Lunch Tour no Lago di Lugano

Lugano – Passeio de barco com almoço no lago

A Società Navigazione del Lago di Lugano (SNL) é a companhia suíça que opera os serviços de passageiros no local, sendo que os barcos são usados principalmente para fins turísticos. Além disso, servem para conectar as comunidades que ficam às margens, algumas das quais não possuem acesso por rodovias.

Quando eu estava fazendo as minhas pesquisas sobre os atrativos de Lugano, me programei para fazer um passeio no lago caso o tempo estivesse bonito. A minha ideia inicial era pegar o barco para ir até Melide e fazer o passeio no Swissminiatur. Acabei desistindo de visitar o parque, que traz uma versão em miniaturas de pontos turísticos da Suíça, para focar mais nos passeios pelo Monte San Salvatore, Monte Brè e no centro histórico própria cidade de Lugano.

Menu exposto na estação
Menu exposto na estação

De qualquer maneira, eu queria aproveitar que eu já tinha o Swiss Travel Pass e poderia fazer um passeio gratuito de barco. Como coincidiu de estar próximo da hora do almoço, resolvi aproveitar para comer no barco. Para isso fui até o porto chamado Lugano Centrale, onde havia uma placa indicando qual seria o menu servido naquele dia. Esse passeio acontece todos os dias de primavera, verão e uma parte do outono. As refeições são preparadas pelo Restaurante Cambusa Lugano, que também possui uma unidade com menu mais completo em terra, pouco depois do Parco Ciani. Nesse caso, o endereço, o menu, os dias e os horários de funcionamento podem ser acessados na página oficial.

Barco com restaurante
Barco com restaurante

No caso do Swiss Travel Pass, não é preciso comprar ou fazer qualquer tipo de troca de bilhete na estação. Você simplesmente apresenta o passe no momento do embarque e pronto. Se você estiver usando algum outro tipo de passe, como o que dá desconto de 50% nas passagens, ou for comprar o bilhete completo, é preciso se dirigir até a bilheteria. Também há uma opção de comprar o passeio e a refeição do dia, que inclui entrada + prato principal, sem sobremesa ou bebidas.

Área externa na frente do barco
Área externa na frente do barco

Nesse barco há três opções de lugar para sentar. Se você gosta de viajar do lado de fora, no sol, a parte externa é o ideal. Há várias cadeiras e algumas mesas, o que significa que você pode almoçar na parte de fora – imagino que não há problema se você levar seu próprio lanche. O lado de fora proporciona a melhor vista, mas eu tenho pavor de sol, ainda mais meio dia, porque eu queimo muito fácil. Preferi sentar na parte interna e saía de vez em quando para tirar umas fotos.

Bar na parte inferior do barco
Bar na parte inferior do barco

Para quem quer ficar escondido do sol, uma das opções é ficar na parte de baixo do barco, dentro do bar. A vista também é boa para quem se senta junto às janelas. Ainda dá para pedir um drink, o que seria uma ótima ideia em um passeio desse tipo. Como eu estava com fome, preferi a refeição completa.

Mesas reservadas para quem for almoçar
Mesas reservadas para quem for almoçar

Quando entrei no barco, a parte do restaurante estava com todas as mesas com esse bilhete de reserva. Fiquei um tempo pensando que já estaria tudo ocupado lá dentro, mas achei estranho porque o barco já ia sair e ainda não tinha muita gente nessa parte interna. Depois eu entendi que o bilhete significava que só poderia sentar ali pessoas que fossem almoçar, ou seja, essa parte do barco é destinada a quem for consumir no restaurante. Escolhi uma das mesas perto da janela e, assim, fiquei com uma boa vista da paisagem e na sombra.

Stracotto de manzo
Stracotto de manzo

Para comer, pulei a parte da entrada e fui direto para o prato principal. Escolhi o Stracotto de manzo simental cotto a bassa temperatura, carote vichy, polenta della Valle Maggia e salsa al merlot. Traduzindo, era uma carne de boi cozida a baixa temperatura acompanhada de cenoura, polenta e molho de vinho merlot. Eu achei a refeição bem gostosa, mas era um daqueles pratos elegantes que não vem lá muito bem servidos. Deu para matar a fome, mas eu queria ter comido mais – não o fiz porque os preços eram um pouco salgados. Só para deixar claro, ninguém é obrigado a consumir nada nesse passeio, só uma das partes internas do barco é reservada para quem for almoçar.

Morcote vista do barco
Morcote vista do barco

O passeio pelo lago é bastante agradável, já que a paisagem é linda e as águas calmas. Passamos por alguns portos onde são feitas paradas bem rápidas, apenas o tempo suficiente para o embarque e desembarque. Na verdade, a maioria das pessoas não desce. O único lugar que eu percebi que teve mais gente desembarcando foi em Morcote, que é realmente linda e deve valer a pena. De qualquer maneira, eu já tinha planejado voltar para continuar passeando por Lugano, então isso vai ficar para uma outra oportunidade.

Nosso barco saiu pontualmente às 12h com trajeto LuganoParadiso → Campione d’Italia → Melide Swissminiatur → Brusino Paese → Brusino Funivia → MorcotePorto Ceresio, fazendo depois o caminho de volta. Como eu tinha o passe, eu poderia descer em qualquer uma das paradas e embarcar em outro horário, mas não teria o restaurante. De qualquer maneira, minha intenção era mesmo não descer porque eu ainda visitaria o Monte Brè no mesmo dia. Todo o passeio de barco durou pouco mais de 2 horas, chegando de volta ao porto Lugano Centrale. Eu estava hospedado no ibis budget Lugano Paradiso e poderia ter descido na estação próxima ao hotel, caso estivesse voltando para lá. O percurso do barco e tudo o mais que eu visitei na região pode ser visto no mapa interativo acima.

Vista do barco
Vista do barco

Na página oficial você tem acesso aos folhetos que descrevem todas as opções de passeio, com a duração, horários, pontos de parada mostrados em um mapa e outros detalhes. Atenção para a sua data de viagem, já que existe uma programação para o inverno e outra para o verão. Eles também colocam ali os dias em que são realizados eventos especiais, como a Festa d’Apertura no início da primavera, festivais gastronômicos,  datas comemorativas, queimas de fogos de artifício e outros.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s