e cru, não me arrisco a comer em qualquer lugar (como se servissem isso em qualquer lugar, mas deu para entender). O salmão era temperado com gengibre, limão verde e cebolas e vinha acompanhado de torradinhas, molho e salada fresca.

Ravióli de Mauro à l’ail des ours
Ravióli de Mauro à l’ail des ours

Para o prato principal, escolhi o ravióli de Mauro à l’ail des ours. Eu adoro massa e essa estava no ponto certo, servida com alho selvagem, um creme delicioso, brotos de espinafre e lascas de queijo parmesão. Estava tudo muito bom, principalmente o queijo – acho que não poderia ser diferente, visto que se trata da Suíça.

Meus amigos e família que estavam comigo pediram outros pratos e absolutamente todo mundo ficou muito satisfeito com as suas escolhas. Como bom brasileiro que sou, dei uma bicada na comida alheia e gostei bastante.

Coupe de fraises crème double de la Gruyère
Coupe de fraises crème double de la Gruyère

A minha sobremesa foi a coupe de fraises crème double de la Gruyère, ou seja, morangos frescos com um creme de queijo. Simples, mas muito bem feito e saboroso. Achei interessante porque estamos acostumados a pedir sempre sobremesas muito doces e essa estava refrescante.

Para beber, escolhemos um delicioso vinho de fabricação local. A bebida, assim como muitos outros produtos suíços, tem produção limitada e não são exportados para outros países. Ou seja, você só terá oportunidade de experimentá-los por lá mesmo.


Resumo ★★★★☆

Eu estaria louco se dissesse que esse é um restaurante barato, principalmente quando se considera o valor das bebidas e ainda precisa adicionar a gorjeta. O que posso afirmar é que o ambiente, o serviço, a comida e tudo o mais que possa ser relacionado a essa experiência gastronômica justificam o preço e vale a pena fazer uma gracinha de vez em quando para agradar ao paladar. Ainda que não seja a sua praia, você deve passar por lá para conhecer o edifício e o parque.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s