Pousada La Maison du Baron

Alcântara – Pousada La Maison du Baron

Quando eu estava fazendo meu planejamento para essa viagem, cujo objetivo principal era visitar os Lençóis Maranhenses, aproveitei que já estaria na região para conhecer São Luís. Um dos passeios sugeridos saindo da capital do estado era um bate e volta em Alcântara. Como eu tinha dias suficientes, resolvi aproveitar e passar uma noite por lá, pois li alguns comentários na internet de que o movimento na cidade é maior depois do pôr-do-sol, quando dá uma amenizada no calor e os moradores saem para a rua (o que, de fato, acontece).

Alcântara não possui muitas opções de hospedagem. Para a minha estadia, escolhi a Pousada La Maison du Baron, que fica na Rua do Sossego, 10, no centro histórico da cidade.


Comodidades

Eu adoro essas pousadas com chalés. A grande vantagem, para mim, é o que o espaço é, geralmente, maior do que o de um quarto de hotel. Além disso, o fato de estar em uma estrutura separada da dos demais hóspedes dá uma sensação de liberdade. Também me agrada o fato dos chalés serem integrados ao jardim, o que é bem diferente de ter que pegar um elevador e percorrer um corredor de hotel. Enfim, eu gosto desse contato com um ambiente mais natural.

Chalé da Pousada La Maison du Baron
Chalé da Pousada La Maison du Baron

Outra coisa que sempre me conquista é o café da manhã, que já está incluso na estadia. Simples, mas com sucos naturais, frutas, bolos e quitutes feitos na própria pousada, além da possibilidade de pedir tapiocas e ovos fresquinhos sem nenhum custo extra. Aliás, devo destacar que o Restaurante Colonial Buffet & Lanches, que faz parte da pousada, é também uma ótima opção para almoço e jantar.

Café da manhã
Café da manhã

Conforto

Eu fiquei no chalé de um quarto, com banheiro privativo e uma sala de estar. Assim como todos os outros quartos da propriedade, esse possui ar-condicionado – um item que eu considero especial, pois o calor me incomoda bastante para dormir e não tem nada melhor que chegar da rua, tomar um banho e ficar em um ambiente climatizado.

Essa pousada possui estilo rústico, mas também bastante confortável. Na sala tínhamos um frigobar, mesa e cadeira. O banheiro era espaçoso e novo, bem simples, nada de luxo.

Quarto do chalé de casal
Quarto do chalé de casal

Wi-fi grátis

A internet por lá funcionava adequadamente. Eu estava no primeiro chalé, o mais próximo da recepção, então tinha um sinal que pegava muito bem no quarto – não sei como fica a situação dos outros chalés. Eu sou dessas pessoas que gosta de estar conectado, pelo menos uma vez por dia, embora não seja totalmente dependente das tecnologias. No Maranhão, em alguns momentos tive dificuldades de acesso à internet, principalmente ao tentar postar vídeos. Às vezes era difícil até mesmo fazer o 3G funcionar. Mas na pousada foi tranquilo.


Localização

Alcântara é uma cidade pequena, que pode e deve ser toda percorrida a pé. Isso não quer dizer que você pode se hospedar em qualquer lugar. A localização dessa pousada é muito boa porque se encontra no centro histórico, exatamente atrás da Igreja Nossa Senhora do Carmo. Aliás, a sede da pousada funciona em uma casa antiga, dando aquela sensação de que estamos hospedados em uma fazenda aconchegante.

Entrada da sede da pousada
Entrada da sede da pousada

Do Porto do Jacaré, onde se chega de barco vindo de São Luís, a caminhada é de pouco mais de 1 km. Como deixei a mala no hotel da capital e trouxe apenas uma mochila para passar a noite, foi muito tranquilo chegar até a pousada para fazer check-in, bem como voltar no dia seguinte.


Funcionários

Como cheguei na hora do almoço, encontrei o pessoal da recepção do hotel trabalhando no restaurante que fica ao lado. O contato com os funcionários foi basicamente nesse salão, já que aproveitamos a proximidade para fazer ali essa refeição e voltamos para comer um hambúrguer a noite. Além disso, o café da manhã é servido no mesmo espaço, ou seja, a comida reunindo as pessoas. Os funcionários foram todos bastante receptivos e demonstravam profissionalismo e empatia.


Reservar hotel


Custo benefício

A hospedagem no Maranhão não é cara, assim como os passeios e as refeições, no geral. O custo benefício dessa pousada é muito bom pois ficamos em um chalé bastante confortável, tivemos um gostoso café da manhã e a localização era ótima. Além disso, a reserva pelo Booking.com permite que o pagamento seja feito somente ao chegar na propriedade e, caso haja mudança de planos, o cancelamento é grátis.


Resumo

+ Chalé
+ Café da manhã
+ Localização

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s