Seguro de viagem no Brasil

Vale a pena contratar seguro de viagem para passeio no Brasil?

O seguro de viagem é muito importante para o turista porque ajuda a minimizar qualquer situação desconfortável que possa surgir ao longo dos passeios. Geralmente associamos a necessidade do seguro com doenças, principalmente em viagens para o exterior, já que os preços praticados para uma simples consulta médica ou exames básicos em alguns países fazem arrepiar os cabelos do cu. A verdade, entretanto, é que o seguro traz muito mais benefícios, inclusive para viagens feitas dentro do Brasil.


Seguro de saúde x Seguro de viagem

Para começo de conversa, é preciso esclarecer a diferença entre seguro de saúde (ou plano de saúde, que usamos no nosso dia-a-dia) e o seguro de viagem (que contratamos por um determinado período e destino de passeio). Muitas pessoas acham que o seguro de saúde é suficiente para um passeio no Brasil, mas é preciso estar atento a vários detalhes. O primeiro deles é que o seguro de saúde geralmente possui cobertura estadual, não podendo ser utilizado para viagens mais distantes. E vamos ser sinceros, vivemos em um país bem grande e geralmente usamos as férias para viajar para longe, deixando as cidades mais próximas para finais de semana ou feriados emendados.

Ainda que o seguro de saúde possua cobertura nacional, muitas vezes sua rede de atendimento é mais presente em uma determinada região e fica comprometida em outros estados. Nesse caso, você fica preso aos poucos profissionais que atendem o seu plano – muitas vezes, marcar uma consulta médica representa uma espera de dias, semanas e até meses. Além disso, quem já precisou de usar o seguro de saúde fora da sua cidade sabe como um procedimento simples pode ser atrasado por burocracias diversas. No caso do seguro de viagem, você pode ser atendido por qualquer médico e em qualquer hospital, pois eles não precisam ser cooperados.

O seguro de saúde possui carência, o que significa que ele não pode ser usado para determinados casos por um certo período. Se você já tem ele há algum tempo, isso não será um problema. Já o seguro de viagem passa a valer no dia determinado pelo turista, no primeiro dia de viagem.

Quadro comparativo entre seguro de saúde e seguro de viagem

Junto a cobertura monetária das despesas contratadas, o seguro de viagem garante os cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslados médicos, compra de medicamentos, assistência odontológica, fisioterapia, regresso sanitário, translado de corpo e um seguro em caso de invalidez permanente ou morte acidental. Se a viagem inclui a prática de esportes, um seguro específico deve ser contratado. Também há seguros especiais para mulheres gestantes. Ou seja, o seguro de viagem cobre todos os aspectos relativos à saúde durante suas férias, inclusive para terceiros.

Se um adulto precisa ficar internado ou está incapacitado de voltar para casa por algum motivo e uma criança ou adolescente não tem outra pessoa de maior junto a si, o seguro oferece o serviço de acompanhamento de menores para o retorno.


Outras coberturas do seguro de viagem

Além das questões relativas à saúde, o seguro de viagem pode ser acionado em questões próprias desse momento sagrado de nossas vidas chamado férias.  Um dos casos mais comuns é o de extravio de bagagem. Eu sempre recomento andar com suas malas e outros pertences devidamente identificados, o que pode ser feito com estilo com as tags disponíveis na Loja Viajento. Isso facilita muito a devolução em caso de perdas.  Mas também podem acontecer roubos, furtos, perda por parte da companhia aérea e até destruição total da bagagem. Nessas situações, o seguro pode ser acionado para pagar ou complementar um valor determinado pela perda.

Tag de mala "Bon Voyage"

Há também a cobertura de despesas em caso de cancelamento de viagem. Quem nunca teve um voo cancelado por um motivo qualquer e ficou à mercê da boa vontade da companhia aérea para ter o que comer e onde dormir? Pois é, o seguro também pode ser acionado para arcar com esses gastos inesperados.

Outra coisa comum é perder ou ter seus documentos roubados durante uma viagem. Daí bate aquele desespero: como embarcar sem ter em mãos algum documento que identifique que você é aquele passageiro? E se você perder o cartão de crédito e não tiver condições de fazer nada porque acabou seu dinheiro? O seguro de viagem também prevê orientações no caso de perdas de documentos, cartões de crédito ou passaporte. Um pouco mais dramático é se você cometer algum crime, mas mesmo nisso você está seguro, pois estão previstos na cobertura os honorários advocatícios e fiança.

Desconto em seguros de viagem com o cupom Viajento5

Como se pode perceber, são várias as vantagens de se ter um seguro de viagem, mesmo quando o destino for dentro do próprio país. O seguro viagem nacional pode ser contratado para viagens a partir de 100 km de distância da residência do contratante. O seguro para viagens nacionais tem o preço em conta, sendo ainda mais barato do que para destinos internacionais. Você pode acessar a Seguros Promo para fazer uma pesquisa comparativa em várias companhias que oferecem o serviço e ainda ganha 5% de desconto usando o cupom VIAJENTO5, uma cortesia desse blog.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s