Cataratas do Reno

Rheinfall – Passeio de barco pelas Cataratas do Reno

O Reno é formado pelas águas dos rios Vorderrhein (Reno anterior) e Hinterrhein (Reno posterior), que se unem próximo a Chur, de onde parte o passeio do Bernina Express pelos Alpes Suíços. Dali o Reno segue para o norte e desemboca no lago Constança, depois vai para o leste, onde forma a maior cachoeira da Europa, próximo à cidade de Schaffhausen. Ao todo, o Rhein (nome em alemão), percorre 1.233 km rumo ao mar do Norte, atravessando ou cruzando seis países durante o percurso: Suíça, Áustria, Liechtenstein, Alemanha, França e Países Baixos. A origem do nome é celta e significa fluir, bem como no grego antigo, rheō. Os romanos chamavam o rio de Rhenus e, desde a época desse império, suas águas foram usadas para o transporte e comércio.


Como chegar

A visita às Cataratas do Reno (Rheinfall, em alemão, ou Rhine Falls, em inglês) é a principal atração da região e pode ser feita como um bate e volta a partir de Zurique, já que a viagem entre a estação central de trem da cidade e as cataratas dura cerca de uma hora de trem. Há um trem que faz o trajeto direto e tem partidas de meia em meia hora. O destino é a estação Neuhausen Rheinfall, pertinho das cataratas. Dependendo da disposição para acordar cedo e encher o dia de passeios, também dá para incluir uma parada em Winterthur.

Eu já não estava em Zurique quando visitei as cataratas, então fiz o trajeto a partir de Arbon, de carro, e gastamos cerca de uma hora para chegar. De trem seria mais demorado porque é preciso fazer baldeação em algumas estações. Se eu tivesse ido de transporte público, teria incluído a visita a Winterthur, já que também está no caminho.

Seja qual for o seu ponto de partida, é importante sair cedo para ter tempo de conhecer as maiores cataratas da Europa, fazer algum tour de barco, passear pelo castelo Schloss Laufen e conhecer o centro histórico da cidade de Schaffhausen, que fica bem próxima. Além disso, perto das quedas há alguns restaurantes elegantes para quem gosta de boa gastronomia e está disposto a gastar um pouco a mais, além de outros atrativos.

Cataratas do Reno
Cataratas do Reno

Fatos e números

Vamos a alguns dados interessantes sobre a Rheinfall, que desde 1983 faz parte do Bundesinventar der Landschaften und Naturdenkmäler von nationaler Bedeutung. É isso mesmo que você entendeu: o Inventário Federal de Paisagens de Monumentos Naturais de Importância Nacional.

  • Largura das quedas: 150 metros
  • Altura das quedas: 23 metros
  • Profundidade da bacia: 13 metros
  • Idade: aproximadamente 15.000 anos
  • Fluxo de água no verão: 600.000 litros por segundo
  • Fluxo de água no inverno: 250.000 litros por segundo

Como se pode perceber, o volume de água estará bem maior no verão, que acontece por lá no meio do ano. Eu fui em maio, na primavera, e já estava bem cheio.


Entendendo a geografia do local

O rio Reno divide as comunidades de Neuhausen am Rheinfall, de onde saem os passeios de barco, e Laufen-Uhwiesen, que fica no lado oposto e também vale muito a pena ser visitada. Você pode começar o passeio por qualquer uma das margens, que são ligadas por uma balsa. Os tours de barco saem do Schlössi Wörth, que fica do lado de Neuhausen e aparece em primeiro plano, à esquerda, na foto abaixo. Do lado direito, na outra margem, o Schloss Laufen, que fica em Laufen-Uhwiesen. Dividindo as cataratas, há uma rocha chamada Rheinfall-Felsen, que pode ser acessada de barco.

Schlössli Wörth
Schlössli Wörth

Opções de passeio de barco

Ao todo são quatro opções de passeio de barco para ver as cataratas mais de perto e sentir a potência da água. No Schlössi Wörth você vai encontrar placas indicativas, mas recomendo que você leia as informações aqui em português para ficar mais fácil de entender e chegar lá decidido para ganhar tempo.

