O Passo Pizzajazz

Ouro Preto – O Passo Pizzajazz

Como eu moro perto de Ouro Preto, tenho costume de visitar a cidade pelo menos uma vez por ano. Praticamente todas as vezes que vou lá, mesmo que seja somente para passar o dia, eu acabo almoçando ou jantando nesse restaurante que é um dos preferidos por mim e pelos meus amigos. Virou uma tradição, por assim dizer.


Ambiente ★★★★★

O restaurante funciona no segundo andar de um antigo casarão do século XVIII, no centro histórico de Ouro Preto. O endereço é Rua São José, 56. São vários ambientes, cada um com as suas particularidades. Como o restaurante costuma ficar bastante cheio, nem sempre é possível escolher em qual deles você se sentar, dependendo mais da disponibilidade de mesas e da quantidade de pessoas no seu grupo.

Varanda do restaurante
Varanda do restaurante

Um dos destaques é a varanda, geralmente bastante concorrida pela vista que proporciona da cidade. Ali dá para ver a Casa dos Contos, a Ponte dos Contos, o Grande Hotel, a rua São José e o Horto dos Contos. É agradável para o almoço por ser um ambiente ao ar livre, bastante ventilado, mas que eu evito por causa do sol. A noite é legal porque ali ficam os músicos nas noites de jazz, mas dá para curtir também nos outros ambientes, pois existe um sistema de caixas de som.

Um dos ambientes internos
Um dos ambientes internos

A parte interna possui salões com diferentes tamanhos e decorações. Um deles tem decoração mais sóbria e clássica, outro possui quadros mais coloridos e modernos, você pode se sentar no ambiente da adega, com as paredes cobertas de prateleiras com garrafas de vinho… enfim, é mesmo um casarão que foi adaptado para funcionar como restaurante.


Serviço ★★★★☆

Nesse quesito vou tirar um pouco dos pontos, mas não é porque eu ache as pessoas que trabalham lá mal-educadas ou qualquer coisa do tipo, muito pelo contrário. O atendimento é bom. A grande questão é que o restaurante é muito procurado e é necessário fazer reserva ou chegar cedo para ser acomodado rapidamente.

Fila de espera
Fila de espera

O que eu acho chato é que um lugar com essa estrutura não tenha um local de espera decente. Basicamente, forma-se uma fila no pequeno corredor de entrada e na rua. Eles sequer pegam os nomes, distribuem senhas ou qualquer coisa do tipo. É fila mesmo. Na minha opinião, um restaurante que funciona em um casarão desse tamanho poderia facilmente reservar um de seus salões para funcionar como ambiente de espera, onde já fosse possível pedir bebidas e até aperitivos, como temos em muitos lugares. Mas não, você tem que ficar em pé. No sol. Na chuva. Ou seja, preferencialmente, se planeje com antecedência, faça reserva ou chegue cedo.

Adega do restaurante
Adega do restaurante

Obviamente que, com o restaurante em sua lotação máxima, o serviço em si também fica prejudicado, pois são muitos pedidos. Além das pessoas que estão lá, também há os pedidos de delivery. Com isso, os pratos e drinks demoram um pouco mais para chegar, mas nada muito dramático. Eles têm bastante garçons e você não fica muito tempo sem ser atendido.


Preço ★★★★☆

O preço é o que se poderia esperar de um restaurante desse nível e eu não me incomodo de pagar um pouco mais caro por uma refeição de qualidade. Para quem vai pessoalmente, há um menu no corredor de entrada com os pratos servidos na casa, o que ajuda a ir escolhendo o que você quer comer, mas não dá para ter uma ideia do custo porque não consta os preços. Para isso, recomendo acessar a página oficial e dar uma fuçada no cardápio do delivery que, embora não tenha todas as opções do menu, permite ter uma noção. Lembrando que, se tiver música ao vivo, também será cobrado um valor por pessoa pelo couvert artístico.


Comida ★★★★★

O grande destaque da casa são as pizzas com massa fina e crocante preparadas no forno a lenha. Confesso, entretanto, que na maioria das vezes eu acabo pedindo um dos pratos individuais inspirados na gastronomia mundial, como risotos, massas italianas, carnes ao estilo francês e coisas assim. Como já fui ao restaurante muitas vezes, vou postar aqui o menu escolhido para a última visita.

Corniccioni Verdi
Corniccioni Verdi

Depois de pedir um dos deliciosos drinks que são servidos na casa, pedimos como entrada o Corniccioni Verdi, que é uma massa de pizza assada no forno a lenha com molho pomodori pelati, alho torrado, azeite extra virgem, queijo tipo grana e basílico. A gente achou que seriam umas tirinhas de massa pequenas, mas na verdade é uma pizza brotinho inteira. Estava delicioso e serve mais que bem duas pessoas, o que acabou prejudicando um pouco o apetite para o prato principal. Mas somos guerreiros, seguimos forte no propósito de fazer uma refeição completa.

Steak Tennessee
Steak Tennessee

Como eu já tinha ido várias vezes a esse restaurante, resolvi pedir um prato que era novidade. O escolhido foi o Steak Tennessee: filé flambado com Jack Daniel’s e pimentas verdes, gratin de mandioca com queijos da Serra e verdes do dia. Parece uma coisa simples isso de carne com mandioca, mas sabe quando o prato é tão bem feito que você simplesmente fica apaixonado e dá água na boca só de lembrar? Pois é, estou com água na boca agora.

Fondant Butterscotch
Fondant Butterscotch

Mesmo socado depois de ter comido uma entrada generosa e um prato principal individual, não poderíamos deixar de pedir uma sobremesa. Eu sempre digo que a tripa do doce é outra, um espaço reservado para a gordice final. Escolhemos dividir outra novidade do cardápio que foi Fondant Butterscotch, que é uma torta de chocolate acompanhada de sorvete de frutas vermelhas e calda de caramelo finalizada com flor de sal. A combinação ficou deliciosa porque o sorvete compensa o doce do chocolate.


Resumo ★★★★☆

Se eu posso citar algum defeito desse restaurante é apenas a espera ocasionada pela grande procura e a falta de uma sala de espera decente, o que pode ser contornado com um pouco de planejamento – fazer reserva ou chegar cedo, bem próximo do horário de abertura. De qualquer maneira, mesmo a espera é recompensada pela qualidade do que é servido e há muitas opções e novidades para justificar a volta.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s