Historisches Museum Schloss

Arbon – Historisches Museum Schloss

O local onde se encontra Arbon, na Suíça, foi ocupado desde tempos pré-históricos. Na baía do lago Constança, foram encontrados restos de casas em palafitas do período Neolítico, de aproximadamente 3500 a 2500 anos a.C. O museu conta com uma maquete que reproduz as comunidades dessa época. Como moravam às margens do lago, de onde tiravam alimentos e água para sua subsistência, essas comunidades construíam casas suspensas de madeira.

Casas de palafitas do período Neolítico
Casas de palafitas do período Neolítico

Muitas centenas de anos depois, a área foi ocupada por romanos – a primeira referência ao nome Arbor Felix data de 280 anos d.C. A história do castelo no centro histórico da cidade remonta da época dos romanos, que construíram às margens do lago Constança uma fortaleza para proteger a comunidade. Eles ocuparam o local até 400 anos d.C, quando retiraram suas tropas e a região passou a ser habitada por povos alemães.

Torre do castelo
Torre do castelo

No século XVIII, Arbon tornou-se parte do Bispado de Constança e no local da antiga fortaleza se ergueu um castelo para servir de sede do governo. Parte das muralhas originais da cidade, fundada no ano de 1.255, ainda estão conservadas. Em 1505, o bispo Hugo von Ladenberg botou abaixo o castelo, com exceção da torre, e erigiu a estrutura atual. A torre é um dos pontos altos (literalmente, haha) da visita, já que proporciona uma bela vista da cidade.

No século seguinte, Arbon já era uma pequena cidade cujas principais atividades econômicas eram a agricultura, os trabalhos manuais e a fabricação de linho. Condições desfavoráveis, entretanto, impediram o progresso.

Tecelagem e outros detalhes da cultura local
Tecelagem e outros detalhes da cultura local

Até o final do século XVII, Arbon continuou sendo um pequeno povoado, com poucas centenas de habitantes. Em 1.692, durante a Guerra do Palatinado, uma fábrica de tecidos se instalou na cidade, já que a Suíça possuía privilégios de negociação com a França. Isso levou à construção das casas que se encontram atualmente no centro histórico. Móveis e utensílios dessa época estão expostos no museu.

historisches-museum-schloss-arbon-suica-quarto-sala-seculo-18

Anos depois, a revolução francesa foi a responsável por dar fim a esse período de prosperidade. Em 1.798, também levou à liberação do governo do Lorde Bispo de Constança, que já durava quase 1.000 anos.

A partir da metade do século XIX, Arbon contribuiu, primeiro com a fábrica de equipamentos industriais da Saurer e depois com a grande empresa de bordados Heine, com o sucesso da produção suíça voltada para o exterior. A partir de 1.888, a Saurer também passou a produzir motores a combustão, carros e caminhões. No intervalo de 20 anos, a população aumentou de 2.500 para 10.000. O interessante é que a cidade não cresceu muito – atualmente são menos de 15 mil habitantes – e mantém bem preservadas as construções antigas.

Carro da Saurer
Carro da Saurer

O castelo, em sua versão do século XVI, foi sede do governo comandado por bispos até o ano de 1798. Entre os anos de 1822 e 1908, abrigou a empresa de tecelagem de seda Stoffel. Em 1911, foi comprado por Adolph Saurer, que o usou como armazém e residência. A partir de 1945, passou a ser propriedade da cidade.

Dois anos após a restauração de 1973, passou a abrigar na ala ocidental e na torre o museu que conta a história da cidade. O outro lado é usado para uma escola para adultos. A coleção exposta no local conta a história de mais de 5.000 anos atrás, mostrando como era a organização das vilas pré-históricas, objetos arqueológicos diversos, a era medieval, as casas dos séculos XVII e XVIII e o avanço industrial do século XIX, entre outros fatos importantes. O ponto negativo é que as explicações e legendas estão todas escritas em alemão, então eu tinha que recorrer às traduções dos meus anfitriões na cidade e do celular.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s