São Luís, assim como o restante do Brasil, tem sua população formada por uma mistura de europeus, índios e africanos. Uma particularidade, entretanto, é ter sido a única cidade brasileira fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612, invadida por holandeses e, por fim, colonizada pelos portugueses. A disputa se deveu à sua localização privilegiada no nordeste do país, na ilha de Upaon-Açu. Sua importância pode ser confirmada por ter sido capital de uma das unidades administrativas formadas em 1621 – Estado do Maranhão e Estado do Brasil.
Hoje, a capital do estado possui mais de 1 milhão de habitantes, segundo a estimativa do IBGE 2017, e ocupa mais da metade da ilha. A poucos metros acima do mar, o terreno é marcado por baixadas alagadas, praias extensas, manguezais e dunas de areia.

Além da parte histórica, as praias são os pontos turísticos mais procurados pelos turistas que visitam a cidade. Eu fiquei hospedado no Hotel Luzeiros, que fica na Ponta d’Areia. Localizada a apenas três quilômetros do centro da cidade, essa praia é uma das mais visitadas pela população local e pelos turistas. A minha hospedagem também ficava a poucos metros da Praia de São Marcos, então aproveitei para passear por lá, fazendo uma caminhada pelo agradável calçadão da Avenida Litorânea. Essa praia se destaca pelas ondas fortes, sendo bastante procurada para a prática de surf e outros esportes.

Nem todas as praias da cidade, entretanto, possuem águas adequadas para o banho. É bom estar atento às placas indicativas da qualidade da água em cada trecho. Eu confesso que nem entrei no mar da cidade, pois fui antes para os Lençóis Maranhenses e aproveitei para ficar todo o tempo possível nas lagoas de água doce e no mar.
O clima de São Luís é tropical, quente e úmido, fortemente influenciado pelo mar e por estar próximo à Linha do Equador. Da vegetação, destaca-se o que restou da Floresta Amazônica, além de uma grande quantidade de coqueiros e a abundante vegetação litorânea. Os dados abaixo são de 2016.
Se tem uma coisa que você certamente não vai sentir em São Luís é frio, pois as temperaturas mínimas ficam entre os 20 e 24 graus. Já o calor é garantido, com os termômetros fritando entre os 30 e 34 graus. Não há muita variação durante o ano, então esse certamente não será um parâmetro a ser levado em conta para decidir quando viajar para lá. Aliás, devo destacar a importância do uso de filtro solar durante todo o dia, mesmo que você não vá para a praia. A incidência dos raios de sol por ali é bastante intensa.
Outra coisa que não varia muito durante o ano na cidade é a duração do dia, então essa também não deve ser uma preocupação ao escolher em que mês viajar.

Um aspecto que você pode e deve levar em consideração são as chuvas. Passeios externos, como os feitos no centro histórico ou nas praias da cidade e região não são nada agradáveis quando está chovendo. Além disso, a ida a São Luís é, geralmente, combinada pelos turistas com os passeios pelos famosos Lençóis Maranhenses, que possui clima com características semelhantes.
O período chuvoso vai de janeiro a julho, sendo que o mês com maior precipitação é abril. De julho a dezembro é o período seco. Com relação aos lençóis, o ideal é fazer a viagem entre julho e setembro, pois depois desse período as lagoas que se encheram com as águas das chuvas dos meses anteriores ficam secas e você perde muito da beleza da paisagem daquela região. Eu fui no final de setembro e ainda peguei as lagoas com uma boa quantidade de água, mas é porque choveu bastante em 2017.

Apesar de ver algumas nuvens no céu, não choveu nenhum dos dias em que eu fiquei na cidade. Acredito que a melhor época seja mesmo no começo da estação seca, pois assim é possível fazer os passeios externos com tranquilidade e aproveitar as lagoas dos lençóis.