Pouso da Torre

Tiradentes – Pouso da Torre

Eu gosto muito de Tiradentes porque é uma cidade histórica que não cresceu muito, então mantém aquele clima de cidade do interior, mas possui uma ótima estrutura de pousadas, restaurantes e atrativos turísticos. Seja pelo interesse arquitetônico, cultural e artesanal, seja pelos eventos realizados na cidade, como o Festival de Cinema, o Festival de Gastronomia ou outro, eu acabo indo até lá quase todo ano.

Geralmente eu fico hospedado fora do centro histórico, cujas ruas ficam abarrotadas de gente e carros nos dias mais movimentados. Em 2018, me hospedei pela primeira vez no Pouso da Torre, que fica na Rua Herculano José dos Santos, 337.


Comodidades

Essa é uma daquelas pousadas que você tem opções para curtir o lugar, então o ideal é ter um tempo livre na programação para relaxar e fugir da agitação do dia a dia. Isso é proporcionado pela área externa, já que há extensos jardins, onde não se escuta som de carros ou qualquer outro barulho irritante.

Piscina e área de lazer
Piscina e área de lazer

O principal atrativo ali é a piscina ao ar livre, que ajuda a dar uma refrescada no calor que faz durante o verão na cidade. Ali você pode aproveitar para deitar para tomar sol, ler um livro (há uma biblioteca na sala de estar), brincar com um dos jogos de tabuleiros disponíveis ou até mesmo cochilar sob a sombra das árvores ou dos guarda-sóis. Também há algumas mesas e um extenso gramado, que podem ser usados para fazer um piquenique. Outra opção é contratar os serviços de massagem ou pedir bebidas do bar, que são pagos à parte.

Mesa do café da manhã
Mesa do café da manhã

Falando em comida, o café da manhã dessa pousada é fantástico. Uma das coisas que eu mais gosto dessas hospedagens em cidades do interior é que eles servem produtos frescos, feitos no próprio local ou comprado de produtores locais da região. Tudo bem simples, mas extremamente saboroso. Bolo assado no dia, sucos naturais, pães feitos artesanalmente, geleias de frutas da região, além da opção de pedir omeletes, tapiocas e crepiocas feitas na hora, com o recheio que você escolher. Realmente nem se compara com os cafés da manhã genéricos servidos pela maioria dos hotéis das grandes cidades.

A pousada possui estacionamento privativo gratuito, sem necessidade de fazer reserva. Quando chegamos, nos deram um controle remoto da garagem, o que permitia que entrássemos e saíssemos sem precisar ou esperar. De qualquer maneira, possuem recepção 24 horas para o caso de qualquer necessidade, além de outros serviços como depósito de bagagens, serviço de quarto, transfer, etc.


Conforto

A Pouso da Terra funciona em um espaço que lembra um sítio, com aquelas espaçosas casas antigas de fazenda. A recepção, o café da manhã e alguns quartos mais acessíveis ficam na estrutura principal. Os outros quartos ficam nos anexos, tendo em comum o estilo rústico da estrutura e decoração típica do interior do estado.

Sala do edifício principal
Sala do edifício principal

Isso não quer dizer, de maneira alguma, que não seja um lugar confortável. Muito pelo contrário. O quarto que eu fiquei possuía móveis de madeira, cama espaçosa, chão de cimento queimado e decoração agradável. Os ambientes amplos foram adaptados para proporcionar uma estadia prazerosa, com banheiros bem equipados, cofre, televisão, frigobar e ar-condicionado.

Quarto de casal
Quarto de casal

Wi-fi grátis

Falando em tecnologia, é importante destacar que há internet sem fio por toda a propriedade. Obviamente que, por se tratar de uma cidade pequena no interior do estado, a velocidade não é das mais satisfatórias. A conexão era melhor no prédio principal, junto à recepção, pois o quarto que eu fiquei era bem afastado.


Localização

Eu sempre escolho ficar nessa região de Tiradentes e já experimentei algumas pousadas diferentes, todas satisfatórias. É um local mais calmo, ótimo para relaxar e não ouvir barulho nenhum a noite. Em contrapartida, como fica fora do centro, você acaba precisando se deslocar para ir até o local dos eventos, restaurantes e pontos turísticos principais. Não é nada muito dramático em termos de distância, já que a caminhada até a parte central é de cerca de 1km. Mas é ruim na volta porque tem subida, já que a pousada fica em cima de um morro. Daí você tem duas opções para os momentos de preguiça: andar de carro, o que dá um certo trabalho porque precisa encontrar lugar para estacionar, ou pegar um táxi. Para mim nunca foi um problema, mas acho importante registrar aqui como um possível ponto negativo.


Reservar hotel


Funcionários

Essa foi a primeira vez que me hospedei nessa pousada e fiquei bastante satisfeito com todos os funcionários que me atenderam, seja na recepção ou no café da manhã.


Custo benefício

As minhas reservas são sempre feitas no Booking.com. Como a comunidade que utiliza a plataforma costuma avaliar as hospedagens, sempre procuro os estabelecimentos com avaliação acima de 8 pontos, o que é considerado muito bom. Também presto atenção às opiniões, observando quais são as principais queixas e se elas se aplicam ao meu caso específico. No caso do Pouso da Torre, as minhas expectativas foram atendidas, então considero que o custo-benefício foi satisfatório. De fato, não é uma hospedagem barata, mas garante bastante conforto e qualidade no atendimento.


Resumo

+ Café da manhã
+ Conforto
+ Estacionamento privativo
+ Lazer
– Localização
– Wi-fi

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s