Para deixar tudo mais ilustrativo, fiz o mapa interativo abaixo com as rotas percorridas em cada uma das quatro opções, com suas respectivas cores: amarelo; vermelho; azul; e rosa. Também coloquei ícones no porto, no castelo, na rocha e em outros pontos de interesse.

Amarelo

Com saídas a cada dez minutos e trajeto curto, pegar esse barco é a única maneira de ir e descer na Rheinfall-Felsen, a pedra que divide as cataratas – escolhi ele por esse motivo. São poucos minutos até lá e o negócio fica meio agitado quando chegamos perto das quedas, mas quero acreditar que seja bastante seguro e o fato de eu ter ido e voltado são e salvo não foi pura sorte. Chegando até a pequena plataforma que serve como porto, o barco pega os passageiros que já estavam lá e vai embora.

Rheinfall-Felsen
Rheinfall-Felsen

Você pode ficar o tempo que quiser na pedra, já que o fluxo de barcos é contínuo. A subida das escadas pode ser um pouco cansativa mas vale a pena, já que proporciona uma bela vista dos pequenos e disputados mirantes. É preciso ter um pouco de paciência para conseguir tirar as suas fotos sozinho, mas nada impossível. Para quem quer ter uma vista parecida, mas não quer se aventurar no barco (falando sério agora, é super tranquilo), repare que o castelo na outra margem também possui uma estrutura bem próxima do nível da água.

Mirante da pedra entre as cataratas
Mirante da pedra entre as cataratas

Vermelho

A travessia entre as duas margens pode ser feita pela balsa, cujo trajeto está marcado em vermelho no mapa. Nesse caso você compra junto o barco e o bilhete da visita ao Schloss Laufen, podendo explorar o castelo e seus mirantes à vontade. O tempo sugerido é de 45 minutos, mas vai depender do seu ritmo. Eu não peguei esse barco pois estávamos de carro, então demos a volta até lá e entramos pela portaria principal. Se você não estiver motorizado, o ideal é fazer a travessia de balsa mesmo, já que não há nenhuma ponte próxima e a caminhada seria longa (embora, provavelmente, prazerosa).

Azul

Para quem não faz questão de descer na pedra, uma boa alternativa é pegar o passeio do barco azul, que dá uma volta com 15 minutos de duração e também passa bem próximo da cachoeira. O diferencial é que isso é feito com um guia de áudio.

Rosa

O tour rosa é o mais longo, com 30 ou 60 minutos de duração. O barco faz o mesmo trajeto do azul, mas também desce o rio. Cada passageiro fica com seu próprio aparelho de áudio e escuta as explicações sobre o que está vendo no momento e informações históricas de até 15.000 anos atrás, quando as quedas ainda não existiam. As informações, dadas simultaneamente para todos, podem ser ouvidas em um dos vários idiomas escolhidos, inclusive o português.


Funcionamento

Além dos tickets individuais, é possível comprar combos para combinar diferentes passeios como, por exemplo, fazer um dos tours maiores com guia de áudio + visita à pedra + travessia até o castelo na outra margem. Mas atenção: os passeios de barco não estão disponíveis o ano todo – geralmente funcionam na primavera e verão. Para conferir as datas, preços e opções, acesse a página oficial.

Passeios de barco
Passeios de barco

Alimentação

Refeições podem ser feitas nos restaurantes e lanchonetes próximos às cataratas. Assim como os passeios de barco, alguns não ficam abertos o ano todo, então é bom confirmar o funcionamento antes de fazer seus planos. Como eu queria uma coisa mais rápida e barata, optei por comer uma das tradicionais linguiças alemãs, batatas fritas e pão no Schlössi Wörth. Ali também são vendidos sanduíches naturais, saladas, pratos simples como macarrão e fish and chips, doces e outras coisas.

Lanchonete no Schlössli Wörth
Lanchonete no Schlössli Wörth

Outras opções

Além dos passeios de barco, há a opção de visitar o Adventure-Park, onde há a maior tirolesa da Suíça e pistas de parkour com diferentes níveis de dificuldade, inclusive para crianças; pegar o Rhyfall-Express, um passeio de trem que liga as cataratas à cidade de Schaffhausen; praticar ; ou simplesmente ficar até mais tarde para ver a iluminação noturna.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s